quinta-feira

"Igualdade racial é respeitar a sua identidade e criar oportunidades"

Este texto, que transcrevemos do site da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República,  propõe uma ótima reflexão para este 20 de novembro: o Dia da Consciência Negra.
Boa leitura!

O Dia da Consciência Negra é uma data para a reflexão de todos nós brasileiros. Durante o período da escravidão, os negros sofreram inúmeras injustiças. E ás custas do seu sofrimento nas senzalas, nos campos e nas cidades, foi erguido tudo o que havia no Brasil daquela época. Os negros resistiram de diversas formas, nas muitas revoltas, fugas e com a formação de quilombos em várias partes do país. Assim, surgiu o Quilombo dos Palmares e o seu sonho de liberdade, que teve como principal líder Zumbi.



Veio a Abolição em 1888, o Brasil mudou e hoje é uma das maiores economias do mundo. No entanto, os negros continuaram em situação de desigualdade, ocupando as funções menos qualificadas no mercado de trabalho, sem acesso às terras ancestralmente ocupadas no campo, e na condição de maiores agentes e vítimas da violência nas periferias das grandes cidades. Sua luta, inspirada em Zumbi e em outros heróis negros que tombaram ao longo do caminho, precisava continuar.



Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695, e seu corpo foi exibido em praça pública para semear o medo entre os escravos e impedir novas revoltas e fugas. Mas o efeito foi oposto, despertando em muitos a consciência de que era preciso lutar contra a escravidão e as desigualdades, como Zumbi ousou fazer. A memória deste herói nacional, no Dia da Consciência Negra, nos compromete com a construção de uma sociedade na qual todos tenham não apenas a igualdade formal dos direitos, mas a igualdade real das oportunidades.


Fonte: http://www.diadaconsciencianegra.com.br/
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República

segunda-feira

PT se prepara para eleger novas direções em todo o País



No último sábado, 14, dezenas de filiados do partido participaram de uma reunião do Diretório local, na qual foram apresentadas e discutidas as propostas da nova liderança.




O Partido dos Trabalhadores, em todo o País, passa por um momento de renovação. No próximo domingo dia 22 de novembro mais de 1,4 milhão filiados irão às urnas para escolher as novas direções do Partido. O PT promove esse processo democrático do voto direto do filiado, o PED, desde 2001. Nele, todos os filiados votam para escolher os presidentes municipais, estadual e nacional do partido, assim como todas as direções.



No PT de Itajubá, mais de 200 filiados estão aptos a votar no próximo domingo. A chapa “O PT que a gente quer” local, encabeçada pelo vereador Paulino Abranches, foi escolhida por consenso. Composta por outros 25 nomes, representativos de vários segmentos e movimentos sociais.



“Este é o momento de construir com o coletivo uma proposta unificada, ampliando o debate e fortalecendo o PT municipal na perspectiva das eleições gerais no País” – definiu o candidato Paulino Abranches.



Para o atual presidente do partido, Ulysses Gomes, o partido está mais forte e organizado e tem em seu quadro de filiados militantes e lideranças fortes que a cada dia se fazem mais presentes na sociedade através dos movimentos sociais organizados.


“Nestes dois anos em que tive a oportunidade de estar à frente do PT de Itajubá, tive a grata satisfação de, junto aos filiados, recompor o partido perante a sociedade itajubense. Hoje estamos mais presentes, temos uma ação mais qualificada e representativa, seja na câmara de vereadores, no executivo, na sociedade organizada ou mesmo dentro do partido. Isso é fruto de um amadurecimento de pessoas sérias que vêm, cada dia mais, trabalhando em prol de nossa comunidade. Tenho certeza que o nosso orgulho de ser petista também é o orgulho de muita gente que acredita numa forma nova de fazer política, com transparência, participação e compromisso ético.” - declarou Ulysses.



Fonte: Assessoria de Comunicação