quarta-feira


TROVÕES, ASTEROIDE, RAIOS,CHUVAS DE METEOROS, TERREMOTOS E A RENÚNCIA DO PAPA


O Universo avisa que ele é dinâmico. De tempos em tempos algo  surge  e fortalece  o temor da população  diante de possibilidades de tragédias.
Nesta última semana  abalos  foram registrados pelo mundo afora. Mas dentro de um mundo  em perfeito  equilíbrio conservador surge também um rompimento  com a tradição da Igreja Católica:  “Renúncia do Papa Bento XVI”.
Para os fiéis tradicionalistas ou para o povo simples que tem como referência  a Santidade do Papa, tudo foi como um grande terremoto, uma tsunami, uma chuva de meteoros.
Ninguém poderia imaginar que a estrutura conservadora  do Vaticano fosse apresentar um ato tão revolucionário como o que vimos. Ao longo da história da Igreja Católica somente  cinco Papas renunciaram. O último foi em 1415,(Papa Gregório XII), portanto, há mais de cinco séculos.
Ser governante político e líder espiritual  de forma vitalícia é exigir muito de um ser humano, principalmente  quando a estrutura entra em uma crise de poder. Neste quadro torna-se necessário uma vitaliciedade sem precedentes. O Estado Político do Vaticano encontra-se em crise. Os noticiários internacionais  destacam  inúmeros  conflitos internos na disputa de controle e poder, não só na esfera política e teológica, mas principalmente no contexto econômico. Documentos foram furtados (Vatileaks:   é um escândalo envolvendo documentos secretos que vazaram do Vaticano, que revelam a existência de uma ampla rede de corrupção, nepotismo e  favoritismo relacionados com contratos a preços inflacionados com os seus parceiros italianos.  Este termo foi usado pela primeira vez pelo porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi em comparação com o fenômeno  Wikileaks.) e até agora não se tem ideia  do tamanho e da complexidade  dos mesmos.  
Que a atual estrutura de vida vitalícia de um Papa, governo  do Vaticano,  é algo exagerado para um ser humano é  consenso  entre especialistas. A crise na estrutura do Vaticano foge de uma simplicidade.
Espera-se que o CONCLAVE( Assembleia de Cardeais para a escolha de um Papa)  encontre  uma escolha firme e dinâmica para problemas que ainda virão. Para os fiéis católicos é um momento de orações pois a liderança que se espera ultrapassa  o dom carismático de um Papa. É necessário fortalecer,  ao mesmo tempo, santificar a estrutura milenar de uma Igreja necessária nos tempos de hoje. Que os TROVÕES, ASTEROIDE, RAIOS, CHUVAS DE METEOROS, TERREMOTOS sejam ações do Universo Cósmico assim como  a RENÚNCIA DO PAPA possa  significar  ajustes necessários para um equilíbrio  que tanto desejamos.

PAULINO ABRANCHES