segunda-feira

PASSEATA CONTRA A CORRUPÇÃO

A corrupção é a tragédia social no Brasil e pelo mundo afora. Todo dinheiro presente nesta perversa atitude de empresários, homens, mulheres e políticos(as) faz parte do montante que deveria estar presente na saúde, educação, assistência social, infraestrutura, esporte, lazer,etc.

O Brasil sempre conviveu com esta prática a ponto de uma parcela significativa da população aceitar como normalidade o desvio de conduta de um político e sua participação em um escândalo de corrupção. Esta mesma parcela não consegue entender que toda tragédia social (miséria, prostituição, dependência química, desemprego, favelas, falta de saneamento básico, péssimo atendimento na saúde e educação, etc) é o resultado da corrupção envolvendo empresas, empresários, pessoas físicas ligadas ao poder e políticos eternizados em vários mandatos.

Somados a esta prática, ainda existe o sistema capitalista que por si só tenta convencer todos(as) que levar vantagem é uma esperteza benéfica aos que querem subir na vida na forma econômica. O dito popular “querer é poder” é uma prática nefasta que só destrói todos(as) que vivem com boas intenções, respeitando as individualidades e as diferenças. O querer é poder tem que ser entendido como segundo plano na esfera social. O primeiro plano tem que ser priorizado a partir do cidadania e não do desejo de indivíduos que querem subir na esfera da riqueza.

Atualmente o mundo convive com dezenas de manifestações : ”Primavera Árabe”, “Ocupar Wall Street”, “Passeata da Maconha”, “Parada Gay”, “Manifestação de Estudantes no Chile”, “Manifestação dos Desempregados na Grécia”, “Manifestação contra a Política Econômica na Europa”,“Passeata Contra a Corrupção” e tantos outros movimentos (Movimento dos Sem Terras, Grito dos Excluídos, Movimento dos Trabalhadores Desempregados, Movimento dos Sem Universidade, Movimento dos Atingidos por Barragens, Central dos Movimentos Populares, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Fórum Social Mundial, União Nacional dos Estudantes) que só ajudam a fortalecer o controle social por parte da sociedade organizada. As passeatas, manifestações em praça pública, difusão de mensagens via internet, ocupação de prédios públicos, greves, marchas entre outros, são fundamentais para dar visibilidade aos movimentos. Os movimentos sociais são sinais de maturidade social que podem provocar impactos conjunturais e estruturais, em maior ou menor grau, dependendo de sua organização e das relações de forças estabelecidas com o Estado e com os demais atores coletivos de uma sociedade.

O mundo quer a Democracia participativa e não mais a Democracia Representativa. Itajubá precisa entrar nesta onda. Se queremos uma cidade dos nossos sonhos temos que fazer parte desta construção. É de extrema importância a participação de todos(as) militantes sociais, independente de cores políticas. Temos que fortalecer ações que certamente irão fortalecer o controle social. Nesta lógica Itajubá será uma cidade de nossos sonhos.

Assim, desejo uma excelente passeata contra a corrupção (19/11/2011- Praça Theodomiro Santiago - 9:00H), que muitos(as) possam estar presentes para fortalecer, em Itajubá, o chamado controle social.

VEREADOR PAULINO ABRANCHES