sábado

"Verás que um filho teu não foge à luta..."

Este verso fez muito sentido hoje enquanto cantávamos o Hino Nacional na praça Teodomiro Santiago, em Itajubá. Éramos mais de cem, vínhamos de Itajubá e outras cidades da região especialmente para mostrar a todos que passavam pelas movimentadas ruas do centro da cidade que estamos teimando, há 44 dias, por um motivo justo, a implantação em Minas do piso salarial nacional da educação.


Animados e constantes, os companheiros não querem ceder às migalhas que o Estado propõe: a última delas é anistia a todos e volta imediata às salas de aulas, com a vaga promessa de aumento salarial para janeiro de 2011 (passando a bola para outro governador).




Destaque para a participação do aluno Alexander, do ensino médio da  EE Major João Pereira, que fez questão de participar conosco de todo o movimento, apoiando a causa, e manifestar seu desejo por uma educação pública de mais qualidade.

Percebemos a receptividade e solidariedade da população à nossa causa. Pedimos a compreensão de todos a este momento de luta. A vitória, quando vier, será de todos nós.
Agenda de Greve
Contamos com a participação de todos os diretores das escolas estaduais de Itajubá para uma reunião na EE Major João Pereira nesta segunda, 24, às 15h00. 
Terça-feira, 25, às 14h00, teremos  mais uma grande assembleia  estadual em Belo Horizonte, da qual participarão companheiros da nossa região. 
Já na quarta-feira, dia 26, às, 17h00, assembleia regional na EE Major João Pereira.

Ver. e professor Paulino Abranches.

quinta-feira

Vamos para as ruas de Itajubá neste sábado, 22/05.

Convido os educadores de Itajubá,  alunos e familiares a participar deste momento ímpar na educação do nosso Estado. Venha conosco lutar pela dignidade salarial dos nossos professores e pela qualidade na educação. Nossa passeata sai às 10h00 deste sábado, 22, com concentração próximo ao campo do Yuracan e se dirige ao centro da cidade.
Participe conosco!

Vamos mostrar à sociedade a relevância do movimento que exige o piso salarial de 1.312,00 para os profissionais de Educação do Estado de Minas Gerais. Para isso, estamos convidando todo cidadão consciente a se solidarizar conosco por uma educação de qualidade. Porque para uma escola funcionar não basta um professor dentro da sala de aula, e sim um conjunto de situações que promovam a produção de conhecimento. E para isso acontecer, precisamos vivenciar o mínimo de justiça social. Basta de salário de fome. O professor exige dignidade!

Ver.e professor Paulino Abranches.


MANIFESTAÇÃO DE GREVE EM BH, NESTA 3ª FEIRA, DIA 18 DE MAIO DE 2010

Amigos, recebi este depoimento de uma professora e quero compartilhar com vocês a reflexão da companheira Iná.
Ver. Paulino

MANIFESTAÇÃO DE GREVE EM BH, NESTA 3ª FEIRA, DIA 18 DE MAIO DE 2010

Caros Colegas e Amigos,

Acabo de falar com meu filho que mora em Belo Horizonte e ele da janela do apartamento está acompanhando a gigantesca passeata dos Professores da Rede Estadual de Minas Gerais, uma multidão imensa que travou o trânsito de forma assustadora. Ele calcula que o número de Professores da Praça da Liberdade e ruas e avenidas esteja em torno de uns 5.000 ou mais. Estão caminhando pela cidade na MAIOR GREVE JAMAIS VISTA!!! Então, por favor, não se esqueçam de que é uma CATEGORIA PROFISSIONAL que ESTÁ EM GREVE!! E não uma minoria!!!.
A mídia, comprada e/ou ameaçada, se omite na veiculação de reportagens, vergonhosamente!!!
Mas isso não esmorece os Professores, não!!!! Ao contário, fortalece todo mundo
A revolta contra o Governador de MG e contra a Secretária da Educação é de pasmar qualquer um! Ou esse Poder nos ouve ou o ano letivo estará perdido, e o Governo de MInas terá que enfrentar o Governo Federal, porque as Escolas não terão cumprido os 200 dias letivos e nem as 800 horas anuais.!!!!
QUEREMOS APENAS JUSTIÇA!!! QUE O GOVERNO MINEIRO CUMPRA O PISO SALARIAL DECRETADO EM LEI POR LULA!!!
JUSTIÇA!!!!! JUSTIÇA!!!!!

Sinto orgulho de ser PROFESSORA porque a nossa classe está unida e forte como nunca!!! 
Coragem não nos falta e greve é direito do trabalhador previsto na Constituição!!!

Grande abraço da Profª Iná.

terça-feira

A greve continua...


Mais de 8 mil profissionais da educação de Minas Gerais, reunidos em assembléia na tarde desta terça-feira, 18, em Belo Horizonte, decidiu pela continuidade da greve que já completa 40 dias.
No momento, a categoria exige que o governo do Estado elabore uma proposta por escrito do que tem a oferecer, já que a negociação da última semana não foi respeitada: “ Na última semana, a Secretária de Planejamento Renata Vilhena assegurou que não haveria demissões, no entanto, dias depois, falava-se em substituição dos professores designados. Por isso, agora, exigimos comprovação do que tiver sido negociado” – declara o coordenador da subsede do SindUTe em Itajubá, Gamariel Cardoso dos Santos.
A próxima assembleia dos professores está marcada para o dia 25, terça-feira, na praça da Assembleia Legislativa em Belo Horizonte.

segunda-feira

Decisões importantes sobre a greve


Amigos,

Nós, profissionais da educação do Estado de Minas Gerais, estamos em greve há 39 dias. A situação não é fácil. O governo estadual pressiona e se ampare agora em decisões de três desembargadores que declararam, na última semana, a ilegalidade da nossa greve.
No entanto, na tarde de hoje, segunda-feira, reunidos em assembleia em Itajubá, mais de 80 companheiros da nossa região votaram pela continuidade do movimento. 
Isto sinaliza que nós, profissionais de educação, não estamos amedrontados e nem queremos desistir do combate. Acreditamos na legitimidade da nossa reivindicação: a implantação do piso salarial nacional de R$ 1.312,85, garantido por lei federal e ainda não reconhecido pelo governo do Estado de Minas Gerais.
Dentro da agenda do movimento, amanhã, 18, a comissão de comando de greve, formada por centenas de lideranças de todo o Estado, reúne-se logo pela manhã em Belo Horizonte. E às 14h, na praça da Assembleia Legislativa, milhares de profissionais da educação devem referendar os rumos do movimento. 
Os companheiros que estarão lá, nos representando, decidirão o melhor, e com certeza farão questão de deixar bem claro ao governo e à sociedade que exigem respeito e dignidade profissional. Um ônibus sairá de Itajubá ainda na madrugada desta terça-feira, levando muitos de nós para este momento importante.
É momento de mobilização. Continuemos juntos, pois assim somos mais fortes.
 Fotos: Geraldo Lara

Vereador e Professor Paulino Abranches.