quinta-feira

João Luiz Gonçalves Filho: uma vida de arte e democracia

28 de setembro foi o dia escolhido pela Câmara Municipal para a entrega de títulos de cidadão honorário, evento que integrou a programação da Semana de Emancipação Política do Município de Itajubá.
A cerimônia foi bastante concorrida. Emocionado pelo merecido reconhecimento, o artista plástico João Luiz Gonçalves Filho foi contemplado com o título por iniciativa do vereador Paulino Abranches.
Com o gesto, Paulino traz a público a bela e forte história de vida deste cidadão, vida totalmente comprometida com os ideais democráticos e de tornar o mundo mais bonito através da arte.


Vereador Paulino com o homenageado







Veja aqui a  íntegra da justificativa do título, formulada pelo Vereador Paulino:






                                            JUSTIFICATIVA

O presente Projeto de Decreto Legislativo propõe a concessão do Título de Cidadão Honorário de Itajubá ao Sr. João Luiz Gonçalves Filho. Esta honraria, concedido por esta Casa Legislativa, tem farta razão de ser à medida que contempla pessoas que mesmo não sendo natural daqui contribuem de forma significativa para o crescimento, desenvolvimento e reconhecimento de Itajubá no cenário regional e nacional.


Filho do Sr. João Luiz Gonçalves e Sra. Luciana Pereira Gonçalves, Sr. João Luiz Gonçalves Filho, natural de Lambari – MG esteve presente nos movimentos culturais de nossa cidade deixando marca na vida cultural de nossa gente, principalmente de estudantes que também lutavam por melhores condições políticas de nosso país. Nas décadas de setenta e oitenta este artista plástico, além do trabalho em suas lindas telas, também foi um ativo militante contra a Ditadura Militar. Em sua residência reunia jovens estudantes que se organizavam em Diretórios Acadêmicos, ainda proibidos pelo governo militar, mas que não desanimava na busca da tão sonhada democracia. Seus quadros estiveram presentes nos mais variados salões de Arte do país, sendo premiado em diversas exposições. Como cenógrafo, participou de espetáculos de Teatro, Música e Dança que marcou uma época de muita atividade artística de nossa cidade. João Luiz Gonçalves tornou-se uma referência no meio artístico e intelectual, quando por iniciativa própria foi vanguarda em Cine Clubes, Noites Alternativas de Artes e em Bares Culturais. Em diversos espetáculos do GRUPO TEATRAL LAMA, CORAL DA FEPI e CORAL DA UNIFEI seus painéis completaram a arte itajubense em um espetáculo de requinte. Entre suas mais valiosas criações esta presente o Espaço Cultural Luís Teixeira que garante a presença constante de exposições de quadros de artistas Itajubenses.

Por todo o exposto e pelo seu currículum de tamanha envergadura e de significado para nossa cidade, proponho aos colegas Vereadores que façamos justiça aos destacados trabalhos que o Sr. João Luiz Gonçalves Filho desenvolveu em Itajubá, concedendo-lhe o reconhecimento e transformando-o em CIDADÃO ITAJUBENSE.


PAULINO SALES ABRANCHES

VEREADOR
   
 Sr. João Luiz,ao lado de familiares, exibe o diploma recebido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paulino Abranches.