segunda-feira

Dia do Trabalhador é o único dia que é feriado simultâneo em todo o mundo


O Brasil, de hoje, bate recordes na área de contratação com carteira assinada. Mas, ainda existe uma multidão que não conseguiu chegar no mercado de trabalho por conta do nível de escolarização.É o desemprego estrutural.  Temos uma parcela da população que continua  a margem dos índices positivos  do Brasil de hoje.  Além de não possuírem formação técnica, vivem sem noção  do mundo contemporâneo.
Nas comemorações do dia do Trabalhador, nossa cidade precisa acudir esta parcela da população que não avançou no mundo da tecnologia. Hoje discutimos para Itajubá uma cidade rumo ao Parque Tecnológico. Há consenso entre todos(as) que esta é a única forma  de sobrevivência  em um mercado globalizado.  Porém, existem aqueles(as) que não entraram no mercado via Carteira Assinada.  A escolarização dos mesmos(as) esta   longe de um mundo do século XXI.  Desprezá-los(as)   certamente não é a solução.
A consciência do saber não mais garante um lugar ao sol, que dirá aqueles(as) que não dão a devida    importância para o saber dentro do mundo  do trabalho. As disputas por um mercado de trabalho qualificado, juntamente com salários e renda satisfatória, passa por uma visão empreendedora. Quem não tem carteira assinada precisa urgentemente se capacitar para enfrentar a sobrevivência.  Porém, convencer este trabalhador a se formatar nesta lógica é extremamente difícil. Muitos  se negam a buscar conhecimento.  A consciência ingênua ainda persiste em grupos sociais que se acomodam com um mísero salário, isto quando conseguem  um trabalho remunerado. Tirá-los desta  consciência é a tarefa  dos dias de hoje no Brasil que se torna emergente e se destaca internacionalmente. Em Itajubá não é diferente. Nossa tarefa maior é enfrentar esta situação e encontrar caminhos para transformar a consciência ingênua em força empreendedora. Somente a partir daí estaremos , de forma sólida, comemorando o dia  do trabalhador  com festas  e  avanços econômicos para todos e todas.
Vereador Paulino Abranches