terça-feira

ENCONTRO REGIONAL PRÉ-ELEITORAL - CAMPANHA /MG - PT DO SUL DE MINAS UNIDO


Ministro destaca importância dos prefeitos para implantar programas do Governo na área da Saúde


O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância da parceria dos prefeitos na implementação dos programas do Governo Federal nos municípios. Participando do Encontro Pré-Eleitoral, que reuniu pré-candidatos de mais de 130 cidades das regiões Sul, Sudoeste e Centro-Oeste de Minas, em Campanha no último sábado, Padilha disse que nada acontece na Saúde Pública do País se os prefeitos não assumirem a parceria com o Governo.  O Brasil é o único país com mais de 100 milhões de habitantes que assumiu o desafio de oferecer saúde pública à população, da vacinação ao transplante, segundo informou Padilha. “E o desafio tem que ser compartilhado com os prefeitos e prefeitas deste País”, disse ele, para uma plateia de quase 1000 pré-candidatos nas eleições municipais.

Um dos programas mais importantes do Governo Federal, o Bolsa Família, depende da parceria com os municípios, que fazem o cadastro dos beneficiados e acompanham as condicionalidades do programa, como o pré natal das gestantes e o aproveitamento escolar das crianças. Com esta ação, o Governo Federal tirou 40 milhões de pessoas da pobreza. “É mais que uma Argentina ou um Canadá inteiro”, comparou o ministro, frisando a importância da participação dos municípios em programas desta envergadura. “Somos a 5ª economia do mundo. Mas para nós do PT, o país só será rico se todo mundo se sentir parte desta economia”, destacou Padilha.

Os municípios também tiveram papel fundamental, segundo o Ministro, na redução das taxas de mortalidade infantil e materna. As duas caíram pela metade. O cuidado com as crianças de 0 a 6 anos é a essência do programa Brasil Carinhoso, lançado pela Presidente Dilma no último dia das mães. Além de ampliar o benefício do Bolsa Família para famílias que têm crianças nesta faixa etária, o programa tem outras ações fundamentais: a distribuição gratuita na rede de Farmácias Populares de sulfato ferroso, complexo vitamínico e remédio para asma para crianças desta idade. Outra ação é a construção de creches em todo o país. Segundo Padilha, apenas 4% das crianças de 0 a 6 anos estão em uma creche. Para intervir nesta situação, o Ministério da Educação dobrou o repasse de recursos para cada uma das vagas que o município oferecer nas creches locais.

No caso das farmácias, o Ministro destacou que os municípios têm papel fundamental, estimulando que as farmácias particulares façam sua adesão ao programa do governo. “Os vereadores também têm que fiscalizar as farmácias que fazem parte do programa”, completou Padilha.

Para o Ministro, os prefeitos têm que ser avaliados por suas ações em favor das crianças de 0 a 6 anos, faixa que tem sido, segundo ele, priorizada pelo Governo Dilma. “O governo tem sido marcado por duas características: pela continuidade do que começamos com Lula e pela inovação”, disse ele. “Não é possível que a inovação chegue em cada canto se não houver prefeitos em sintonia com o governo, que está tendo a sensibilidade de estabelecer como prioridade absoluta das Políticas Públicas as crianças desta idade. Um país que quer ser rico, só pode ser rico se cuidar bem das crianças. Está aqui o futuro do País, que só será rico se cada criança receber todos os estímulos para o desenvolvimento, com educação e saúde de qualidade. Essas crianças serão melhores trabalhadores, profissionais, pesquisadores e inovadores no futuro”, afirmou Padilha.

Padilha informou que o Ministério da Saúde está construindo mais de 3 mil novas Unidades Básicas de Saúde. Além disso, no País, segundo censo do IBGE, há 9 mil unidades que precisam ser reformadas. “E nós abrimos a possibilidade de reformar todas elas, temos recurso para isso, bastando apenas que o prefeito nos envie um projeto”, disse ele. “Reformar não é pintar de azul, é restaurar a unidade, dar condição para o médico trabalhar, com equipamento e instalações adequados”, afirmou. Este ano, 11 mil UBS estão sendo ampliadas em todo o País.

O Governo Federal também inovou ao aumentar os recursos do programa Minha Casa Minha Vida, focando de modo especial os pequenos municípios. “Este é outro programa que depende da parceria com os prefeitos”, disse o Ministro. Para ele, os bairros que ganham casas do programa passam a ser mais protegidos, com menos violência. “E a criança que mora numa casa com luz, num bairro mais protegido, vai melhor na escola”, afirmou.

 VEREADOR PAULINO ABRANCHES