segunda-feira

2010, O ANO DAS BOAS LEMBRANÇAS

Durante muitos anos vivemos a expectativa de que o próximo ano será melhor que o ano que termina. Nunca vi um ambiente tão favorável ao ano que termina. São milhões de brasileiros que afirmam que o ano foi ótimo e que o Presidente poderia voltar após os quatro anos de Dilma. Desta vez a esperança cedeu lugar a uma realidade de crescimento econômico e por conseqüência ganhos reais na lógica social.Assim, a esperança tornou-se realidade.

O ano de 2010 produziu uma alto estima nos brasileiros e brasileiras, pois os mesmos passaram a acreditar no Brasil e em si mesmos. Temos uma conquista coletiva, envolvendo as classes sociais, principalmente a classe popular. Hoje são milhões que tornaram-se cidadãos de primeira classe. Para encontrar o paraíso ainda falta muito, mas o avanço foi real. Só não vê quem se recusa a aceitar esta nova realidade. Ainda temos muita pobreza, mas a diminuição da mesma aconteceu. Isto é fato. E quando um país, como o Brasil, passa a acreditar em si mesmo nada irá segurar a continuidade da marcha para a plena sustentabilidade. Somos um povo feliz. O que sempre faltou foi a alto estima. Hoje nós temos, não só bananas, mas uma alto estima que vai garantir nossa caminhada ao sucesso. O mundo nos reconhece como uma Nação que certamente irá ocupar as definições geopolíticas do mundo.Queremos um lugar permanente no Conselho de Segurança da ONU, queremos o fortalecimento do BRIC e do MERCOSUL, queremos um nova estrutura da ONU e o fim do Império Ianque para produzirmos uma nova relação de poder no mundo.

O Brasil venceu o desafio de crescer econômica e socialmente e provou que a melhor política de desenvolvimento é o combate à pobreza.Construímos um projeto de Nação baseado no desenvolvimento com inclusão social. Fortalecemos a economia sem enfraquecer o social. Diminuímos a desigualdade sem gerar conflito de classes. Hoje temos os maiores e mais modernos programas de transferência de renda, segurança alimentar e assistência social que o mundo já viu. O Bolsa Família beneficia quase 13 milhões de famílias; o salário mínimo teve um ganho real de 67% nos últimos oito anos.O investimento na agricultura familiar cresceu oito vezes e o assentamento no campo atingiu 600 mil famílias.Temos o PAC, PROUNI, REUNI, LUZ PARA TODOS, FIÉS,MINHA CASA/MINHA VIDA,PRÉ-SAL, PETROBRÁS,SUPERÁVIT PRIMÁRIO, EMPREGO COM CARTEIRA ASSINADA,US$ 300 BILHÕES DE RESERVAS INTERNACIONAIS, DE DEVEDOR PASSAMOS PARA CREDOR,FUNDEB,ETC...

O Brasil mais do que nunca é dos brasileiros e brasileiras. Terminamos o ano com um saldo tão positivo que certamente podemos dizer que 2010 não sairá de nossas boas lembranças.

Vereador Paulino Abranches