domingo

POR FORA, BELA VIOLA; POR DENTRO, PÃO BOLORENTO


A falta de sensibilidade social trouxe a tona a realidade de um Partido Político que se intitula Partido Democrático ou como o mesmo preferiu ser reconhecido “DEM”.  Nesta última semana foi julgada a ação pedida pelo DEM no Supremo Tribunal Federal. O Partido queria a inconstitucionalidade do Regime de Cotas e do PROUNI.  Nas duas ações o STF definiu a constitucionalidade destes programas.
Tanto o Regime de Cotas quanto o PROUNI são programas que garantem aos estudantes de baixa renda uma possibilidade de oportunidade. Pelo PROUNI, as bolsas de estudos para a Universidades somam quase meio milhão, que em tese são para estudantes de baixa renda. Já o Regime de Cotas fica por conta das Universidades Federais estabelecerem a opção pelo Regime.
Como o Brasil ainda é excludente, dentro da lógica social, são milhares de estudantes da classe baixa que não conseguem acesso ao curso superior.  Nisto o DEM não acha inconstitucional.  Pra ele, o jeito que estava era o mais justo. Garantir quase meio milhão de jovens em Universidades, certamente para o DEM é inconstitucional.
Como professor da Rede Pública de Ensino há 34 anos, nunca vi tantos alunos da Rede Pública tornarem-se universitários. É algo tão emocionante que tenho certeza que o Brasil será diferente nos próximos anos. Já estamos recebendo no mercado alunos formados pelo PROUNI. Os mesmos passaram a ser referência em seus bairros. São  parâmetros que os Democratas  não sabem o que  significa. Preferem se envolver com os “Cachoeiras da Vida” e depois entrar com uma ação no Supremo para declarar a inconstitucionalidade daquilo que esta dando certo.
O DEM saiu derrotado. Porém, os meios de comunicação em quase nada relataram as razões pelas quais o DEM pediu a inconstitucionalidade. Ele alegou que a constituição garante a todos o direito de acesso ao ensino público e pelo regime de cotas ou pelo PROUNI  alguns são privilegiados, segundo o DEM.  Mas  ser de baixa renda  é constitucional? Acho importante espalhar para todos os recantos estudantis qual é a visão social do referido partido.  Quando a questão é econômica, nada se discute em relação a aqueles que não conseguem um lugar ao sol.
Por que o DEM não pediu a inconstitucionalidade da realidade do Ensino Público Básico no Brasil, especialmente em Minas Gerais. O governo Anastasia não respeita a Constituição e não investe os 25% previsto em Lei na Educação e nem tão pouco paga aos professores o piso salarial também previsto pela constituição. No fundo, são parceiros em Minas e ficaram conhecidos como Demotucanos.


VEREADOR PAULINO ABRANCHES