sábado

Congresso em Foco: Jornalistas apontam bancada do PT como a de maior prestígio


A bancada de deputados federais do PT na Câmara voltou a mostrar prestígio. Eleição realizada pelo site Congresso em Foco entre os 176 jornalistas de 49 veículos de comunicação que fazem a cobertura do noticiário no Legislativo revelou que os petistas são os parlamentares mais bem avaliados pelos repórteres e colunistas.

"Considerando o total de votos computados, o PT emerge da pesquisa como a legenda com a atuação parlamentar mais bem avaliada pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional", afirma o site.

A eleição mostrou que 26,8 % dos parlamentares da bancada petista na Câmara estão com excelente avaliação. Foram 164 votos dados aos deputados do PT. Os senadores petistas também foram bem avaliados e obtiveram 17,8% dos votos dos jornalistas. Os jornalistas, no levantamento, poderiam votar em mais de um parlamentar.

"A esquerda e a centro-esquerda tiveram 67 (34,71%) de seus 193 congressistas citados pelos jornalistas; os partidos conservadores - de direita ou centro-direita - receberam citações para 28 (13,79%) de seus 203 representantes no Congresso citados; e os partidos de centro tiveram 48 (25,94%) dos 185 nomes no Parlamento citados", diz o site. Com base na lista escolhida pelos jornalistas, os internautas poderão votar nos parlamentares de sua preferência. Participe da votação pela internet no site congressoemfoco.com.br.

Segunda maior bancada da Câmara, com 79 deputados, atrás apenas do PMDB, o PT também foi considerado pelo levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) a bancada com maior prestígio no Congresso, com 19 parlamentares escolhidos.



Fonte: http://www.pt.org.br/portalpt/index.php?option=com_content&task=view&id=82709&Itemid=195

Golpista hondurenho desmente mídia brasileira

Amigos, importante é avaliar as notícias com lucidez. Por isso compartilho com vocês as informações abaixo:
Paulino Abranches.


A declaração de ontem do autodenominado presidente interino de Honduras, o golpista Roberto Micheletti, ao jornal argentino “Clarin”, desmoraliza a cobertura da “crise em Honduras” realizada por alguns dos principais órgãos de imprensa do Brasil. Foi o próprio golpista hondurenho quem declarou: “Tiramos Zelaya por seu esquerdismo e corrupção. Ele foi presidente, liberal, como eu. Mas se tornou amigo de Chavez, Correa e Evo Morales”. Segundo Micheletti, o presidente eleito, Manoel Zelaya, preocupou as autoridades hondurenhas, pois “se tornou esquerdista” e convidou “comunistas” para seu governo. Estes foram os motivos do golpe segundo seu principal artífice.

A esmagadora maioria das matérias veiculadas nos jornais impressos e telejornais brasileiros iniciam ou terminam seus textos com ressalvas do tipo: “o presidente deposto, Manuel Zelaya, que pretendia alterar a Constituição para se manter no poder” ou “Manuel Zelaya deposto após tentar aprovar sua reeleição”. A informação, repetida mil vezes por aqui, era que Zelaya queria aprovar sua reeleição, contrariando a constituição, e, por isso, havia sido derrubado. Esqueceram-se, apenas, de combinar o discurso com o golpista Micheletti.

Muita gente bem intencionada preferiu reproduzir o mantra oficial, ao invés de proceder a averiguação dos fatos. Digna exceção foi o experiente jornalista Mauro Santayana que nos alertou, em artigo publicado no Jornal do Brasil, para o fato de que Zelaya não propunha a aprovação de sua reeleição, mas sim uma consulta à população sobre reforma constitucional. Ainda que tivesse em seus planos aprovar a reeleição naquele país, já não haveria tempo de o próprio Zelaya beneficiar-se da mesma. O artigo de Santayana está disponível emhttp://www.cut.org.br/content/view/16873/170/

Desde o início da “crise em Honduras”, a cobertura da mídia brasileira procura omitir informações e distorcer fatos com o claro objetivo de relativizar o golpe naquele país. A começar pelo sutil eufemismo com que os jornais anunciam suas matérias. As “cartolas” dos grandes jornais (aquele titulozinho que fica acima das matérias) falam de “crise em Honduras”, quando deveriam estampar “golpe em Honduras”, pois é disto que se trata.

Os ataques à posição do governo brasileiro frente ao golpe, buscam disfarçar a evidente concordância de parte dos escribas da direita brasileira com os golpistas. Frente a um presidente que pretende “perpertuar-se” no poder, o recurso ao golpe de Estado é algo perfeitamente válido para alguns articulistas da grande imprensa. Naturalmente, o mesmo ardil não seria válido nos casos de Álvaro Uribe, que tenta aprovar, este sim, sua própria reeleição, ou do próprio FHC, que o fez com apoio da grande mídia.

A relação instrumental de parte da grande mídia com a democracia é algo, no mínimo, preocupante. Em um país recentemente governado por um regime de exceção – que ainda caminha para uma efetiva reconciliação com seu passado – a complacência de órgãos de imprensa com um golpe de estado não pode ser aceita passivamente pelas forças democráticas. Ainda mais se somarmos este fato à postura da grande mídia frente ao tema da punição dos torturadores do regime militar. O que está em jogo é o futuro da questão democrática no Brasil. E, infelizmente, não há grandes indícios de que a democracia e o respeito à soberania do voto popular sejam temas universais em nosso país.



Vinícius Wu é assessor especial do ministro da Justiça

Publicado originalmente em www.leituraglobal.com

Vereador Paulino e Instituto Góia presente na abertura da FRICI 2009

O Vereador Paulino Abranches prestigiou, em 1º de outubro, a abertura da Feira Regional, Industrial, Comercial e de Turismo de Itajubá.


Em sua décima edição, o evento, realizado por iniciativa dos empresários locais, teve significativa participação da Prefeitura em sua realização.
Dentre as  autoridades presentes ao evento, o Deputado Federal Odair Cunha se fez representar por seu assessor Ulysses Gomes. Ulysses é presidente do Instituto Góia, ONG que mantém, entre outros programas, o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itajubá, CEDEDCAI.
O CEDEDCAI é um programa criado em Itajubá e pioneiro na região na promoção e garantia de direitos de adolescentes em situação de risco social.

Abaixo, Ulysses e Mirian Cury (à dir) presidente do CEDEDCAI ,
com técnicos e adolescentes assistidos durante a FRICI

Numa iniciativa sem precedentes, neste ano o programa se faz presente, logo na entrada da FRICI, com um estande colorido e dinâmico, onde todo o seu pessoal está voltado acolher e apresentar ao público os trabalhos realizados na entidade. A montagem do estande teve o apoio de vários parceiros, inclusive do Vereador Paulino.
 "A presença do Instituto Góia aqui liga-se à importância dos projetos sociais que o Instituto desenvolve na cidade de Itajubá. Nesta relação, é de extrema importância o meio empresarial entender, para posteriormente apoiar os projetos existentes. E que, assim,  possamos garantir uma segurança na promoção de jovens que precisam de  oportunidades" - declarou o Vereador Paulino na ocasião.

Panorâmica da FRICI

sexta-feira

Campanha Ficha Limpa ganha fôlego na Câmara com o apoio de Odair Cunha -PT


Deputado Odair Cunha assina o Projeto de Lei de iniciativa popular que impede candidatura de quem estiver em dívida com a justiça.









"Convocamos a todos para que, através do Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a vida pregressa dos candidatos (Projeto Ficha Limpa), da Reforma Política e outras mobilizações, possamos garantir eleições regidas pela ética em 2010."



Campanha Ficha Limpa ganha fôlego na Câmara



O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer recebeu, no final de setembro, de representantes da sociedade civil mais de 1 milhão e 300 mil assinaturas em apoio ao Projeto de Lei (PL) de iniciativa popular contra a candidatura de políticos em débito com a Justiça. O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Dimas e o deputado federal e Terceiro-Secretário Odair Cunha, membros da mesa diretora da Casa e parlamentares que apoiam a campanha Ficha Limpa participaram da solenidade no Salão Verde.



“Toda participação da população nos processos legislativos é bem vinda. Reafirma a democracia e dá legitimidade àqueles que apoiam o PL. O fato da CNBB estar envolvida torna o movimento ainda mais forte.”, afirmou Odair Cunha. O deputado federal apoia a iniciativa da Frente Parlamentar Contra a Corrupção e acabou de assinar a autoria do PL juntamente com outros parlamentares.



A Campanha Ficha Limpa foi lançada em abril de 2008 com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país. Para isso, foi elaborado um Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos que pretende tornar mais rígidos os critérios de inelegibilidades, ou seja, de quem não pode se candidatar. O PL de iniciativa popular precisa ser votado e aprovado no Congresso Nacional para se tornar lei e passar a valer em todas as eleições brasileiras. Para isso, era preciso que 1% do eleitorado brasileiro assinasse esse Projeto, o equivalente a um milhão e trezentas mil assinaturas.



Fonte: Assessoria de Comunicação.

quinta-feira

João Luiz Gonçalves Filho: uma vida de arte e democracia

28 de setembro foi o dia escolhido pela Câmara Municipal para a entrega de títulos de cidadão honorário, evento que integrou a programação da Semana de Emancipação Política do Município de Itajubá.
A cerimônia foi bastante concorrida. Emocionado pelo merecido reconhecimento, o artista plástico João Luiz Gonçalves Filho foi contemplado com o título por iniciativa do vereador Paulino Abranches.
Com o gesto, Paulino traz a público a bela e forte história de vida deste cidadão, vida totalmente comprometida com os ideais democráticos e de tornar o mundo mais bonito através da arte.


Vereador Paulino com o homenageado







Veja aqui a  íntegra da justificativa do título, formulada pelo Vereador Paulino:






                                            JUSTIFICATIVA

O presente Projeto de Decreto Legislativo propõe a concessão do Título de Cidadão Honorário de Itajubá ao Sr. João Luiz Gonçalves Filho. Esta honraria, concedido por esta Casa Legislativa, tem farta razão de ser à medida que contempla pessoas que mesmo não sendo natural daqui contribuem de forma significativa para o crescimento, desenvolvimento e reconhecimento de Itajubá no cenário regional e nacional.


Filho do Sr. João Luiz Gonçalves e Sra. Luciana Pereira Gonçalves, Sr. João Luiz Gonçalves Filho, natural de Lambari – MG esteve presente nos movimentos culturais de nossa cidade deixando marca na vida cultural de nossa gente, principalmente de estudantes que também lutavam por melhores condições políticas de nosso país. Nas décadas de setenta e oitenta este artista plástico, além do trabalho em suas lindas telas, também foi um ativo militante contra a Ditadura Militar. Em sua residência reunia jovens estudantes que se organizavam em Diretórios Acadêmicos, ainda proibidos pelo governo militar, mas que não desanimava na busca da tão sonhada democracia. Seus quadros estiveram presentes nos mais variados salões de Arte do país, sendo premiado em diversas exposições. Como cenógrafo, participou de espetáculos de Teatro, Música e Dança que marcou uma época de muita atividade artística de nossa cidade. João Luiz Gonçalves tornou-se uma referência no meio artístico e intelectual, quando por iniciativa própria foi vanguarda em Cine Clubes, Noites Alternativas de Artes e em Bares Culturais. Em diversos espetáculos do GRUPO TEATRAL LAMA, CORAL DA FEPI e CORAL DA UNIFEI seus painéis completaram a arte itajubense em um espetáculo de requinte. Entre suas mais valiosas criações esta presente o Espaço Cultural Luís Teixeira que garante a presença constante de exposições de quadros de artistas Itajubenses.

Por todo o exposto e pelo seu currículum de tamanha envergadura e de significado para nossa cidade, proponho aos colegas Vereadores que façamos justiça aos destacados trabalhos que o Sr. João Luiz Gonçalves Filho desenvolveu em Itajubá, concedendo-lhe o reconhecimento e transformando-o em CIDADÃO ITAJUBENSE.


PAULINO SALES ABRANCHES

VEREADOR
   
 Sr. João Luiz,ao lado de familiares, exibe o diploma recebido.