segunda-feira

ENFIM: LIBERDADE AINDA QUE TARDIA


Nas comemorações do movimento mineiro, Conjuração Mineira, nós do PT de Itajubá  também  comemoramos  a liberdade da construção política no município.  Nas eleições internas do Partido venceu  a tese  de candidatura própria para as próximas eleições municipais. 
Hoje, podemos dizer que  a liberdade  venceu  a truculência e o destempero  de um governo que não conhece  o sabor  da convivência coletiva, nem tão pouco o ideal  de políticas públicas  no universo da democracia.  Viver  em grupo, exige equilíbrio emocional  e  inteligência  política  para  convencer  todos e todas  da verdade  que proclamamos.  Na democracia  não existe espaço  para  loucuras psicóticas. Os loucos, também, bipolares  na modernidade , não conseguem  fortalecer o coletivo, ficam sozinhos  e portanto, agridem  pois não convencem ninguém.
Lá no período da mineração existiram poetas e escritores que  alertavam a população dos desmandos absolutistas  do governo português. “Fanfarrão Minésio” (Cartas Chilenas, atribuídas a Tomás Antônio Gonzaga) foi a alcunha usada para descrever o governo que tanto oprimia a população. Loucuras a parte, estamos no mesmo ambiente. Quando o governo municipal de Itajubá fez acusações  descabidas sobre a posição petista de construir  uma candidatura própria, fez por esquecer que a cidade não mais dorme anestesiada na ignorância política. Somos um país que cresce  na esfera internacional e como tanto, também crescemos na dimensão municipal. Queremos o direito de participar não como coadjuvantes, mas como protagonistas da história. Queremos uma Itajubá fácil de ser amada e não pronta para a vingança  e o ódio. Queremos  abraçar a felicidade dentro de um ambiente saudável e acolhedor e não convivermos com constantes surtos  bipolares. Há muito temos como referência o slogan de Teodomiro Santiago: “Mais vale atos que palavras”.  O resto é arma  traiçoeira, cobra criada, angu sem tempero com feijão  azedo.
Que viva a liberdade. Somos mineiros e temos o compromisso da nossa bandeira maior: “LIBERTAS QUAE SERA TAMEN”.
Vereador Paulino Abranches