segunda-feira

Internet de alta velocidade em Itajubá? Conectando...

Conseguir um provedor de serviço de internet de reputação hoje em dia é tão importante quanto conseguir uma carona para o trabalho, consciente que você viajará em segurança. Na verdade, a internet é crucial em nossas vidas. Ela se tornou uma ferramenta fundamental na vida de todo indivíduo. Tal mecanismo abriu as portas para uma imensa variedade de conhecimento, entretenimento e até mesmo a possibilidade de uma reconfiguração política. Um exemplo claro disso é a chamada Primavera Árabe, que teve como marco inicial uma organização de jovens conectados à rede mundial de computadores para, livremente, opinarem sobre o arcaico sistema político que os submetiam.

Todavia, essa capacidade de revolução, teoricamente, oferecida a todos os internautas, depende de fatores que muitas vezes não são disponibilizados com a qualidade que deveriam. Trazendo essa realidade para mais próximo de nós, em específico o município de Itajubá, deparamo-nos com um serviço de internet precário se comparado a outras regiões.

É frequente a reclamação dos itajubenses em relação à qualidade da conexão na cidade. Aguardar a boa vontade dos servidores para que a conectividade à internet seja estabelecida é um teste de paciência diário. Sem citar a lentidão da conexão e nos dias chuvosos, o drama ainda é maior. Neste momento ter internet é um artigo de luxo.

Mas por outro lado é difícil compreender a situação da internet em Itajubá. Como cidade universitária teríamos que ter uma autonomia de acesso sem ficarmos presos a boa vontade de empresas prestadoras de serviços que, no mundo virtual, tornaram-se um ícone para navegarmos na internet.

Porém, encontramos um caminho de pedras, nada virtual, para sobrevivermos na modernidade eletrônica. Encontramos: falta de qualidade no atendimento aos usuários; serviço oferecido nem sempre é o mesmo que foi contratado; limite de banda em alguns pontos da cidade; empresas limitam apenas a região central uma determinada banda. Não existe exceção a regra de mercado em Itajubá, todas são péssimas no oferecimento dos serviços.

Essa vergonhosa realidade tecnológica não combina, em nada, com a essência de Itajubá. Uma cidade sempre lembrada pela sua qualidade de ensino e formação de profissionais necessita ser exemplo em tecnologia e desenvolvimento técnico. Para isso, as autoridades políticas necessitam atuar com regulamentação setorial mais forte, que estimule a competição entre as empresas que oferecem esse tipo de serviço, para que a internet possa se disseminar, qualitativamente, por todo o município.

O universo virtual pode abrir muitas portas a Itajubá, e todos podem ser beneficiados com isso. As empresas terão maior facilidade de comunicação, os cidadãos poderão acessar sites com maior agilidade, transações bancárias ficarão mais rápidas e seguras. Enfim, a cidade entra de vez no mapa da inclusão digital.

Não há mais tempo há se perder resolvendo problemas de conexão em pleno século XXI. O mundo globalizado não permite mais isso. É necessário agilidade, qualidade, eficiência e mudança, pois o progresso é impossível se não houver mudanças.

Colaboraram: Douglas Souza, Guilherme Concentino e Renata Abranches

VEREADOR PAULINO ABRANCHES