quinta-feira

Vereador Paulino Abranches participa da fase estadual da Conae em BH

Vereador e professor das rede públicas e particular de ensino, Paulino dá sua efetiva contribuição para a melhoria da educação no País. Entre suas propostas, a de que a primeira graduação dos professores seja obrigatoriamente presencial.



Entre os dias 8 e 13 de novembro, o vereador Paulino Abranches participa, em Belo Horizonte da fase estadual da Conae - Conferência Nacional de Educação. A delegação de Itajubá compõe-se de 17 profissionais da área, escolhidos por votação interna entre os participantes das etapas anteriores do evento em nossa macrorregião. São esperadas em BH cerca de 1.200 pessoas, que darão continuidade à discussão e votação de teses a serem levadas à Brasília em abril de 2010.

Da pauta dos debates em Belo Horizonte, fazem parte duas proposições feitas pelo vereador e já aprovadas nas etapas precedentes: uma propõe a destinação de 6% de toda riqueza produzida pelas explorações do pré-sal para a educação pública no País. E a outra, mais polêmica, propõe que o MEC regulamente que a primeira licenciatura dos profissionais de educação seja cursada, obrigatoriamente, de forma presencial. Desta forma, a educação à distância (EaD) seria aceita apenas para a complementação da formação dos professores, ou seja, da segunda licenciatura em diante, salvo em casos de profissionais moradores em áreas remotas, com comprovada dificuldade de acesso à educação formal.

Abranches justifica seu ponto de vista ao lembrar que para se formar um bom professor, é necessário muito mais do que formação teórica, mas uma ampla vivência de administração do espaço escolar: 'Esta práxis, infelizmente, a educação à distância não proporciona. Apenas a convivência no dia a dia de uma escola traz. É importante que o MEC reconheça as especificidades de cada modalidade de ensino para que tenhamos educadores cada vez mais qualificados' - declara o vereador.


Fonte: Assessoria de Comunicação.