segunda-feira

REFLEXÕES SOBRE O ENEM

Ao se pensar no processo de criação de meios para a inclusão do estudante no ensino superior no Brasil, alguns mecanismos foram introduzidos em 1961 e se mantiveram por muito tempo. Diminuição no numero de vagas para alunos carentes devido ao caráter discriminatório e limi-tador adotado pelos vestibulares foi apenas uma das conseqüências desse processo.

O ENEM traz mudanças que favorecem o aluno do ensino médio através de programas que não só garantem a sua formação, mas também facilitam seu acesso a faculdade , tendo assim oportunidades mais justas para que todos independentemente da classe econômica posam cursar uma universidade .

Como avanço e com uma proposta transparente o ENEM é uma escolha certa do governo, tendo a intenção de substituir, pelo menos em parte, o vestibular tradicional e unificar o processo de seleção das universidades públicas, dando condição de igualdade de competição para os alunos de todas as classes sociais.

Tradicionalmente no Brasil, o acesso a universidade pública sempre se deu através de processos seletivos que são de responsabilidade das próprias instituições ou de fundações contratadas.

O vestibular submete os candidatos a uma exaustiva maratona de provas e seleciona os alunos de acordo apenas com o perfil desejado para cada instituição.

Vejamos algumas reflexões escritas pelo professor Newton Figueiredo:

O vestibular pertence a um tempo passado, quando ingressar em um curso superior era garantia de um futuro tranquilo. Hoje em dia não basta ter um diploma universitário: é necessário gostar da profissão escolhida, aproveitar o tempo de universitário para se aperfeiçoar, para crescer profissionalmente.

Também não é um bom mecanismo para selecionar bons candidatos para um curso superior, muito menos para o mundo do trabalho. O vestibular seleciona os mais aptos a terem uma nota alta em uma prova escrita, mas não avalia competências e habilidades essenciais num curso superior e na vida profissional: capacidade de trabalhar em equipe, capacidade de análise e síntese, capacidade de "se virar" diante de um obstáculo, "garra", empenho, etc. É bom lembrar que a vida não traz um "gabarito", de modo que o estudante que desde cedo foi estimulado a "encontrar a resposta que está na apostila" fica desorientado e inseguro quando chega na faculdade ou na vida profissional, onde não há uma "resposta certa", mas sim caminhos diversos que exigem que ele faça opções.

O principal fator que influencia no sucesso de um candidato no vestibular é o poder aquisitivo: quem pode pagar inscrição, transporte, hospedagem e alimentação para prestar vários exames tem mais chance do que quem tem o orçamento limitado.

O ENEM procura avaliar competências e habilidades, em vez de conteúdos, o que é muito mais apropriado para selecionar bons candidatos para um curso superior. Lamentavelmente o ensino focado no conteúdo acaba privilegiando os "macetes", o que compromete seriamente a formação do estudante. O estrago provocado pela "pedagogia do macete" é tão grande que, quando o aluno chega à universidade, é mais fácil para ele aprender conteúdos inteiramente novos do que estudar conteúdos que ele viu no ensino médio de forma "maceteada".

O ENEM é feito em muitas cidades, o que reduz muito as despesas do aluno e lhe dá a oportunidade de ingressar em universidades em qualquer região do país. Como o governo federal tem repassado às universidades federais muito dinheiro para assistência estudantil (bolsas, auxílio alimentação, auxílio moradia, etc.) o aluno pode escolher estudar longe de casa, pois sabe que não vai depender da ajuda da família.

Nenhum país desenvolvido tem algo semelhante ao nosso vestibular. Como diz o ministro Fernando Haddad, "saudade" não tem tradução e "vestibular" também não.

É preciso tomar muito cuidado com as críticas ao ENEM que a mídia tem veiculado, pois muitas dessas empresas de comunicação pertencem a grupos com um grande interesse comercial no vestibular (impressão de apostilas e provas de vestibular, propaganda de cursinhos e colégios, etc.).

Temos agora, através do ENEM, uma oportunidade única na nossa história, para caminhar no sentido da democratização do acesso de nossos alunos às universidades e a tão esperada justiça social no Brasil.

Depoimentos :

“Sou favorável ao ENEM pois este possibilita a igualdade de todos os estudantes independente de sua renda . É uma oportunidade dos estudantes de Escolas Públicas ingressarem nas Universidades Federais e mostrarem seus potenciais perante a sociedade brasileira.”

Cleverson Henrique de Freitas (Estudante)




“Creio que o ENEM seja hoje em dia uma ferramenta muito importante para os estudantes brasileiros. Além de manter a igualdade entre os alunos, ele propicia o acesso às provas de qualquer lugar do país. É a chance dos estudantes de baixa renda ingressarem nas Universidades tanto públicas quanto particulares.”

Jéssica Lopes V. Boas (Estudante)