segunda-feira

UM BALANÇO DE 2011

Enfim, mais um ano cumpre sua missão. Ai fica o bordão de sempre: “Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo”. O queremos é um pouco do velho inserido no novo. Afinal, 2011 não foi tão ruim para o Brasil e seu povo. No fundo foi um ano inesquecível para o Brasil e para milhões de brasileiros. Com tantas tragédias acontecidas em 2011, fomos privilegiados com ações concretas que possibilitaram um crescimento econômico sustentável para a nação e conseqüentemente para a população.

Das tantas tragédias acontecidas pelo mundo afora podemos anunciar que Deus é brasileiro. Algumas das tragédias foram tão assustadoras que o mundo ficou sem respostas para tamanha destruição. De destaque para tais acontecimentos temos: Terremoto seguido de tsunami no Japão, Morte de Osama Bin Laden, Morte do ditador líbio Muammar Gaddafi, Primavera Árabe com guerras, revoluções e protestos no Iraque, Líbia, Egito, Síria, Tunísia, Argélia, Bahrein, Omã, Iêmen, Marrocos, Arábia Saudita, Sudão e Líbano. Na somatória de tais rebeliões o número de mortos foge do nosso controle. É difícil identificarmos o que foi tragédia e o que foi conquista ou vitória, pois o número de mortes em tais acontecimentos escancarou para o mundo as distorções no mundo árabe. Mas foi destaque inegavelmente.

No Brasil tivemos também tragédias que ficaram na história: violência urbana(assaltos,seqüestros,violência no trânsito), greve de 112 dias da Educação Pública Mineira(maior greve da história do magistério público mineiro), mães que abandonaram seus filhos recém nascidos, chuvas torrenciais na região serrana do Rio de Janeiro e a corrupção no meio político e empresarial. Por mais que a mídia internacional coloque o Brasil como o país que cresce economicamente de forma sustentável, mas persiste o lado amargo da nossa história: falta de ética para com a população. Bilhões de reais saíram dos cofres públicos para as contas bancárias dos chamados bandidos do colarinho branco. Porém, na outra ponta, tivemos um crescimento econômico com diminuição da miséria e pobreza. Milhões de brasileiros e brasileiras conquistaram um crescimento social que deixou 2011 como um marco na história do Brasil. Pra mim este é o destaque maior para o Brasil de 2011 e portanto precisamos continuar conquistando cidadania para esta parcela da população que ainda encontra-se na pobreza. O queremos é um pouco do velho inserido no novo. Valeu a pena 2011.

Vereador Paulino Abranches