quinta-feira

Aécio/Anastasia: vai chegar o dia...


Após 47 dias de greve a categoria dos trabalhadores da Educação de Minas Gerais decidiu voltar momentaneamente para as atividades normais da Escola. Porém, nunca é demais lembrar que o decidido foi não acabar o movimento, mas suspendê-lo por 20 dias até que seja apresentado uma proposta convincente em relação ao Piso Salarial. Uma comissão foi montada entre Governo e Sindicato e, a partir dela, decisões serão tomadas para sustentar os dois lados que disputam uma saída para a crise instalada. Não adianta nos enrolar,  pois estamos mais do que nunca fortes e provamos que não temos medo de punições. É definitivo, queremos o PISO NACIONAL UNIFICADO.
Neste quadro, é importante destacar que o único intransigente foi o Governo do Estado “AÉCIO e ANATASIA”, pois desde o início de 2010 nossa proposta estava protocolada na sede do Governo. Sem dizer que a Lei do Piso foi aprovada em 2009 pelo Congresso Nacional e sancionada, no mesmo ano, pelo Presidente Lula. Dizer que o movimento grevista foi ilegal, como o TJMG assim o fez, é garantir uma negociata e tirar do Judiciário o que a sociedade mais espera: “independência dos poderes constituídos”.
Foi decepcionante constatar esta armação entre Governo e Judiciário. Quem ficou primeiro fora da Lei: Grevistas ou Governo Aécio /Anastasia? O Piso já é realidade em nosso país, desconsiderá-lo é fazer de conta que não existimos, é não priorizar a Educação, é colocar a Lei somente a serviço de políticos que fazem do público uma forma privada de se estabelecer.
A luta vai continuar, estaremos atentos nos resultados da Comissão e, se preciso for, voltaremos às ruas retomando uma Greve pelo respeito a Lei 11.738 ( Lei do Piso Salarial Unificado).

ESCOLA DESPÚBLICA


EXISTE UM ESPAÇO

FORA DO COMPASSO

NA INSENSATEZ

DE UM PODER
QUE FAZ DO PÚBLICO

SUA FORMA PRIVADA

TORNANDO-SE NÃO AMADA

A ESCOLA FORMADA.


O QUE SERIA LIBERDADE,

NA ESSÊNCIA DO CRIAR,

IMPÕE-SE  SEM ÉTICA

O PROCESSO DE ENSINAR.


NESTA VIOLENTA AÇÃO

EXISTE A GRANDE REAÇÃO

DA COLETIVA CONSCIÊNCIA

QUE DEPREDA

A FORMA EXISTENTE

DA ESCOLA DECADENTE,


DESPÚBLICA...





Paulino Abranches.

 Na assembleia da última terça-feira em BH, professores mostraram o pesado instrumento pedagógico que têm de carregar - uma casa sem porta, janela ou teto – e penduraram um tucano, para representar o partido que paga o Pior Salário Do Brasil (PSDB). Foto: Lúcia Azevedo.

terça-feira

Fim da greve: derrota ou vitória?

Mais uma vez um governo neoliberal mostra sua cara e seu desejo de destruir a organização dos trabalhadores.
Após 47 dias de greve, nós, os trabalhadores da Educação do Estado de Minas Gerais, suspendemos  o movimento e definimos que, no prazo de 20 dias, se não for apresentada uma proposta decente, voltaremos à ativa no movimento. Em razão da ilegalidade decretada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o governo do Estado  passou a ter um poder de pressão sobre a categoria e por conta disto ficamos vulneráveis na luta. Existiam algumas desistências, mas muitos abraçavam a luta e entravam no movimento. Em linhas gerais, tínhamos 80% da categoria  em greve, mesmo depois do dia 12 de maio, data da decretação da ilegalidade. Continuamos  firmes na luta por um piso salarial decretado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo Presidente Lula.
Porém, em uma armação entre o judiciário e o próprio governo de Minas, a ilegalidade foi acionada. Neste quadro, não dá para passarem despercebidos os interesses do próprio Tribunal quando, de forma desqualificada e sem conhecimento legal, posicionou-se parcialmente a favor do governo. Ficamos sozinhos  na luta, com a certeza  e com a convicção de que a LEI nunca foi para a defesa do povo trabalhador. Ter um piso de R$ 466,00 é algo mais que psicopático. É  massacre , é exploração, é desumano...
Voltar sem nenhuma recomposição salarial é DERROTA. Mas temos uma caminhada pela frente onde poderemos garantir nossa VITÓRIA. Temos que continuar nossa luta no interior das Escolas desenvolvendo uma desobediência civil junto a Superintendência e às determinações governistas. Podemos parar o sistema dentro das Escolas, não aceitando projetos descabidos, nem tampouco as autoridades da Educação do Estado de Minas. Temos  de garantir uma militância constante contra AÉCIO e ANASTASIA, isto porque foram eles que deixaram a educação de Minas tão desqualificada. A nossa VITÓRIA será a partir de nossas aulas,  quando estaremos mais perto da comunidade para desbancar o grupo que faz a gestão da Educação em Minas. Mostramos nossa força neste movimento e não podemos jogar fora esta experiência tão qualificada e com tantos e tantas na luta. São professores, professoras, servidoras  e servidores. Nossas assembleias, sempre com participação significativa, com mais  de 10 mil trabalhadores (as) não pode ser jogada na lata de lixo. Anastasia e Aécio devem pagar um  preço pelo que fizeram. Esta será a nossa VITÓRIA.
Ao voltarmos em bloco, unidos, retratando nossa força, é, por si, só a nossa VITÓRIA.
  
Ver. e Prof. Paulino Abranches.

Clique aqui para ver o que foi acordado entre o Sindute e o governo de Minas Gerais (Conteúdo do Informa nº 13, documento nº 3, de 18/5).

Alertamos aos companheiros que temos uma assembleia amanhã, dia 26, às 17h00, na EE Major João Pereira, em Itajubá. Só depois de recebermos as orientações do comando de greve devemos retornar às salas de aula. 



Deputados que foram contra o piso salarial

Amigos, guardem estes nomes para saber quem é quem em Minas Gerais. As eleições estão aí e os que não respeitam nossa classe não merecem nosso voto.
Ver. e Prof. Paulino.

 Eu não voto ... (NÃO VOTEM!!!!!)
 No Aécio Neves, no Anastasia, no Serra e em nenhum dos 37 deputados estaduais que votaram contra o piso salarial, uma lei sancionada pelo presidente da república, Lula, que favoreceria todos os profissionais da educação.
Você sabia? As nossas autoridades consideram inconstitucional o direito do profissional da educação de fazer greve, mas não consideram inconstitucional um ajudante de serviços gerais, em fase de aposentadoria, receber menos que um salário mínimo, quando a constituição brasileira fala que é um ato inconstitucional um funcionário receber menos que um salário mínimo. Atualmente, esse salário é comum entre os ajudantes gerais das escolas.
Os professores não têm um piso salarial e sim um teto salarial que não chega ao valor de mil reais contando a maioria com tempo suficiente para aposentadoria, tendo curso superior e pós-graduação. Esse valor inclui benefícios como biênio, quinquênio, pó de giz... Há contracheques de alguns desses profissionais no valor de R$ 850.00. Isso tudo sem contar a falta de condições de trabalho a que são submetidos.
Por favor, informe-se mais a esse respeito e como cidadão reflita. Este é um ano de eleição. Como está a educação no nosso país, especialmente em nosso Estado?

Nomes dos 37 deputados da Assembléia Legislativa de Minas Gerais que votaram contra o piso salarial dos professores e auxiliares de serviços da educação:

Inácio Franco [PV],
Jayro Lessa [DEM],
João Leite [PSDB],
JOSÉ HENRIQUE [PMDB],
Lafayette de Andrada [PSDB],
Leonardo Moreira [PSDB],
Marcus Pestana [PSDB],
Mauri Torres [PSDB],
Pinduca Ferreira [PP],
Rômulo Veneroso [PV],
Ruy Muniz [DEM],   Este é dos nossos!Não paga seus professores da Soebras em dia e nem o fgts.
Sebastião Costa [PPS],
Eros Biondini [PTB],
Zé Maia [PSDB],
Alencar da Silveira,
Antônio Carlos Arantes [PSC], 
Antônio Genaro [PSC],
Arlen Santiago [PTB], Este é dos nossos!Desconhece o salário dos professores.
Célio Moreira [PSDB],
Delvito Alves [PTB],
Dilzon Melo [PTB], Sua base eleitoral é no sul de Minas.
Dimas Fabiano [PP], Sua base eleitoral é no sul de Minas.
Dinis Pinheiro [PSDB],
Djalma Diniz [PPS],
Domingos Sávio [PSDB],
Dr.Rinaldo Valério [PSL],
Doutor Ronaldo [PDT],
Doutor Viana [DEM],
Duarte Bechir [PMN],
Elmiro Nascimento [DEM],
Tiago Ulisses [PV],
Fábio Avelar [PSC],
Gil Pereira [PP],  Este é dos nossos!Nem sabe que professor existe.
Gustavo Corrêa [DEM],
Luiz Humberto Carneiro [PSDB],
Tenente Lúsio [PDT] e Walter Costa [PMN].

O Irã, o imperialismo e a mídia podre

Amigos, 
Agradeço aos visitantes habituais e aos novos leitores do nosso blog e convido-os a deixarem seus comentários, com críticas e sugestões às postagens. Terei imensa satisfação em responder. 
Estarmos cientes de como se dão as interações em nível global é muito importante. Por isso, hoje compartilho com vocês uma boa reflexão do nosso companheiro de luta, professor Lauri Rene, que leciona História na rede estadual em Itajubá e Maria da Fé. Espero que gostem, como eu.
Ver. e Prof. Paulino Abranches.

O Irã, o imperialismo e a mídia podre

Muito tem se falado do Irã ultimamente em nossa mídia. Porém, como nossa imprensa é um lixo, muitas informações são distorcidas e falsas. Outras, por sua vez, nem são veiculadas.

Um exemplo é o projeto iraniano Zona Econômica Especial de Energia, em andamento na região de Fars, perto de Pasárgada. Esta é uma região onde o governo de Teerã pretende criar uma zona de desenvolvimento econômico baseada em suas enormes reservas de gás e petróleo, visando o desenvolvimento de um pólo pertroquímico. A ideia é deixar de exportar gás e petróleo bruto e passar a comercializar produtos industrializados de alto valor agregado.

Nesta região está em andamento a construção de uma rede de infraestrutura que possibilita a implantação da Zona Econômica Especial de Energia. São estradas, prédios, amplas instalações industriais, projetos urbanísticos, farta plantação de árvores especiais, um aeroporto internacional e um porto com grande capacidade de atração.

Importante notar que esta Zona funciona de forma autônoma, ou seja, é administrada por um comitê dirigente que inclui funcionários do Estado e presidentes de algumas das grandes empresas que lá atuam. Até a autorização para a entrada de visitantes estrangeiros pode ser conseguida no local, sem intervenção de Teerã. Muito diferente da imagem autoritária e antidemocrática que a mídia constrói deste país.

Curioso como a nossa tão alardeada mídia nunca veiculou tal informação. Pra eles, o Irã é um país autoritário, habitado por fanáticos religiosos, sedentos por construir uma bomba atômica.

Como sempre, a nossa elite anacrônica, aliada a uma mídia subserviente antinacionalista, não consegue compreender as mudanças que se passam à frente de seus olhos e vive numa realidade há muito superada.

Defende com veemência uma realidade já ultrapassada. Defende a liderança norteamericana inconteste sobre o resto do mundo. É porta-voz de um mundo que está em declínio, como nos mostra a atual crise do capitalismo financeiro dos países imperialistas ( EUA, Zona do Euro, Japão).

O desespero destes países reside no fato de não mais dominarem os países em desenvolvimento. Justamente aqueles que exploravam e que os salvavam e momentos de crise. Ou seja, agora não tem ninguém para pagar as contas.

Deixo aqui um link para matéria do jornalista do Jornal do Brasil Haroldo Lima, que escreveu  a partir de sua recente visita ao Irã:

http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2010/5/23/no-ira-muito-petroleo-e-pouco-uranio

Prof. Lauri Rene

segunda-feira

Ter um filho muda tudo!


Registro aqui uma homenagem à chegada do pequeno João na manhã de hoje, compartilhando grande alegria do casal amigo Ulysses e Angélica.
Paulino Abranches.
“Porém, que coisa
Que coisa louca
Que coisa linda
Que os filhos são!” (Vinícius de Moraes)


TER UM FILHO MUDA TUDO!


No começo, é apenas uma palavra. Uma pequena pessoa de alguns milímetros protegida no escurinho aconchegante do útero.

Mas um dia, de repente, vocês seguram aquela criança nas mãos. E sentem a mais maravilhosa de todas as sensações quando olham dentro dos olhos de seu filho recém-nascido.

Tudo mudou.
Agora vocês são pais.
Aqui ou a milhares de quilômetros de distância, no telefone, de mãos dadas ou sentado nos seus ombros.

Depois de uma reunião, no começo e no fim do dia, agora e para sempre, vocês são mamãe e papai.

Seus filhos chegaram e mudaram a vida de vocês para sempre.

Seus corações, que costumavam bater ansiosos por viagens, cinema e uma boa festa, agora batem duas vezes mais rápido cada vez que vocês olham para o seu filho recém-nascido.

A vida mudou vocês muitas vezes, mas nenhuma de maneira tão surpreendente quanto agora.
Porque o mundo sempre surpreendeu com novas invenções e descobertas, mas nada vai surpreender ou tocar os corações tão profundamente como os filhos.

Sem fazer um esforço muito grande, os filhos nos ajudam a entender os pequenos e os grandes mistérios de todo e cada dia.

Ter um filho muda tudo.

(autor desconhecido)