domingo

CONAE – CONFERÊNCIA  NACIONAL  DE  EDUCAÇÃO: 2013/2014
Mais  uma vez  o país se organiza para  deliberar  ações, metas,estratégias, responsabilidades  e  atribuições  entre os entes federados( União, Estados, Distrito Federal e Municípios) para a formulação de políticas  de Estado no campo  da Educação Nacional, nos diferentes  níveis, etapas  e modalidades.
Para  tanto, é necessário  a  boa vontade dos agentes sociais para que tudo se torne realidade, principalmente o desejo   de ampliar a Educação Nacional nos seus diversos níveis e etapas. O Brasil   que cresce, precisa  também  obter uma qualidade  no sistema Nacional de Educação.
No Congresso Nacional  ainda caminha    em passos lentos  o Projeto de Lei 8.035/2010- Plano Nacional de Educação (PNE)  que foi o resultado da 1ª Conferência Nacional de Educação/2010. Nesta Conferência mais  de três milhões de brasileiros e brasileiras  participaram das  etapas que culminaram  em Brasília com mais  de três mil   delegados e delegadas distribuídos pelos vários segmentos sociais.  Agora, além de avaliar as deliberações da primeira Conferência  é necessário garantir  um passo a frente para efetivar a Educação de qualidade  que o Brasil precisa. Não basta garantir 10% do PIB  e os royalties do petróleo  para a Educação se o sistema não estiver articulado com toda a sociedade. A Educação  precisa ser uma  referência  na construção  de uma sociedade   justa, humana e solidária.  As Escolas Públicas do Ensino Básico necessitam  de amparo   e de infraestrutura  para sairmos  da  escala vergonhosa  no ranking  internacional. E  por fim, valorização dos profissionais  da Educação como forma  de chamamento e de sobrevivência dos professores e professoras  que quase em extinção, principalmente na Rede Pública Básica de Ensino,  não conseguem mais  sustentar sozinhos a carga  pesada  da Educação.  Se  queremos  uma Educação Pública e de qualidade, temos  que passar pelos salários  dos professores e professoras.  Do contrário, tudo fica só  no discurso.
Itajubá já realizou sua Conferência. Delegados(as) foram escolhidos para a fase intermunicipal que se realizará em 3 de julho envolvendo mais de  20 cidades da nossa micro região.  Nesta fase, mais delegados(as)  serão escolhidos para representar a região em Poços de Caldas em setembro, para depois seguir para a fase estadual em Belo Horizonte. E por fim em Brasília  em fevereiro de 2014.
Estarei como  delegado   na fase intermunicipal. Pretendo chegar até  a fase nacional em Brasília. Para isto, estarei  ativamente  na articulação das propostas e recebendo sugestões  para  fortalecer  o que há muito   defendo: “Educação como caminho para uma sociedade justa, humana e solidária”.
Paulino Abranches