terça-feira

O Irã, o imperialismo e a mídia podre

Amigos, 
Agradeço aos visitantes habituais e aos novos leitores do nosso blog e convido-os a deixarem seus comentários, com críticas e sugestões às postagens. Terei imensa satisfação em responder. 
Estarmos cientes de como se dão as interações em nível global é muito importante. Por isso, hoje compartilho com vocês uma boa reflexão do nosso companheiro de luta, professor Lauri Rene, que leciona História na rede estadual em Itajubá e Maria da Fé. Espero que gostem, como eu.
Ver. e Prof. Paulino Abranches.

O Irã, o imperialismo e a mídia podre

Muito tem se falado do Irã ultimamente em nossa mídia. Porém, como nossa imprensa é um lixo, muitas informações são distorcidas e falsas. Outras, por sua vez, nem são veiculadas.

Um exemplo é o projeto iraniano Zona Econômica Especial de Energia, em andamento na região de Fars, perto de Pasárgada. Esta é uma região onde o governo de Teerã pretende criar uma zona de desenvolvimento econômico baseada em suas enormes reservas de gás e petróleo, visando o desenvolvimento de um pólo pertroquímico. A ideia é deixar de exportar gás e petróleo bruto e passar a comercializar produtos industrializados de alto valor agregado.

Nesta região está em andamento a construção de uma rede de infraestrutura que possibilita a implantação da Zona Econômica Especial de Energia. São estradas, prédios, amplas instalações industriais, projetos urbanísticos, farta plantação de árvores especiais, um aeroporto internacional e um porto com grande capacidade de atração.

Importante notar que esta Zona funciona de forma autônoma, ou seja, é administrada por um comitê dirigente que inclui funcionários do Estado e presidentes de algumas das grandes empresas que lá atuam. Até a autorização para a entrada de visitantes estrangeiros pode ser conseguida no local, sem intervenção de Teerã. Muito diferente da imagem autoritária e antidemocrática que a mídia constrói deste país.

Curioso como a nossa tão alardeada mídia nunca veiculou tal informação. Pra eles, o Irã é um país autoritário, habitado por fanáticos religiosos, sedentos por construir uma bomba atômica.

Como sempre, a nossa elite anacrônica, aliada a uma mídia subserviente antinacionalista, não consegue compreender as mudanças que se passam à frente de seus olhos e vive numa realidade há muito superada.

Defende com veemência uma realidade já ultrapassada. Defende a liderança norteamericana inconteste sobre o resto do mundo. É porta-voz de um mundo que está em declínio, como nos mostra a atual crise do capitalismo financeiro dos países imperialistas ( EUA, Zona do Euro, Japão).

O desespero destes países reside no fato de não mais dominarem os países em desenvolvimento. Justamente aqueles que exploravam e que os salvavam e momentos de crise. Ou seja, agora não tem ninguém para pagar as contas.

Deixo aqui um link para matéria do jornalista do Jornal do Brasil Haroldo Lima, que escreveu  a partir de sua recente visita ao Irã:

http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2010/5/23/no-ira-muito-petroleo-e-pouco-uranio

Prof. Lauri Rene

Um comentário:

  1. Será que o nosso deputado Jose Henrique votou contra o piso salarial do professor? Se isso tiver procedência, coitado... o povo daquí só conhece esse deputado. Será o momento de fazer um trabalho bem elaborado mostrando quem é o tal. Um abraço companheiro, não sou do PT mas, sou do PTC. Valeu pelo apoio e até breve...

    ResponderExcluir

Paulino Abranches.