domingo

A crise política entre Venezuela e Colômbia - Uma reflexão

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, rompeu relações diplomáticas com a Colômbia na última quinta-feira, 22. O fato ocorreu logo depois que Bogotá denunciou, ante a Organização dos Estados Americanos (OEA), que milhares de guerrilheiros colombianos ligados às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia e ao Exército de Libertação Nacional, possuíam "presença ativa" na Venezuela, o que Caracas nega. O rompimento ocorreu foi anunciado logo após o embaixador da Colômbia na OEA afirmar, em reunião do órgão, que 1500 guerrilheiros colombianos estariam distribuídos em 87 acampamentos no território venezuelano.
Diante deste quadro de crise política em nossas fronteiras, é de extrema urgência que o Brasil tome medidas de emergência para garantir segurança na soberania nacional, principalmente em regiões da Amazônia Legal que, por características próprias da mata amazônica. nos coloca vulneráveis . Não podemos esquecer que o governo norte-americano há muito deseja possuir um controle sobre esta região. E não é exagero de nossa parte acreditarmos que os interesses norte-americanos na referida região vão muito além do narcotráfico.
Na campanha eleitoral de Barack Obama, seu grupo político prometeu “um olhar mais intenso sobre a América Latina”, visto que governos eleitos democraticamente passaram a fazer parte de um grupo que não é alinhado diretamente com os Estados Unidos. Hoje, o crescimento político na América Latina não é visto com bons olhos pelos Estados Unidos.
O Brasil é destaque internacionalmente tanto no campo político quanto no econômico. Este crescimento coloca o Brasil como referência na América Latina e muitos países têm seguido a liderança brasileira, o que desagrada aos Estados Unidos. Até alguns poucos anos atrás, éramos seguidores implacáveis dos norte-americanos, nossa dependência a eles estava atrelada em todos os campos. Lula buscou uma nova ordem internacional para o Brasil e conseguiu uma ampla relação internacional com países que jamais seriam parceiros de nosso país. É óbvio que isto desagrada em muito o governo norte-americano. Assistir o crescimento do Brasil e não fazer nada não é característica do país ianque. Não é exagero acreditar que esta crise política entre Venezuela e Colômbia pode ser, sim, uma armação para nos prejudicar e desbancar o Brasil, que tem produzido um crescimento sustentável. Dentro da Colômbia existem bases militares norte-americanas, como também no Paraguai. Os Estados Unidos estão garantidos, bem na nossa fronteira.
E nós, como poderemos nos garantir?

Paulino Abranches