segunda-feira

80 DIAS DE GREVE DA REDE ESTADUAL. A PASSIVIDADE TEM LIMITE. STF MANDA PAGAR O PISO E O GOVERNO ANASTASIA NÃO CUMPRE A LEI.


MEXEU COM OS PROFESSORES, MEXEU COMIGOTurbulências estão colocadas no mundo. Rebeliões em várias partes são transmitidas pelos meios de comunicações. Em alguns países a luta vai para o campo político (Líbia, Iraque, Afeganistão, Tunísia, Egito);outros ficam no campo econômico (Grécia, Inglaterra, Espanha,). No Brasil , em vários Estados, trabalhadores da educação estão em greve na luta pelo Piso Nacional dos Professores(as).Parece até que as turbulências estão chegando em nosso país. Mas o Brasil não esta sendo colocado como a “bola da vez”?Por que então que as coisas ainda estão tão encruadas? O que de fato é real e o que ficção? Minas Gerais não é a terceira economia do Estado?

No caso de Minas, há 80 dias a Rede Estadual de Educação vive momentos de muita turbulência. Toda semana, na capital, manifestações são desenvolvidas com um número de participantes a cada semana maior que a anterior. Na última eram mais de 10 mil manifestantes que caminharam, em passeata, pelas ruas centrais de Belo Horizonte. Mas, as autoridades parecem não se afetarem com as tais manifestações. A cada semana, os trabalhadores voltam para suas casas mais irritados com as autoridades da área. A irritação aumenta, mas o governo faz de conta que tudo esta sob controle. Os professores(as) continuam em greve com uma irritabilidade muito maior. Porém, será que se faz necessário uma ação mais radical para acordar as autoridades? Depois que se perde o controle da situação vão querer caracterizar o movimento grevista de radical. Quando, em países que enfrentam distúrbios sociais, políticos e econômicos tais quais os da Europa, do mundo árabe ou mesmo do nosso vizinho Chile as turbulências são reais, possibilitando ações mais radicais por parte da população. No caso de Minas as turbulências serão ainda ficção?

Esta última semana várias Entidades Sociais levantaram a bandeira da greve mineira. Com o slogan: “Mexeu com os professores, mexeu comigo”. Multidões saíram às ruas na luta conjunta com os professores(as) mineiros(as). Em Itajubá mais de 200 alunos do Ensino Médio da Rede Estadual participaram com uma passeata na quarta feira (24/10).

O governo Anastasia, em Itajubá, é representado pela Superintendente de Ensino Professora Valéria Borges. Neste quadro de 80 dias de greve, só nos resta um pedido: “PEDE PRA SAIR VALÉRIA”, a greve é também resultado de seus atos. Vai ficar na história de sua vida o Record em dias de greve da Rede Estadual. Sua gestão vai ficar marcada como “gestão turbulenta” e completo descaso com a Educação. Afinal, 80 dias de greve, com corte de pagamento, substituição de professores (se é que conseguiram) e ainda assim a categoria por unanimidade decidiu a continuidade da greve. Não seria um aviso que todos(as) estão prontos(as) para uma ação mais radical? O aviso foi dado.

IMAGENS DA MANIFESTAÇÃO DOS ALUNOS EM ITAJUBÁ