segunda-feira


TIRADENTES, UM MITO  PRODUZIDO

Libertas Quae Sera Tamem!  Ainda que tardia, nos resta estabelecer por quais razões  o movimento da Conjuração Mineira  estabeleceu  como líder  o Alferes  Joaquim José da Silva Xavier, “Tiradentes”. Do grupo, ele era o mais  desprovido de riquezas. Por que Tiradentes  e não Cláudio Manoel da Costa ou mesmo Alvarenga Peixoto, Tomás Antônio Gonzaga e os Padres José da Silva e Oliveira Rolim  e outros poucos, já  que o número de participantes era pouco mais de   vinte?
Tiradentes foi certamente o que  não  negou a participação  no movimento. Os outros, pediram clemência ou perdão a Realeza Portuguesa. Nos altos  da Devassa(Documento Oficial da condenação), Tiradentes foi o único  que assumiu a participação. Foi condenado a morte por enforcamento. A revolta  que teve como principal motivo a cobrança de impostos atrasados(Derrama)  foi uma tentativa  de natureza separatista contra, entre outros motivos, a execução da derrama e o domínio português. O  movimento ficou só  na fase de planejamento. Defendiam a independência, implantação da República, com capital em São João Del Rei,  uma Universidade em Ouro Preto e a continuidade da escravidão. Tudo foi descoberto, e o pior, a denúncia  saiu de dentro do movimento. Silvério dos Reis(delator mais conhecido) entregou todo o plano esperando o perdão da Rainha D. Maria I.
Mas, de volta  a pergunta inicial: Por que Tiradentes ficou tão conhecido se  ele era alguém menor  no movimento? Dos participantes  só existia a elite colonial. Mas o movimento que ficou só no planejamento  e tinha  um número  muito pequeno de participantes tornou-se  feriado nacional. As respostas estarão presente somente no fim do século XIX quando o movimento republicano  tomou força   e os participantes precisavam de atos exemplares para justificar  as razões  e as necessidades  da implantação da República no Brasil. Além do mais, precisavam também de formas reais para mostrar que  a luta pela república há muita estava presente no Brasil e que  alguém já tinha sido punido gravemente  pela luta. É neste contexto  que surge Tiradentes  como um grande  líder  para convencer a população   que República  era a única solução  para o melhor  do Brasil. Tiradentes, um mito produzido por lideranças  da elite no final do período monárquico brasileiro.
Paulino Abranches