quinta-feira

Ulysses Gomes participa de entrega de alimentos em Machado


Várias entidades e pessoas carentes do município de Machado, no sul de Minas, receberam nesta quarta-feira, dia 3, 28 toneladas de alimentos. A doação foi repassada através da intervenção do deputado federal Odair Cunha, representado na entrega pelo seu chefe de gabinete, o itajubense Ulysses.

Os alimentos doados são provenientes do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA, da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

O Programa de Aquisição de Alimentos é uma das ações do Fome Zero, cujo objetivo é garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

O Programa adquire alimentos, com isenção de licitação, por preços de referência que não podem ser superiores nem inferiores aos praticados nos mercados regionais, até o limite de R$ 4.500,00 ao ano por agricultor familiar que se enquadre no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF, exceto na modalidade Incentivo à Produção e Consumo do Leite, cujo limite é semestral.

Os alimentos adquiridos pelo Programa são destinados às pessoas atendidas por programas sociais locais e demais cidadãos em situação de risco alimentar.

Importante ressaltar que o governo adquire os alimentos na mesma região que vai distribuir, para fomentar o comércio e contribuir com geração de emprego e renda, contribuindo assim com o resgate social do pequeno agricultor.

“Nosso trabalho aqui tem sido dialogar com a comunidade, criar um grupo com representantes da sociedade civil e do governo, para discutir a situação vivida em relação à segurança alimentar a fim de construir e executar uma política municipal de segurança alimentar” – declarou Ulysses.

QUEM É ULYSSES

O responsável pela vinda do PAA para Machado é o metalúrgico Ulysses Gomes, ex-vereador de Itajubá, coordenador da Frente Sulmineira de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e chefe de gabinete do deputado federal Odair Cunha. Com 32 anos de idade, casado há pouco mais de dois anos e a 4 meses de ter seu primeiro filho, Ulysses vem sendo cogitado por seus companheiros como um bom representante da região na Assembleia Legislativa.