domingo


70 anos da CLT (1943/2013)
Consolidação das Leis do Trabalho
Era Ditadura Varguista. Período conhecido como Estado Novo.Tudo proibido. Nada de liberdade de expressão. Aqueles ou aquelas  que por coragem ou ideologia ousassem  denunciar os  desmandos   Varguistas caiam   na rede da repressão e posteriormente  em penitenciárias nada  respeitosas na lógica de direitos humanos.
Mas era Vargas o governante, um populista  que fez história criando antagonismos   que até  hoje não foram desvendados. Começou pela Constituição de 1934 que pela primeira vez estabeleceu Direitos Sociais aos trabalhadores. Nesta constituição, estava garantido  os primeiros  direitos trabalhistas  da história do Brasil. Porém, não foi para todos. Somente os trabalhadores urbanos, da indústria e do comércio, foram contemplados. O Campo ficou fora.  Fazendeiros  Getulistas  apoiaram  as mudanças  apresentadas. Getúlio não  produziu confronto com  os mesmos. Fez uma reforma, nada foi revolucionário. As mudanças ,na Lei , apresentadas por Getúlio  ordenaram  o mundo da indústria e do comércio  que estavam na fase  de organização.  Certamente esta  foi a maior   razão  da elite   permitir  o conjunto de   leis   proclamada oficialmente  pelo grupo getulista.
Faltava regulamentar  as leis trabalhistas. Naquele  momento  eram poucas, mas para a época, eram  avançadas: oito horas de trabalho diário; final de semana remunerado; indenização por acidente de trabalho; férias anuais, indenização  por demissão sem justa causa; proibição do trabalho  noturno para crianças   e a grande vitória  do povo trabalhador(a): a criação do salário mínimo.  Porém, se o patrão não cumprisse as novas leis  a justiça do Trabalho, também criada com a Constituição de 1934, faria o julgamento quando fosse provocada.Nesta locução, chega  em 1943 a CLT, Consolidação das Leis do Trabalho, como sendo a referência legal da relação Capital/Trabalho.
Não podemos deixar de destacar que não foi um presente de Vargas,mas sim o resultado de uma luta  que já existia no Brasil desde o fim do século XIX. O Varguismo foi muito inteligente. Fez da  reivindicação operária  um presente  do governo( Getúlio : Pai dos Pobres). Mas, inegavelmente foi um  rearranjo político das elites  que naquele momento  não tinham mais como negar tais direitos. Foram poucos, mas certamente  foi um grande passo  para  o fortalecimento da Classe Trabalhadora  e que tornou-se um instrumento  importante  para garantir  minimamente  os direitos estabelecidos.
Paulino Abranches