segunda-feira


ESTATUTO DA JUVENTUDE
Que o Brasil é um país jovem, todos nós sabemos. O que falta é a juventude ser ativa nas decisões  políticas do país. Mas não basta querer participar, o que precisa existir são  condições  para a juventude sair do marasmo  e se transformar  em agente  social. Desta forma, somente políticas públicas permitiriam ações coordenadas pela própria juventude e pelo poder público a favor desta parcela da população.
Este ano teremos no Brasil a Jornada  Mundial da Juventude a partir da Igreja Católica e com a presença já confirmada do Papa Francisco. Porém, temos situações gravíssimas a serem resolvidas. O Brasil sediará o encontro  mas  apresentará  um quadro  bastante caótico  em relação  aos jovens. A juventude  não possui um dispositivo na Lei  que permita  contemplar o jovem como agente de transformação. O que existe  no país são ações pontuadas que não representam políticas públicas a favor da juventude. A Educação pública, gratuita e  de qualidade  ainda é uma utopia.   Foi necessário a criação de regimes de cotas  para garantir  a inclusão  de muitos e muitas no contexto  das Universidades.  No setor da saúde, o quadro ainda é mais grave. Não existe especialistas da área  a disposição no Sistema Único de Saúde para garantir  o equilíbrio dos desajustes   vivenciado pela  juventude. A falta de lazer, do  acesso ao esporte e do convívio na área cultural  faz do nosso jovem alguém  alienado do mundo dinâmico e veloz. A tecnologia  chega  a partir  dos computadores e celulares, mas o que fazer  com estas ferramentas  se o jovem continua  preso as amarras  do pensar?
O Senado Federal estará  votando esta semana, em primeira votação,  o Estatuto da Juventude (Projeto de Lei 4529/04). Nele, a  juventude  passará  a ter  na forma  da Lei um amparo  para suas necessidades. Esta luta existe há nove anos. Lideranças jovens  participaram de seminários, congressos, fóruns e debates para chegar ao documento final do Estatuto.  A votação desta semana, com aprovação do Projeto em primeiro turno,  representa  um passo importante  no conjunto das ações  políticas  a favor da juventude.
Paulino Abranches