terça-feira


ITAJUBÁ  É  10!  17  É  BOM,  MAS  GASTA  MUITO!

É fácil perceber a razão da indignação da população diante  do aumento  do número de vereadores  na Câmara Municipal de Itajubá. Tudo passa  pela   questão econômica. Se fosse  um trabalho voluntário certamente ninguém  iria  ser contrário  ao aumento  do número de vereadores.  O que acontece  é a irritação da população diante de gastos considerados  demasiados para um resultado  não  percebido. Vejo que  ai esta o grande problema. Como  apresentar  o resultado em uma cultura que parte do princípio  que vereador é um sub prefeito? Muitos  dos eleitos chegam também com este  conceito.  Sentem –se   realizados  apresentando  indicações. Assim, consertos de rua, liberação de consultas médicas, distribuição de cestas básicas   ou   simplesmente  apresentar moções  de pêsames ou de  congratulações por trabalhos prestados  é para muitos  o trabalho do vereador. Nesta lógica, não precisamos mesmo de mais vereadores. 
Agora, fiscalizar , construir uma concepção  no Plano Diretor, criar Políticas Públicas, estabelecer  discussão  diante de fatos polêmicos,  denunciar  corrupção, fortalecer conselhos paritários, dinamizar  a Lei que existe ou propor mudanças na mesma, suscitar lideranças nos bairros a partir das Associações de Moradores  valorizando as decisões  das mesmas e não furando fila e deixando as Associações  em um plano  secundário. O mundo quer uma Democracia Participativa e não mais uma Democracia Representativa.
Sempre defendi um Legislativo forte para que o mesmo  direcione  o caminho da cidade, pois ele é o maior  poder  da população. Porém, ainda falta muito para atingirmos este patamar.  Os eleitos, atual Câmara de Vereadores,   chegaram  usando de táticas  que não servem mais. Aprovaram uma Lei  que feriu  frontalmente  lideranças  da cidade. Neste quadro, só resta dizer: "Itajubá é 10  e não 17”.
PAULINO ABRANCHES