O vereador de Itajubá e professor Paulino Abranches participa, durante toda esta semana, da Conferência Nacional de Educação – Conae – etapa estadual. 'O evento tem um caráter muito dinâmico e participativo. Há lideranças representativas de todo o Estado entre os presentes, o que confere legitimidade às decisões que serão tomadas' – declara.
Nesta segunda-feira, esteve em pauta o debate sobre a criação de um padrão de qualidade unificado na educação, englobando as instâncias federal, distrital, estaduais, municipais e inclusive a rede particular de ensino.
Já no início do evento, Paulino apresentou à apreciação dos conferencistas três moções que, se aprovadas, serão levadas a Brasília em abril de 2010, na etapa nacional da Conae. São elas:
1. Moção de apoio à criação da Petrosal e destinação de 6% de seu lucro líquido ao ensino público em todo o País.
2. Moção de repúdio ao golpe de Estado em Honduras, ressaltando como positiva a atuação da Embaixada Brasileira no sentido do pleno restabelecimento do Estado democrático em Honduras e do Governo de Manoel Zelaya.
3. Moção de apelo ao MEC para que viabilize, através de parceria direta com os municípios e universidades a pré-inscrição dos professores mineiros na plataforma Paulo Freire para formação inicial e pós-graduação. 'Hoje, a oportunidade de qualificação oferecida pelo governo federal está inacessível aos docentes mineiros e mineiras devido à intransigência da secretária do estado da educação do governo Aécio Neves, que não estabeleceu relação ou parceria com o MEC neste sentido' - explica Abranches.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Paulino Abranches.