quinta-feira

Expresso da Cultura movimenta Itajubá a partir deste sábado


Levar alternativas culturais e promover a cidadania. Esta é a proposta do Instituto Góia, que realiza nos bairros da cidade um projeto inovador: o Expresso da Cultura

As preguiçosas tardes de sábado e domingo nos bairros de Itajubá ganharão mais vida neste mês de agosto. Um caminhão palco e várias tendas percorrerão a cidade, levando atividades como oficinas de dança de salão, capoeira e street dance, além da milenar prática corporal oriental, o lian gong. A partir das 19h30, haverá a apresentação da comédia musical Curso de Porte e Postura, com o grupo teatral 3 à Solta. A peça, dirigida por Marcelo Dalla, é sucesso inquestionável há 16 anos.

Uma verdadeira sacudida cultural, o Expresso da Cultura percorrerá dez comunidades do município, a partir do próximo sábado, dia 1º, às 14h30, quando estaciona na Rua José Marques Duarte, na Vila Rubens. 'É a primeira vez que temos um evento deste porte em Itajubá. Acredito que a arte abre portas. Em função disto, muitos moradores terão a opção de conhecer gente nova e de se envolver em atividades construtivas, bem orientadas. Projetos como este colaboram para a redução dos riscos sociais e para a construção da paz', opina o vereador e professor Paulino Abranches, que trabalha na comunidade Vila Rubens há mais de 30 anos.

A construção da paz e da cidadania são valores essenciais para o Instituto Góia, que existe em Itajubá desde 2005 e, dentre outros programas, mantém o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itajubá. Para seu presidente, Ulysses Gomes de Oliveira Neto, é uma grande alegria colocar nas ruas um projeto que contribui para levar as pessoas a refletirem, a se tornarem sujeitas de sua história, a exercerem plenamente seu papel de cidadão e cidadã. 'Dá muito trabalho para organizar o Expresso da Cultura, mas com certeza é uma iniciativa em que todo mundo ganha', declara.

Os próximos bairros a serem visitados são: Santo Antônio, Cruzeiro, Rebourgeon, Medicina, Santa Rosa, Varginha, N. Sra. de Fátima, Jardim das Colinas e Novo Horizonte. A programação completa pode ser conferida em www.institutogoia.org.br

Saiba mais sobre a peça: www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=1216772

Contato com Ulysses Gomes: