quinta-feira

Valorizar quem ensina

Educação é tema obrigatório em todo discurso político, é palavra benquista em todo lugar.


Na vida prática, se o sujeito não divide a última fatia do bolo, é um 'esfomeado sem-educação'. Se não cede lugar no ônibus para a idosa, é um mal-educado.

Para nós, os professores, que tiramos nosso sustento do afã de transmitir a educação formal, aquela sistematizada, que ensina a analisar e questionar a realidade, que constrói profissionais, tanto quanto, por consequência, esta do dia a dia, da cotidianidade, do aprender a sermos seres humanos melhores através da convivência, para nós, este quinze de outubro é data de reflexão.

Somos peças fundamentais no processo educativo, somos pessoas que se dedicam a sistematizar o saber e que não temem por se 'gastar' na relação com o outro.

E é exatamente assim que nos sentimos hoje: Usados, gastos numa relação desigual na qual governo e sociedade depositam suas mais preciosas expectativas sobre esta classe, mas não oferecem subsídios suficientes para que o melhor de cada um possa desabrochar.

Nosso mês de trabalho é avaliado em média em R$ 550,00 na Rede Estadual de Minas Gerais. Este é o nosso piso salarial. É a equivalência em números de uma atividade vital para a construção de um País.

Parabéns, educadores, por continuar lutando!
 

 
 
 
 
Do companheiro de luta,

Vereador Paulino Abranches.

quarta-feira

Absurdos da politica e mundo digital: Vereador de Itajubá é punido por usar twitter

Olá, amigos!

A notícia está sendo bastante comentada em vários blogs e jornais, retwittada e tenho recebido apoio de várias partes do Brasil devido à repercussão que o episódio vem tendo. Para quem não sabe da censura que recebemos na última sessão da Câmara, recomendo que assistam à boa reportagem exibida pela equipe da Rede Globo em http://eptv.globo.com/emc/VID,0,1,5801;4,vereador+punido.aspx  e reflitam comigo:


Que a velocidade das novas ferramentas da Internet influi nos cenários da política nacional é fato sabido. Hoje, o fenômeno twitter, por sua agilidade e espontaneidade, têm entre seus adeptos governadores, senadores, deputados, e... por que não? Vereadores da tradicional região sul de Minas Gerais.
Pois não é que, em 8 de outubro, recebemos punição de nossos pares por ter manifesto  opinião no twitter acerca do arquivamento da chamada CPI do Lote, instaurada na Câmara Municipal de Itajubá em janeiro deste ano e da qual  eu era relator?

As curtas postagens, característica fundamental do blog, datam do mês de junho. Nelas, refiro-me àqueles vereadores que votaram pela não punição dos acusados na CPI como “pizzaiolos”. Ao tomar ciência do fato apenas em setembro (!), os políticos citados apresentaram reações de indignação e solicitaram ao Departamento Jurídico da Câmara Municipal o parecer legal para impetrar a punição, alegando que o decoro parlamentar havia sido ferido.

Mas interessante mesmo é a argumentação do Diretor do Departamento Jurídico da casa parlamentar, que anuiu ao pedido, alegando que “o blog do vereador ultrapassa os limites da circunscrição do município, o que nos leva a entender que houve ofensa...” Estaria a manifestação do livre pensamento na Internet ameaçada de proibição aos vereadores, tal como acontece a cidadãos comuns nas retrógradas ditaduras atuais?

Ora, é característica essencial dos parlamentares a prerrogativa da inviolabilidade de suas opiniões, palavras e votos, respaldado pela Constituição Federal em seu artigo 29, inciso VIII. Afinal, ao calar a voz daqueles quem têm por obrigação elaborar e fiscalizar o cumprimento das leis, os princípios democráticos se esvaem.

Para mim, a censura soa como um atentado à democracia: “Entendo a irritação dos vereadores que citei no twitter porque sei que a toda ação corresponde uma reação. Entendo que eles teriam o direito de resposta, isto seria um processo natural. Mas uma punição institucional neste nível chega a ter um cunho fascista e antidemocrático, não condizente com a evolução da democracia no Brasil”.

Saiba mais sobre a CPI do Lote: http://www.transparenciaitajuba.org.br/pages/noticias1.php#78

Veja a matéria do Jornal Estado de Minas: http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_3/2009/10/13/em_noticia_interna,id_sessao=3&id_noticia=131534/em_noticia_interna.shtml

Siga o vereador censurado no Twitter: www.twitter.com/paulinoabranche


Assessoria de Comunicação