sexta-feira

Vereador Paulino Abranches é escolhido entre os representantes de Minas na Conae 2010 em Brasília

Terminou nesta quinta-feira, 12, a etapa estadual da Conae em Minas Gerais. No último dia do evento, foram escolhidos os 166 delegados que representarão o Estado em março de 2010 em Brasília, na Conferência Nacional de Educação - Conae. Entre estes, os itajubenses vereador e professor Paulino Abranches, a professora Neide, representando os gestores de escolas públicas do ensino básico, e a professora Mariângela, representando as instituições universitárias.




Gestores, profissionais da educação, pais, estudantes, representantes de instituições e de movimentos sociais, provenientes dos 853 municípios mineiros compuseram o público de 1.200 conferencistas, que se reuniram durante 4 dias no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte, atendendo ao chamado do governo federal para a participação social no desenvolvimento da educação no País.



Para o vereador Paulino, o evento foi muito positivo, pois avançou na discussão de uma agenda comum para a próxima década na educação: "Em Minas Gerais, a educação está sendo produzida de uma forma fragmentada. Existem experiências positivas e outras não tão boas assim. Produzimos, neste encontro, um documento final sobre o que queremos para a educação até 2020. Entendemos que é um desafio a busca de uma agenda possível a todos os níveis para que a qualidade do que vem sendo feito de melhor em Minas seja mantida . Há muito por fazer" - declarou o vereador.

quarta-feira

50 famílias realizam o sonho da casa própria em Itajubá




Em um clima bastante festivo, democrático e de grande emoção, a Prefeitura Municipal de Itajubá realizou, no dia 6 de novembro, a entrega das chaves para as 50 famílias que irão habitar o loteamento Nova Canaã no bairro do Moquém . Estiveram presentes a esta cerimônia varias autoridades civis , militares e religiosas, ex-prefeitos, o atual prefeito Jorge Mouallem e o vice-prefeito Laudelino, secretários e diretores municipais, vereadores, membros do Conselho municipal da Habitação, entidades como a Associações de Moradores do Bairro do Rebourgeon, CAMURI, demais convidados e os anfitriões do dia:  os moradores contemplados com a casa própria .


Fizeram seus pronunciamentos  o gerente geral da Caixa Econômica Federal, Sr. Antônio Henrique dos Santos, o vice-prefeito Laudelino e o prefeito municipal Dr. Jorge, acompanhado pelo ex-prefeito Sr. Benedito Pereira dos Santos, que iniciou as construções no local.

Em seguida, o diácono da Paróquia Sagrada Família, Leandro Edvaldo dos Santos, deu boas-vindas aos novos integrantes da paróquia e fez a benção das chaves .

A partir daí, o que se pode notar foi um misto de euforia, desabafo e emoção, quando os moradores receberam as chaves das autoridades presentes.
 

O vereador Paulino Abranches esteve presente a esta cerimônia e participou da entrega das chaves. Ele parabenizou o companheiro Francisco Régis, diretor municipal de habitação, que muito se empenhou para a entrega das casas.
 
 
Fonte: Assessoria parlamentar do Vereador Paulino Abranches.

Moção referente à Petro-sal é aprovada na Conae em BH

A terça-feira, 11, foi um dia de intenso debate entre os 1.200 conferencistas da Conae, Conferência Nacional de Educação, etapa estadual, em Belo Horizonte. Nesta data, a moção de apoio à criação da Petro-sal pelo governo federal e a proposição da destinação de 6% de seu lucro líquido ao ensino público em todo o País, de autoria do vereador e professor Paulino Abranches, foi aprovada pelos presentes, passando a constar no documento oficial da conferência estadual, a ser encaminhado a Brasília em abril de 2010.

"Os educadores mineiros entenderam que é muito importante o seu apoio à criação da Petro-sal - uma empresa estatal destinada à exploração do pré-sal, cujo capital e dividendos serão exclusivamente nacionais. Propomos que a percentagem de 6% do lucro líquido da estatal seja investido na educação nacional, em todos os níveis. E isto pode representar um significativo avanço de qualidade para a educação brasileira"- comemorou Abranches.

Desde abril deste ano, a Conae vem mobilizando órgãos governamentais e entidades da sociedade civil de defesa da educação em todo o País para a definição dos novos rumos da educação na próxima década.

Saiba mais sobre a criação da Petro-sal clicando aqui.









Assessoria de Comunicação

segunda-feira

Vereador Paulino busca apoio às suas propostas na Conae em BH



O vereador de Itajubá e professor Paulino Abranches participa, durante toda esta semana, da Conferência Nacional de Educação – Conae – etapa estadual. 'O evento tem um caráter muito dinâmico e participativo. Há lideranças representativas de todo o Estado entre os presentes, o que confere legitimidade às decisões que serão tomadas' – declara.


Nesta segunda-feira, esteve em pauta o debate sobre a criação de um padrão de qualidade unificado na educação, englobando as instâncias federal, distrital, estaduais, municipais e inclusive a rede particular de ensino.

Já no início do evento, Paulino apresentou à apreciação dos conferencistas três moções que, se aprovadas, serão levadas a Brasília em abril de 2010, na etapa nacional da Conae. São elas:

1. Moção de apoio à criação da Petrosal e destinação de 6% de seu lucro líquido ao ensino público em todo o País.

2. Moção de repúdio ao golpe de Estado em Honduras, ressaltando como positiva a atuação da Embaixada Brasileira no sentido do pleno restabelecimento do Estado democrático em Honduras e do Governo de Manoel Zelaya.

3. Moção de apelo ao MEC para que viabilize, através de parceria direta com os municípios e universidades a pré-inscrição dos professores mineiros na plataforma Paulo Freire para formação inicial e pós-graduação. 'Hoje, a oportunidade de qualificação oferecida pelo governo federal está inacessível aos docentes mineiros e mineiras devido à intransigência da secretária do estado da educação do governo Aécio Neves, que não estabeleceu relação ou parceria com o MEC neste sentido' - explica Abranches.



Fonte: Assessoria de Comunicação









Berlim: a queda do muro

Amigos, o Muro de Berlim, também conhecido como Muro da Vergonha, simbolizou a Guerra Fria e trouxe sofrimento a milhares de famílias alemãs, que da noite para o dia se viram isoladas em lados opostos da capital alemã: cidadãos "comunistas e capitalistas" não conviviam, até o dia 9 de novembro de 1989.
Achei interessante a linha do tempo que a Revista Aventuras na História trouxe este mês e quis compartilhar com vocês. Saiba mais também aqui.
Boa leitura!
Prof. Paulino



Linha do Tempo
O último dia da construção que dividiu Berlim por 28 anos

Erguido em agosto de 1961, o muro de Berlim, que dividia a cidade em duas, foi o maior símbolo da Guerra Fria, que separou o mundo em dois blocos: os aliados dos Estados Unidos e os sob influência da União Soviética. Com a decadência desta última na década de 80, o muro caiu, em 9 de novembro de 1989. Era o fim da Guerra Fria
por Maria Dolores Duarte




5h10 - Demissão coletiva



Os jornais berlinenses circulam pela cidade dividida. As principais notícias se referem à demissão coletiva de membros da cúpula do poder comunista, entre eles o primeiro-ministro Willi Stoph, no dia 7 de novembro. Em 18 de outubro, o chefe de Estado da Alemanha Oriental e ícone de resistência à abertura política, Erich Honecker, já havia renunciado.



8h - Tensão pela manhã



A Alemanha comunista amanhece tensa, na expectativa do reflexo das demissões e da pressão da população. Cerca de 60 mil pessoas já haviam fugido para países do Ocidente, sobretudo para a Alemanha Ocidental, pela Hungria, desde a abertura das fronteiras do país vizinho, em setembro.



17h30 - Dia em branco



Apesar da pressão da população e da imprensa internacional, o governo permanece impassível e não há sinais de que algo vá acontecer. Não há sequer um pronunciamento durante todoo dia, como se nada estivesse ocorrendo. Para os alemães, parece que o dia vai terminar sem nenhuma novidade.



19h - Passe livre



Em uma entrevista coletiva, transmitida ao vivo pela emissora de TV alemã-oriental, o porta-voz do partido comunista, Gunther Schabowski, surpreende a todos e anuncia uma lei que permite aos cidadãos viajar para a Alemanha Ocidental livremente. A lei começava a vigorar, segundo ele, imediatamente.



19h05 - Governo em xeque



A declaração de Schabowski coloca o governo num beco sem saída e antecipa os planos de abrir as fronteiras. Na verdade, Schabowski havia acabadode chegar de viagem e recebeu a missão de anunciar a lei poucos minutos antes da coletiva. Não estava seguro sobre os detalhes práticos e, pressionado, falou de improviso.



19h10 - Marcha ao muro



A notícia da abertura da fronteira se espalha rapidamente e a cidade entra em euforia. Depois de 28 anos sem poder passar para o lado ocidental, as pessoas saem de suas casas para ver de perto a abertura dos portões. Cerca de 1 milhão de cidadãos se reúnem no lado oriental da fronteira.



20h - Ruas tomadas



As ruas estão tomadas, sobretudo o centro de Berlim, com 500 mil pessoas diante do muro. De todo lado chega mais gente, a pé ou a bordo dos Trabants e Watburgs – carros de produção local, únicos que os alemães-orientais podiam adquirir –, de Berlim ou de outras cidades, como Leipzig. O governo ainda não sabe o que fazer.



22h15 - Portas abertas



Diante da multidão querendo passar, os policiais abrem os portões. Além dos policiais, havia 20 fiscais em cada posto. O portão de Bornholmer Strasse, no subúrbio, abre primeiro. Depois, o de Brandemburgo, no centro da cidade.



23h - O muro é nosso



O muro está tomado. Alemães-ocidentais e orientais festejam. As pessoas sobem e dançam em cima do muro. Começam a se formar filas de carros para atravessar a fronteira, que chegam a mais de 100 quilômetros. A passagem só é permitida na manhã do dia seguinte, quando mais de 2 milhões de cidadãos do Oriente passam pela fronteira.



23h45 - Picaretada



Alemães tentam destruir o muro com picaretas e outras ferramentas. O gesto é apenas simbólico. Em 13 de junho de 1990, o governo manda 300 soldados, que levam seis meses para derrubar o muro. Em 3 de outubro, o chanceler Helmut Kohl decreta a reunificação da Alemanha.


Fonte: site da Revista Aventuras na História

Conferência Estadual de Comunicação: por uma midia mais democrática

Será realizada nos dias 13, 14 e 15 de novembro a Conferência Estadual de Comunicação, no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A Conferência tem como tema “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital” e vai reunir três segmentos da sociedade: sociedade civil, sociedade civil empresarial e poder público.


As pré-inscrições estão sendo realizadas a partir das 9h00 desta segunda-feira, dia 9 de novembro até as 23h59 do dia 10 de novembro, por meio de um formulário a ser preenchido no site do evento:www.governo.mg.gov.br/confecom

A luta por pela democratização cada vez maior da mídia deve ser constante. Por isso, militantes de movimentos sociais, sindicais e políticos também devem estar atentos a participar do evento.

Um dos avanços para o debate da conferência estadual foi a inclusão do tema política estadual de comunicação. Os participantes estarão debatendo a democratização da comunicação no Estado, defendendo propostas como a criação dos conselhos estadual e municipais de comunicação; o acesso à informação da administração pública; a criação do fundo estadual de Comunicação; e dotação orçamentária destinada aos conselhos estadual e municipais.

Na etapa estadual, os participantes devem votar as propostas que os 53 delegados do movimento social defenderão na Conferência Nacional de Comunicação, que será realizada nos dias 14,15 e 16 de dezembro, em Brasília.

O total de 448 vagas é dividido entre os segmentos da sociedade, conforme normas pré-estabelecidas pelas organizações das Conferências Estadual e Nacional.

Para fazer a inscrição, o interessado deve acessar www.proconferenciamg.wordpress.com


Fontes: Articulação PT Minas e Agência Minas.