quarta-feira

Conferência de Educação discute metas até 2020

O Vereador Paulino Abranches está participando, nesta semana de 29/3 a 1/4, da Conferência Nacional de Educação - Conae 2010, em Brasília. Discussões com profissionais de educação, lideranças, representantes do governo, pais e alunos de todo País fazem da educação uma construção mais humana e democrática. Através de participações pontuais nas rádios de Itajubá, direto da conferência, Paulino tem deixado transparecer o quanto estas questões fazem parte de seu dia a dia.
Vamos saber mais sobre a Conae 2010:

Cerca de três mil educadores, representantes de movimentos sociais e observadores dos 26 estados e do Distrito Federal estão reunidos em Brasília, até quinta-feira (1o), na Conferência Nacional de Educação (Conae 2010), para discutir o futuro do setor no País. A conferência vai construir um novo Plano Nacional de Educação (PNE), que será encaminhado ao Congresso Nacional, com as metas para educação de 2011 a 2020. O encontro teve início no domingo (28), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Foram encaminhadas à conferência mais de cinco mil propostas, já discutidas nos estados e municípios, para educação em todos os níveis e também para o ensino tecnológico, ambiental, ensino especial, indígena, formação de professores, financiamento e gestão da educação. Mas, para o ministro da Educação, Fernando Haddad, que abriu a conferência, é preciso que haja metas de qualidade no novo plano.
“O PNE não pode mais se fixar em metas meramente quantitativas, que se referem ao atendimento. Temos que atender, mas não basta; é preciso atender bem, com metas qualitativas”, disse.
O ministro destacou ainda a entrada da educação no Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), lançado nesta segunda-feira (29) pelo governo federal. Segundo Haddad, desde 2002 aumentou em 17 vezes o repasse de recursos da União ao Fundo da Educação Básica (Fundeb). Atualmente esses recursos correspondem a R$7,6 bilhões.
O PNE busca melhorar não apenas o nível de escolaridade, mas também a qualidade do ensino e as condições de funcionamento das escolas. Os participantes lembraram, no entanto, que algumas metas do plano que está vigor até fevereiro de 2011, ainda não foram alcançadas, como a redução do analfabetismo. A meta era reduzir a 3 milhões o número dos que não sabem ler e escrever com mais de 15 anos. Hoje existem mais de 14 milhões de analfabetos em todo o Brasil, segundo os participantes.
Eles defenderam ainda a ampliação da oferta de vagas para a educação infantil e jovens de 15 a 17 anos. A meta era que 100% do segmento de 15 a 17 anos estivessem frequentando o ensino médio, mas apenas a metade teria sido alcançada.
O tema central da conferência é Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação – Suas Diretrizes e Estratégias de Ação e está dividido em seis eixos temáticos. Durante quatro dias, a conferência recebe mais de 2,5 mil delegados eleitos em municípios e estados e 500 observadores convidados. Os debates são baseados em um documento-referência, com assuntos sugeridos em conferências municipais e estaduais que ocorreram em 2009.

Fontes
Ministério da Educação
Agência Brasil

segunda-feira

Hora do Planeta em Itajubá


Ver. Paulino Abranches e o companheiro Professor Gama ao fundo: "num gesto de esperança no ser humano como cuidador da casa onde mora, o planeta Terra".
Itajuba participou oficialmente da "Hora do Planeta" no último sábado,27, através de um movimento organizado pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores.
Entre 20h30 e 21h30, as luzes do prédio da Câmara permaneceram apagadas, como forma de mostrar aos líderes mundiais a preocupação com o aquecimento global, como define a Ong WWF (World Wildlife Fund ou Fundo Mundial para a Natureza, em português), que é a criadora da campanha.
Cerca de cem pessoas se reuniram a Bala e Paulino no evento, que teve música de violão e plantio de uma árvore, como "um gesto de esperança no ser humano como cuidador da casa onde mora, o planeta Terra" - como definiu Paulino.
A organização do evento acredita que o número de participantes tende a aumentar conforme as próximas edições da campanha sejam realizadas, e ela comece a integrar a cultura da cidade.
Gente consciente que marcou presença na Hora do Planeta: a colunista Ângela Collares e seu marido,  Prof. Paulo Waki (Unifei).