terça-feira


POR QUEM AS VAIAS DOBRAM ...

Uma  alusão ao famoso romance “Por quem os Sinos Dobram”. É  um romance  de 1940 do escritor norte americano Ernest Hemingway   que retrata relações internacionais  na disputa pelo poder político na guerra Civil Espanhola. Nesta guerra  forças fascistas lutaram contra os chamados republicanos,  que na prática existiam correntes políticas diversas, principalmente  forças socialistas. Dizem até que a referida guerra serviu de laboratório para as forças nazistas  da Alemanha.
Aqui a referência é Yoni Sanches. Blogueira  que se apresenta como  defensora da liberdade de expressão diante do governo ditatorial e autoritário de Cuba. Do outro lado, simpatizantes da Revolução Cubana e aliados  ou militantes  de partidos da linha socialista se enfrentaram pelo país afora. A mídia, obviamente contrária ao país caribenho,por razões econômicas  só mostrou a manifestação sem entrar em detalhes das razões pelas quais as manifestações  aconteceram. Tudo passa pelas suspeitas de ligações  de Yoni com supostos agentes estrangeiros  infiltrados em Cuba e com  a CIA.  Seu blog tem servido apenas para ataques  contra o regime cubano. Sem dizer o montante econômico  que a mesma recebeu para  desenvolver tal blog. O que rola nas redes sociais  é que a mesma recebeu   250 mil euros para desenvolver o serviço. Segundo notícia do Jornal do Brasil, Yoani Sanchéz supostamente usaria sites de troca de seguidores para aumentar seu número de seguidores no Twitter e parecer mais popular na internet. Em troca de receber novos usuários, ela precisaria segui-los. Na mesma reportagem ,o Jornal destaca  que ela não conseguiu  deixar claro  toda  investida  de seus parceiros  políticos e econômicos.
De acordo com os documentos revelados pelo wikileaks, não  foi Obama que respondeu o questionário enviado pela blogueira em 2009, mas sim  o Escritório  de Interesses  dos Estados Unidos em Cuba, confirmando as evidências de um esquema  para destruir a imagem do governo cubano.
Nos dois lados da disputa política existem fatos e evidências das  acusações estabelecidas. Porém, o que fica é a pergunta:” Por que os Estados Unidos ainda persiste no boicote econômico a Cuba?” “Por ser socialista?” Mas a China continua com um governo de estrutura socialista e os Estados Unidos mantém  relações comerciais  com o mesmo.   Sobre os direitos humanos questionados por Yoni Sanches fica também a pergunta: Existe respeito aos direitos humanos na base militar de Guantánamo? As guerras implementadas pelos norte americanos no Afeganistão e Iraque  são exemplos do  total desrespeito aos direitos humanos.  Os EUA, pelo imperialismo fez o que quis  sem  respeitar  acordos internacionais  em momentos de guerra.
O que fica do quadro apresentado é bastante  propício ao dito popular: “Por fora bela viola. Por dentro, pão bolorento.”
Paulino Abranches