segunda-feira

Aprovação de Dilma supera a de Lula após primeiro ano. Em Itajubá...

O Brasil tornou-se a bola da vez. É inegável que o governo da Presidenta Dilma chega na aprovação recorde dos presidentes que passaram pela Presidência da República, a partir da nova fase brasileira pós ditadura militar. O que temos de concreto é uma aceitação tão espetacular que escutamos de brasileiros posições antes não assumidas. Não votaram em Dilma, mas destacam que, se a eleição fosse hoje, estariam com ela. Dilma faz muito mais que o próprio Lula conseguiu. Talvez pelo fato, de realmente, o Brasil ter chegado aos níveis internacionais que nunca imaginávamos. Dilma assumiu o Brasil na Era pós Lula. Só isso já seria uma façanha, superar aquele que conquistou o povo brasileiro de uma forma tão única que só o Lula sabe fazer. Porém, ela trouxe um jeito diferente e específico, criando a Era Dilma. O que a oposição colocava como uma mulher dura nas decisões ou de difícil relacionamento é o que a população mais está aprovando. Dilma promete um governo com o seu perfil. Lula foi importante, mas ela sabe fazer o que o Brasil sempre precisou, colocar ordem na casa sem perder a ternura da democracia.

Neste quadro, Itajubá precisa pegar a mesma onda. O Brasil que cresce precisa chegar aqui. O Brasil está com rumo, com direção e com governo. Itajubá encontra-se no básico, com dificuldades na democracia. Com Dilma, existe aprovação até pelos oposicionistas. Em Itajubá, lideranças que estavam no governo saíram. E da coligação “Juntos Por Itajubá” alguns partidos procuram outros parceiros. Dilma é centralista, mas respeita a base e a imprensa. Em Itajubá, a base aliada se dissolveu; a imprensa é, na quase totalidade, alugada; Jornais radiofônicos contrários ao governo são criminalizados.

Alguém identifica, no atual governo municipal o modo petista de governar? Eficiente, inovador e transformador? Temos aqui bem perto, no Sul de Minas, municípios em que o PT está administrando com excelência, fazendo a diferença e não apenas o que é obrigação. O PT nunca fugiu do debate. Nossa bandeira maior sempre foi a democracia popular e participativa. Porém, os conselhos paritários, em Itajubá, encontram-se estabelecidos somente a partir da lei, sem poder efetivo de decisões. Existem só por força e exigência de lei.

Qual foi a relação do atual governo com a juventude, segmento com o qual o PT faz questão de se aproximar e dialogar amplamente? Além de desmantelar todo o aparato que havia no atendimento aos adolescentes em conflito com a lei, o que foi oferecido à juventude para transformá-la? Shows na exposição agropecuária? Seria essa a política cultural do município, aquela que o PT sabe que consegue transformar a vida dos jovens de maneira sólida e duradoura? O FICA, em seu primeiro ano, conseguiu mostrar à Itajubá como é que se faz cultura de verdade.

Enquanto o Brasil torna-se forte no atendimento na área social, temos um completo descaso com o Fundo da Infância e Adolescência. Tão assustador que só nos leva a denúncias pelo desgoverno para com o fundo. Temos, em Itajubá, em todas as áreas, ações isoladas, atendendo ao varejo, sem um projeto educacional, social, ambiental e cultural transformador e estruturador. Não tem como silenciar sobre o que está colocado na rotina de uma cidade que não pegou a onda do Brasil que cresce.

Vereador Paulino Abranches.