segunda-feira


ENEM – Exame Nacional  do Ensino Médio
Mesmo  com resistências de setores conservadores ou corporativistas, segue   o  fortalecimento  do ENEM.  O que chegou para avaliar o Ensino Médio do país agora serve como porta de acesso aos programas  e  cursos promovidos pelo MEC. Do  SISU, passando pelo PROUNIFIES, CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS, Certificação do Ensino Médio   e BOLSA UNIVERSITÁRIA.
Com uma metodologia importada, TRI ( Teoria de Resposta  ao Item) onde não existe  uma pontuação máxima e mínima que o candidato possa atingir,as provas avaliam as habilidades  de cada candidato e não depende apenas  do número de acertos e erros do estudante, como nos vestibulares  tradicionais, mas no nível de dificuldade  de cada item. Uma questão  que  teve baixo  índice de acertos  é considerada  difícil e, portanto, tem mais  peso  na pontuação final. Aquelas  que têm  alto índice  de acertos  são  classificadas  como  fáceis  e contam  menos pontos na nota final  do candidato. Dessa forma, dois  participantes   que  acertaram o mesmo  número  de itens  poderão  ter médias  finais  diferentes, dependendo  do nível de dificuldades  de cada uma dessas questões. Das provas apresentadas: “Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação”, todas analisam  situações, fatos e problemas do cotidiano  ligados  ao conteúdo  trabalhado no Ensino Médio, priorizando análises e interpretações, bem como o conteúdo básico.
Todas as críticas  feitas  ao ENEM, fica por conta daqueles e daquelas   que sempre  optaram pela indústria  tradicional do vestibular. Certamente  existe uma razão pra esta posição. Pois do contrário, estariam como milhões de estudantes, filhos  da classe trabalhadora, se sentindo próximos da possibilidade da Universidade.
Ah! Um detalhe extremamente importante.  Antes, no vestibular  tradicional,  não ficava por menos de R$1.000,00 fazer dois vestibulares  em Federais. Hoje, é gratuito para  estudantes de baixa renda  e para o restante, R$35,00.
Paulino Abranches