domingo

INÍCIO DO ANO LETIVO, ESPERANÇA...

A Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio)  ainda persiste  em uma realidade de países subdesenvolvidos. Nas estatísticas internacionais estamos nos últimos lugares.

O antagonismo é tão grande e o abismo é tão intenso que possuímos um Ensino Superior Público de excelência, mas o Ensino Básico Público representa um Brasil  que não avançou. São prédios escolares nada atraentes aos estudantes. Salas de Aula distantes de uma modernidade. Tecnologia contemporânea só a disposição em propagandas governamentais, isto porque, em regra geral, são centenas de Escolas  que os computadores ainda vivem encaixotados esperando técnicos  para formatá-los.  

No universo dos professores e professoras o que existe é um desânimo assustador. Salários baixos, carreira sem perspectivas, sobrecarga de trabalho, inexistência de atualizações científicas e pedagógicas, cursos de licenciatura sem qualidade, preconceito diante da profissão e um caminhão de desilusões.  

No lado do aluno da Rede Pública do Ensino  Básico o que resta é a esperança de dias melhores. Mas mesmo assim, estes alunos e alunas chegam na Escola, principalmente no primeiro dia de aula,  com garra e ânimo para enfrentar um ano letivo na perspectiva de um mundo melhor.



Prof. Paulino Abranches