sexta-feira

Ulysses do PT e a distribuição de alimentos do PAA em Piranguinho

O companheiro Ulysses do PT é a ponte entre o gabinete do Deputado Federal Odair Cunha e prefeituras do Sul de Minas. Leia a notícia sobre a distribuição de alimentos em Piranguinho clicando aqui.








Fonte: www.piranguinho.mg.gov.br

quinta-feira

Caso Arruda nos lembra que a lei é para todos

Amigos leitores,
Como agente político e educador, a tônica da discussão do Caso Arruda tem sido recorrente nos últimos dias. Alunos e cidadãos em geral querem trocar ideias e demonstrar sua indignação a respeito da corrupção escancarada que veio a público,  mostrando sua cara feia e testando nossa paciência e coragem de continuar acreditando num País cada vez melhor.
A prisão de Arruda é emblemática e merece ser pensada. Por isso, compartilho aqui, em primeira mão, esta pequena reflexão com vocês:

Em tempo: nesta semana, o Jornal O Sul de Minas trará uma entrevista conosco na qual perguntam sobre este caso.


..."Por incrível que pareça, o caso Arruda, não é mais um caso de corrupção no mundo político. Este caso ultrapassou os limites da paciência da sociedade brasileira. Foram tantas imagens repugnantes, que só resta o presídio da Papuda para garantir a possibilidade de sonharmos com uma sociedade justa , humana, ética e solidária.
Os envolvidos precisam de punições exemplares para que o conjunto de nossa Nação passe a acreditar que aqui as leis são para todos e não somente para aqueles que já são excluídos e que,  por crimes menores, são colocados nas tantas “Papudas” que existem no Brasil.
Vejo que ainda é pouco a prisão de Arruda. Falta também descobrir quais empresas estão no esquema e determinar que o montante do dinheiro volte para os cofres públicos.
Quero parabenizar o Ministério Público Federal e o Supremo Tribunal de Justiça que possibilitaram a prisão de Arruda para garantir uma investigação de qualidade.
O que resta também é a população não esquecer destes fatos e no momento da urna deixar de lado estes corruptos e aqueles que estão juntos, pois o dito popular serve para este quadro: 'Diga com quem tu andas e eu direi quem tu és.'''

Vereador Paulino Abranches.

domingo

Pela moralidade na coisa pública

Amigos, nesta oportunidade, gostaria de compartilhar com vocês uma vivência recente na Câmara Municipal de Itajubá:


Na última quinta-feira(11/02), na Câmara Municipal, tivemos uma sessão incomum. Uma oportunidade de moralizar a Câmara perdida. Contudo, vamos continuar lutando por nossos ideais.

O Projeto de Lei Complementar nº 45, de autoria da Mesa Diretora, que transformava os cargos do Departamento Jurídico em cargos de carreira, com admissão exclusivamente através de concurso público, foi rejeitado em votação. Foram 3 votos contrários (Avelino, Sebastião Silvestre, Bala), 1 abstenção (Robson), 4 a favor (eu, Joel, Ricardo, Santi). Para sua aprovação, o projeto precisava de 6 votos favoráveis (maioria simples de 10 vereadores).

Começamos a nossa defesa do Projeto esclarecendo nosso ponto de vista sobre esta questão:

'Entendo e defendo que, hoje, essa Casa tem a possibilidade de marcar um diferencial na Câmara Municipal de Itajubá. Como cidadão, eu já sabia que aqui dentro existiam disputas políticas. Mas o que mais me assustou é que as disputas ultrapassam o limite político, ultrapassam o parlamento e vão para o aspecto pessoal. O número de servidores desta casa concursados são em número muito menor do que os contratados. E são contratados por indicação política!
A indicação política para o departamento jurídico compromete a imparcialidade dos pareceres emitidos. Com os advogados sendo servidores municipais concursados, teremos mais segurança nas análises destes profissionais. A imparcialidade estará mais presente. Esta casa terá uma outra lógica quando tivermos aqui advogados concursados.'

Após precisar esclarecer a um vereador e funcionário público algumas questões básicas a respeito da dignidade e honradez da grande maioria dos servidores públicos deste País, em resposta a acusações de “vícios” intrínsecos aos funcionários públicos... seguiu-se a votação, cujo resultado anunciei no início desta postagem: o projeto de lei foi rejeitado.
Mas a democracia se constroi no debate. E vamos continuar lutando pela moralidade na coisa pública.



Desejo um ótimo feriado de Carnaval a todos.

Vereador Paulino Abranches.
Acompanhe-nos no Twitter: @vereadorpaulino