domingo

TERCEIRO SETOR, O CAMINHO DAS ONGs


Com uma plateia superior a setenta pessoas, todas lideranças de Entidades  Sociais  do Terceiro Setor, a Câmara Municipal de Itajubá, a partir de uma solicitação feita por mim,  promoveu  um curso de capacitação para as ONGs  de Itajubá.  O objetivo do curso é proporcionar uma qualificação para os integrantes e possibilitar uma visão mais profissional do setor. 
Não só em Itajubá, mas em todo país, o Terceiro Setor tem garantido a questão dos direitos sociais, porém, ainda em passos mínimos na lógica de respeitabilidade diante dos governos.  As referidas Entidades ficam a mercê da boa vontade do governante que não prioriza as deliberações dos Conselhos Paritários do município.  O que temos, no momento, são disposições de lideranças que acreditam na formação de uma sociedade mais justa, humana, solidária e equilibrada socialmente. Porém, o governo Federal tem proporcionado condições para o fortalecimento das estruturas  de tais entidades oferecendo tipificações   visando facilitar o caminho burocrático de liberações de verbas públicas. Esta parceria, quando existe, torna o trabalho das Entidades mais sustentáveis e consequentemente quem ganha é a parcela social desprovida de direitos e condições de sobrevivência.
Na prática o que falta para os gestores públicos, principalmente nos municípios é a sensibilidade de percepção social. Muitos levam para o pessoal o que teria que ser coletivo. Muitas vezes o que existe é uma perseguição pessoal, afetando Entidades na não liberação de recursos. Quem perde, certamente, é a população que necessita de amparo.
Criar condições para a sobrevivência das ONGs é o caminho da sustentabilidade social.  Quando o poder público municipal não consegue oferecer serviços básicos à população, o mesmo teria que abraçar a causa das ONGs pois nelas  existem também  serviços de muita qualidade. Como consequência da parceria, Poder Público Municipal e ONGs, poderemos atingir a justiça social que tanto desejamos.
Vereador Paulino Abranches