segunda-feira

2.012 PROMETE. MAS A EDUCAÇÃO...

Estamos em um ano eleitoral. Discursos serão implementados na lógica da promessa. Porém, em meio a tantos discursos o que seria de verdade um projeto educacional para a cidade? Novamente quero destacar o que na semana passada foi apresentado neste blog: “O Brasil que cresce, precisa chegar em Itajubá”.

Dos três sistemas públicos existentes (municipal, estadual e federal) somente o ensino superior público tem exemplos concretos do Brasil que cresce. O Projeto REUNI trouxe para Itajubá o aumento significativo de vagas e cursos na UNIFEI. O Campus Universitário é hoje uma realidade jamais imaginada em anos anteriores. A expectativa é atingir seis mil alunos nos próximos anos. O crescimento é tão grande que a cidade vai ter que criar mecanismo para acompanhar o ritmo da UNIFEI. Porém, nas Escolas Municipais e Estaduais nada chegou para garantir a dinâmica do Brasil que cresce. No município ainda não temos Escola de Tempo integral. Só existe o início do segundo tempo, mas para uma parcela de estudantes. Na rede Estadual é tudo tão básico que nada existe para incentivar estudantes a abraçar o dia a dia da Escola. Isto sem falar do grau de descontentamento dos professores(as) diante da questão salarial. O início do ano letivo não traz novidades para os alunos, nem para os professores(as) das redes municipal e estadual.

É preciso garantir uma dinâmica para o dia a dia da Escola Pública, visando um processo que envolva toda comunidade escolar. O ato de ensinar não pode estar reduzido ao fato de ter aulas. As mesmas precisam acompanhar a modernidade do século XXI. Merenda, material escolar, prédios, etc. são questões tão básicas, mas não inovadoras. Precisamos de ousadia no processo pedagógico. A criança e o adolescente de hoje exigem um quadro mais inovador, de respostas mais concretas e dinâmicas, principalmente no mundo eletrônico. Ao invés de sistema apostilado, implantado pelo município e tão caro, não seria inovador um notebook, netbook ou mesmo um tablets para colocar nossos alunos nas redes que tanto atraem estudantes? E a extensão do ensino fundamental na rede municipal? Para quem não sabe, Itajubá é a única cidade de porte médio do sul de Minas que não oferece, em sua rede de ensino municipal o primeiro grau completo. Só existe o fundamental até o quinto ano.

2.012 promete. Mas a educação...

IMAGENS QUE NÃO PODEMOS ESQUECER:

VEREADOR PAULINO ABRANCHES