segunda-feira

TRANSPORTE PÚBLICO E GRATUITO AO CENTRO ADMINISTRATIVO DE ITAJUBÁ

Mais uma vez apresentei uma indicação ao Executivo municipal para a criação do Expresso Vai e Volta. Esta iniciativa visa facilitar o acesso da população itajubense ao Centro Administrativo. Na prática, visa oferecer gratuitamente um ônibus com saída da Avenida dos Ferroviários até o Centro Administrativo, com uma única parada na região central da cidade, nas imediações da Praça da Escola Estadual Carneiro Júnior. O objetivo é facilitar economicamente os itajubenses que necessitam resolver algum problema na Prefeitura.

Quando o ex prefeito BPS criou o Centro Administrativo a proposta maior era tirar a administração do centro da cidade e obter economia de gastos públicos já que o município gastava muito com aluguéis. A realidade que estamos presenciando no momento é completamente contrária a esta decisão. O município voltou a alugar imóveis e trazer para a área central da cidade parte da administração itajubense. Além de promover um acúmulo de serviços na área central, os gastos estão sendo a cada dia maiores. Só em aluguéis, no ano de 2012, a previsão é R$ 697.431,00, sem contar os imóveis alugados pela prefeitura que envolvem as UBS, PSF e ESF. Se colocarmos na ponta do lápis, os gastos com ônibus seriam muito menores, não passariam dos 100 mil reais por ano.

Quando a população pressiona o poder público reclamando da distância do Centro Administrativo o problema é o custo para ter acesso a prefeitura. É tão fácil entender as razões das críticas da população. A saída é também muito simples: oferecer um transporte público gratuito à população até o Centro Administrativo.

VEREADOR PAULINO ABRANCHES