No final de janeiro e primeiros dias deste mês, pudemos compartilhar com alunos do Projovem Urbano* de nossa cidade, uma reflexão sobre a globalização. O tema, tão propalado, ficou mais próximo da realidade dos alunos a partir dos exemplos que eles mesmos traziam ao debate.
Foram momentos muito gratificantes, dos quais compartilho algumas fotos com vocês.
Agradeço aos professores do Projovem (foto abaixo), que me receberam muito bem!
Paulino Abranches.
___________________________________
* O que é o Projovem Urbano?
O Projovem Urbano é um programa de iniciativa do governo federal em parceria com estados e municípios. Dispõe-se a oferecer uma segunda oportunidade a jovens entre 18 e 29 anos que, por algum motivo, não concluíram o ensino fundamental e por isso encontram dificuldade de integração a um mercado de trabalho exigente e seletivo.
Foi implantado há pouco mais de 2 meses em Itajubá, em grande parte devido ao empenho do secretário de educação Rafael Pereira em conseguir o número necessário de interessados exigido pela organização do programa. Antevendo a possibilidade de um impacto positivo na cidade em termos de educação, qualificação para o trabalho e melhoria de qualidade de vida, Rafael destacou equipes para visitação casa a casa nos bairros próximos aos locais onde os núcleos do programa seriam implantados, num esforço concentrado de encontrar e motivar possíveis alunos.
Retomar a formação escolar, integrar os jovens ao mundo produtivo e promover a sua participação social são os principais objetivos do programa. Em Itajubá funcionam dois dois núcleos do Projovem, ambos com aproximadamente 150 alunos: um no Caic, no bairro Novo Horizonte, e outro na Escola Municipal Teodomiro Santiago, no bairro Varginha.
Helem Sandra Albino
Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Paulino Abranches.