segunda-feira

ENEM, SISU, PROUNI,FIES E REUNI: UMA NOVA REALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL

Por mais que muitos queiram desqualificar o governo Petista, não há possibilidade de não reconhecer os avanços produzidos pelo governo Lula/Dilma na pessoa do Ministro Fernando Haddad. É certo que ainda temos muito o que fazer, principalmente na educação básica (educação infantil, fundamental e média), que ainda se encontra em índices muito distantes de um país emergente. Mas na educação superior, o governo Petista deu passos largos para garantir um lugar de qualidade.

Há pouco tempo o que tínhamos para oferecer aos jovens pré-universitários era a estrutura do chamado vestibular tradicional, onde somente alunos com um padrão econômico a partir da classe média conseguia disputar uma vaga, isto porque o custo exigido para estar presente nos vestibulares era muito alto. Para cada vestibular no mínimo R$1.000,00 ( inscrição, passagens e estadia). Para os jovens da classe popular, só restavam um vestibular, na cidade de moradia. Quem não possuísse Universidade na cidade, ficava por conta da sorte de encontrar alguém solidário para oferecer estadia nos dias de vestibulares. Ai chegou o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) abrindo a possibilidade da prova na mesma cidade e a partir da internet se inscrever no sistema SISU (Sistema de Seleção Unificada), que em tempo real já dá para ter uma idéia da possibilidade da vaga. Nas Universidades Federais chega o REUNI (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), abrindo cursos e ampliando vagas, garantindo mais possibilidades de acesso ao curso superior. Aqueles que não conseguiram vagas nas Federais, existe o PROUNI (Programa Universidade para Todos) para quem teve sua vida escolar na rede pública de ensino ou bolsistas na rede particular, com renda per capta de até um salário e meio para 100% de bolsa e até 3 salários , 50% de bolsa. Para os bolsistas de 50% existe o FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante) para financiar a outra parte dos 50% .

Neste quadro, oportunidades não faltam aos jovens pré-universitários. O que fica na prática é a vontade de estudar para avançar no conhecimento e conseguir a tão sonhada vaga na UNIVERSIDADE.

VERADOR PAULINO ABRANCHES