segunda-feira

Partido dos Trabalhadores (PT) de Itajubá


NOTA

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Itajubá, reunido em 09 de abril de 2011, discutiu e aprovou as seguintes deliberações:

O PT integrou a “COLIGAÇÃO JUNTOS POR ITAJUBÁ”, juntamente com os partidos PHS, PR, PSL e PTB, com o objetivo maior de trabalhar, ombro a ombro, pelo desenvolvimento econômico e social de nosso Município.

Nesta eleição vitoriosa, entendemos que a Coligação firmada em Itajubá entre estes partidos é o cerne do atual governo, cujo mandato é exercido pelo Prefeito Dr. Jorge Renó Mouallem, do PTB, tendo como vice Laudelino Augusto do PT. Nós fizemos parte desta aliança com objetivos claros de ganhar as eleições e, posteriormente, dar suporte à governabilidade desta gestão, por entender que esta era a melhor opção para Itajubá. Colaboramos no que foi possível e naquilo que fomos impelidos para que este projeto de desenvolvimento para Itajubá fosse implementado, pavimentado em muitos aspectos pelos oito anos de conquistas sociais do governo do presidente Lula. Malgrado as conquistas alcançadas, ainda há muito o que se realizar, principalmente, no que tange à implementação de políticas públicas sociais. Constatamos que há certa fadiga pessoal, política e material desta coligação, que está prestes a completar quatro anos governando Itajubá.

Enfim, ao final deste ciclo, nos impusemos uma nova reflexão sobre o processo sucessório municipal de 2012.

1 – O Partido dos Trabalhadores reafirma sua co-participação no governo municipal Dr. Jorge e Laudelino, no encaminhamento de políticas públicas inclusivas para os setores de baixa renda e na busca de um plano de sustentabilidade econômico e social neste último ano de governo, inclusive com a participação de nosso líder na Câmara Municipal, o Vereador Paulino Abranches, para discutir e encaminhar quaisquer questões relevantes para o município;

2 – Todavia, o Diretório Municipal, instância de relevância democrática e importância política, aprovou, em sua maioria, que o Partido dos Trabalhadores, a partir de discussões qualificadas com a militância e outros atores políticos, construa sua candidatura própria para o executivo municipal para as eleições de 2012. Temos uma leitura política que indica que chegou o tempo de conduzirmos um bloco de partidos de esquerda e centro-esquerda que proporcione a Itajubá a possibilidade de ser governada pelo PT, assim como o Brasil foi com o ex-presidente Lula e hoje continua sendo com a presidenta Dilma.

Enfim, a deliberação abonada em construir candidatura própria ,sem rompimento, reafirma a vocação petista e sua legitimidade para apresentá-la à sucessão no próximo pleito municipal, assumindo o protagonismo dentro de uma possível coalizão de esquerda e centro-esquerda.

Trabalharemos dialogando e somando esforços com todas as forças políticas que têm projetos maiores do que apenas disputar eleições ou somente ocupar o poder. Reiteramos, enfim, que com coragem de mudar e beneficiando primeiro os que mais precisam, construiremos uma candidatura com vistas em um governo democrático e representativo que estabeleça a relação entre representantes e representados.

Itajubá, 14 de Abril de 2011

DIREÇÃO MUNICIPAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE ITAJUBÁ