terça-feira

Projovem de Itajubá discute a Globalização

No final de janeiro e primeiros dias deste mês, pudemos compartilhar com alunos do Projovem Urbano* de nossa cidade, uma reflexão sobre a globalização. O tema, tão propalado, ficou mais próximo da realidade dos alunos a partir dos exemplos que eles mesmos traziam ao debate.
Foram momentos muito gratificantes, dos quais compartilho algumas fotos com vocês.














Agradeço aos professores do Projovem (foto abaixo), que me receberam muito bem!


Paulino Abranches.


___________________________________
* O que é o Projovem Urbano?
 
O Projovem Urbano é um programa de iniciativa do governo federal em parceria com estados e municípios. Dispõe-se a oferecer uma segunda oportunidade a jovens entre 18 e 29 anos que, por algum motivo, não concluíram o ensino fundamental e por isso encontram dificuldade de integração a um mercado de trabalho exigente e seletivo.
Foi implantado há pouco mais de 2 meses em Itajubá, em grande parte devido ao empenho do secretário de educação Rafael Pereira em conseguir o número necessário de interessados exigido pela organização do programa. Antevendo a possibilidade de um impacto positivo na cidade em termos de educação, qualificação para o trabalho e melhoria de qualidade de vida, Rafael destacou equipes para visitação casa a casa nos bairros próximos aos locais onde os núcleos do programa seriam implantados, num esforço concentrado de encontrar e motivar possíveis alunos. 
Retomar a formação escolar, integrar os jovens ao mundo produtivo e promover a sua participação social são os principais objetivos do programa. Em Itajubá funcionam dois dois núcleos do Projovem, ambos com aproximadamente 150 alunos: um no Caic, no bairro Novo Horizonte, e outro na Escola Municipal Teodomiro Santiago, no bairro Varginha. 
 Helem Sandra Albino
Assessoria de Comunicação

A Globalização - uma reflexão.


A Globalização é um processo de integração econômica a favor do grande capital. Este fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados. É uma dinâmica que destroi as pequenas economias espalhadas pelo mundo, isto porque grandes grupos unidos passam a dominar o mercado.

Nesta relação, o quadro geral da economia internacional ficou à disposição dessas economias e, portanto, o mundo pobre ficou totalmente dependente das determinações destas empresas. Existem empresas que aglutinam um capital muito maior que muitos países espalhados pelo mundo. O conjunto das maiores 10 empresas do mundo representam um montante de riqueza muito maior que vários países do mundo.

A popularização do termo globalização ocorreu em meados de 1980 e rapidamente passou a ser associado aos aspectos financeiros inerentes a esse processo. Dessa forma, o processo de globalização passou a ser considerado como uma constante no mundo moderno. É importante ressaltar que a globalização não é somente um aspecto meramente econômico. Além desta estrutura, atinge também os aspectos políticos, culturais e sociais de qualquer sociedade, pois o sistema capitalista é um processo dinâmico que não acontece isoladamente. É fácil entender esta dinâmica pelo fato da burguesia estar presente nos governos dos maiores países e conseqüentemente suas ações ficam a serviço do capital. É por isto que constantemente escutamos a expressão “Aldeia Global”. Nela, o planeta se envolve com as ações do mundo capitalista e aqueles que não aceitam são considerados fora do ritmo econômico. Um exemplo bastante recente é o caso de Hugo Chaves da Venezuela. A mídia a favor do grande capital tenta a todo o momento desqualificá-lo. Mas outros tantos “Algoz Chaves” existem pelo mundo afora, só que a favor do capital internacional, o próprio sistema não denuncia.

A Globalização da economia manifesta-se em diferentes aspectos das relações econômicas mundiais principalmente criando organizações econômicas macrorregionais com uma série de acordos políticos envolvendo setores públicos (Estado) e privados (empresas particulares) de diversas nações. Estas organizações econômicas macrorregionais passaram a interligar países de uma determinada região (NAFTA, MERCOSUL, UNIÃO EUROPÉIAS). A partir daí outras regiões se viram na obrigação de também construírem blocos para garantir uma sobrevivência econômica no mundo de hoje.

Um ponto que fortalece ainda mais a globalização é a estrutura eletrônica existente no mundo atual. A Internet é o maior instrumento de ganho para as grandes empresas. Tudo acontece de forma on-line. Na recente crise internacional, vimos muito bem como esta estrutura se desenvolve. Ganha-se muito em pouco tempo, mas também pode-se perder em um tempo recorde.