domingo

Precisamos ajudar a Santa Casa de Itajubá


              Ninguém precisa ser convencido da importância da Santa Casa para nossa cidade. Além da história  própria desta instituição, milhares de vidas estiveram e estão ligadas à Santa Casa. A história da Santa Casa se mistura com a história de Itajubá. Desta forma, não dá para fazer de conta que não é conosco o problema financeiro que nos últimos anos vem afetando aquela instituição.
              Como vereador, faço parte da comissão de saúde da Câmara e sou também tesoureiro na atual Mesa Diretora. Por isso, a atual diretoria da Santa Casa me procurou para expor o problema financeiro da instituição, solicitando a possibilidade de auxílio financeiro por parte da Câmara.
              A Câmara está em constante racionamento de gastos e atualmente temos uma sobra de caixa. Apresentei à Mesa Diretora a proposta de antecipação da devolução de R$ 800 mil ao Executivo, que se comprometeu a encaminhar à Câmara uma lei autorizativa, permitindo esta transação para socorrer a Santa Casa.
              Toda discussão  em torno da devolução do numerário para o Executivo e o encaminhamento deste, em parcelas, para a Santa Casa, gerou preocupação em alguns vereadores, diante da  garantia ou também da seriedade dos gestores atuais da Santa Casa.
               Tenho clareza da situação e segurança em afirmar que não podemos deixar, de forma nenhuma, somente o Hospital Escola como única instituição hospitalar para atender a população de nossa cidade. Esta instituição tem feito um trabalho exemplar, mas tem também suas limitações e envolvimento com grupos econômicos privados que desenvolvem as ações de saúde  na lógica  lucrativa. Assim, é muito risco para o município ficar na dependência exclusiva de uma instituição. Em regra geral, são 220 mil usuários, provenientes de Itajubá e de cidades do entorno, que utilizam o sistema de saúde de nossa cidade. Permitir este sistema sem concorrência é privilegiar o que já está privilegiado, principalmente quando analisamos a possível falência da Santa Casa.
               A Fundação Mahle, a Indústria Mahle, o Banco Bradesco, o Banco Itaú, a Caixa Econômica Federal, a Prefeitura de Itajubá, cidadãos e cidadãs itajubenses já contribuíram financeiramente. Defendo que a Câmara Municipal pode dar sua parcela de contribuição, devolvendo antecipadamente uma sobra de caixa do orçamento da 2010 para que seja repassada à Santa Casa de Itajubá.
Vereador Paulino Abranches.