quinta-feira

PT cresce na preferência da população, aponta pesquisa Vox Populi

"É possível unir democracia, crescimento econômico e redução da pobreza” (Presidente Lula)

O único Partido colocou em prática no País políticas efetivas de transferência de renda e promoção social é reconhecido internacionalmente e também pelo povo brasileiro.

O Partido dos Trabalhadores vem crescendo de forma significativa na preferência da população brasileira. De acordo com pesquisa da VoxPopuli, realizada entre 31 de outubro e 5 de novembro em 170 municípios do país, o PT saltou de 19% em março de 2004 para 30% em outubro deste ano na preferência partidária da sociedade. Já a rejeição, caiu de 8% para 7% no mesmo período. Para 36% dos entrevistados, o PT é o partido que mais ganha importância política e possui lideranças fortes.

A simpatia do povo brasileiro também é do PT, com cerca de 60%. O número também vem evoluindo. Em maio de 2008, eram 48% os entrevistados simpatizantes. Apenas 2% acreditam que é um partido com pouca força política.

A atuação do partido nas questões econômicas e sociais também foi avaliada. Para quase 70% da população, o PT tem papel importante e colabora de forma efetiva no crescimento da economia brasileira. 66% dos entrevistados também se mostram confiantes sobre esse assunto e acham que a economia encontra-se em pleno processo de progressão. Para 59% tem expectativas bastante positivas também para os próximos meses.

Os dados foram apresentados pelo presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, que esteve presente na tarde de segunda-feira (14) na última reunião ordinária do ano do Diretório Estadual do PT de São Paulo.

Após a apresentação, Berzoini fez uma análise da conjuntura política e ressaltou, sobretudo, a importância do arco de alianças tanto em nível nacional, quanto estadual a fim de que se consolide o projeto democrático popular colocado em prática pelo Governo Lula, com continuidade e aprofundamento das políticas implantadas.

Apesar dos grandes desafios a serem superados em 2010, Berzoini se mostra confiante e destaca o potencial de crescimento do PT no Brasil, pela sua base e capilaridade conquistadas ao longo dos 30 anos e pela situação econômica e social favorável que se encontra o país, reconhecida internacionalmente.



Fonte: Fonte:http://www.pt.org.br

domingo

Por um 2010 com mais cidadania e justiça social para todos!


Vereadora mirim participa da Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente



 O vereador Paulino Abranches fez questão de cumprimentar, em seu gabinete, a vereadora mirim e aluna da Fundação Bradesco, Jéssica Chaves, escolhida para ser uma das representantes estaduais na Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente que entre os dias 7 e 10 de dezembro, em Brasília.


Antes da viagem, ao resumir suas expectativas para o Encontro, Jéssica disse esperar que todos os envolvidos, assim como ela, estejam realmente interessados na causa da criança e do adolescente, e que de lá saiam diretrizes importantes para o enfrentamento dos vários tipos de violação de direitos que acontecem todos os dias em nosso País.

Para o vereador, o interesse e o espírito participativo de Jéssica são um estímulo para que mais jovens se interessem pelo que acontece na cidade, no País e queiram colaborar para um fazer novo: "A transformação social só acontece se as pessoas se dispuserem a participar", declarou.

Vereador Paulino Abranches é o novo presidente do PT de Itajubá

Gleber Naime foi o escolhido dos petistas itajubenses para presidente do PT/MG, com 65% dos votos válidos, e  Dutra para presidente nacional, com 73%.


Ao centro, Ulysses Gomes, atual presidente do PT de Itajubá, presidindo a mesa e procedendo a apuração dos votos, cercado por fiscais e militantes.


Concluída a apuração dos votos do processo de eleições diretas em Itajubá, ao final de um domingo bastante animado no diretório local, foi anunciada a vitória do companheiro Paulino Abranches para a presidência do partido.


Filiado há 28 anos ao PT, ele sempre fez parte da executiva local, mas vai assumir pela primeira vez o cargo de presidente.


"Esta vitória representa uma grande responsabilidade, pois é um cargo de consenso. Entendo que devo contribuir para o equilibrio dentro do partido, para promover a unidade dentro da diversidade. Isto é fundamental para nos fortalecermos para a caminhada rumo às eleições 2010." - declarou.


A apuração ainda mostrou que 65% dos companheiros do PT de Itajubá votaram em Gleber Naime para a presidência do PT/MG. "Confiamos e aguardamos a vitória da chapa "O PT que a gente quer em todo Estado" - afirmou Abranches.

quinta-feira

"Igualdade racial é respeitar a sua identidade e criar oportunidades"

Este texto, que transcrevemos do site da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República,  propõe uma ótima reflexão para este 20 de novembro: o Dia da Consciência Negra.
Boa leitura!

O Dia da Consciência Negra é uma data para a reflexão de todos nós brasileiros. Durante o período da escravidão, os negros sofreram inúmeras injustiças. E ás custas do seu sofrimento nas senzalas, nos campos e nas cidades, foi erguido tudo o que havia no Brasil daquela época. Os negros resistiram de diversas formas, nas muitas revoltas, fugas e com a formação de quilombos em várias partes do país. Assim, surgiu o Quilombo dos Palmares e o seu sonho de liberdade, que teve como principal líder Zumbi.



Veio a Abolição em 1888, o Brasil mudou e hoje é uma das maiores economias do mundo. No entanto, os negros continuaram em situação de desigualdade, ocupando as funções menos qualificadas no mercado de trabalho, sem acesso às terras ancestralmente ocupadas no campo, e na condição de maiores agentes e vítimas da violência nas periferias das grandes cidades. Sua luta, inspirada em Zumbi e em outros heróis negros que tombaram ao longo do caminho, precisava continuar.



Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695, e seu corpo foi exibido em praça pública para semear o medo entre os escravos e impedir novas revoltas e fugas. Mas o efeito foi oposto, despertando em muitos a consciência de que era preciso lutar contra a escravidão e as desigualdades, como Zumbi ousou fazer. A memória deste herói nacional, no Dia da Consciência Negra, nos compromete com a construção de uma sociedade na qual todos tenham não apenas a igualdade formal dos direitos, mas a igualdade real das oportunidades.


Fonte: http://www.diadaconsciencianegra.com.br/
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República

segunda-feira

PT se prepara para eleger novas direções em todo o País



No último sábado, 14, dezenas de filiados do partido participaram de uma reunião do Diretório local, na qual foram apresentadas e discutidas as propostas da nova liderança.




O Partido dos Trabalhadores, em todo o País, passa por um momento de renovação. No próximo domingo dia 22 de novembro mais de 1,4 milhão filiados irão às urnas para escolher as novas direções do Partido. O PT promove esse processo democrático do voto direto do filiado, o PED, desde 2001. Nele, todos os filiados votam para escolher os presidentes municipais, estadual e nacional do partido, assim como todas as direções.



No PT de Itajubá, mais de 200 filiados estão aptos a votar no próximo domingo. A chapa “O PT que a gente quer” local, encabeçada pelo vereador Paulino Abranches, foi escolhida por consenso. Composta por outros 25 nomes, representativos de vários segmentos e movimentos sociais.



“Este é o momento de construir com o coletivo uma proposta unificada, ampliando o debate e fortalecendo o PT municipal na perspectiva das eleições gerais no País” – definiu o candidato Paulino Abranches.



Para o atual presidente do partido, Ulysses Gomes, o partido está mais forte e organizado e tem em seu quadro de filiados militantes e lideranças fortes que a cada dia se fazem mais presentes na sociedade através dos movimentos sociais organizados.


“Nestes dois anos em que tive a oportunidade de estar à frente do PT de Itajubá, tive a grata satisfação de, junto aos filiados, recompor o partido perante a sociedade itajubense. Hoje estamos mais presentes, temos uma ação mais qualificada e representativa, seja na câmara de vereadores, no executivo, na sociedade organizada ou mesmo dentro do partido. Isso é fruto de um amadurecimento de pessoas sérias que vêm, cada dia mais, trabalhando em prol de nossa comunidade. Tenho certeza que o nosso orgulho de ser petista também é o orgulho de muita gente que acredita numa forma nova de fazer política, com transparência, participação e compromisso ético.” - declarou Ulysses.



Fonte: Assessoria de Comunicação



sexta-feira

Vereador Paulino Abranches é escolhido entre os representantes de Minas na Conae 2010 em Brasília

Terminou nesta quinta-feira, 12, a etapa estadual da Conae em Minas Gerais. No último dia do evento, foram escolhidos os 166 delegados que representarão o Estado em março de 2010 em Brasília, na Conferência Nacional de Educação - Conae. Entre estes, os itajubenses vereador e professor Paulino Abranches, a professora Neide, representando os gestores de escolas públicas do ensino básico, e a professora Mariângela, representando as instituições universitárias.




Gestores, profissionais da educação, pais, estudantes, representantes de instituições e de movimentos sociais, provenientes dos 853 municípios mineiros compuseram o público de 1.200 conferencistas, que se reuniram durante 4 dias no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte, atendendo ao chamado do governo federal para a participação social no desenvolvimento da educação no País.



Para o vereador Paulino, o evento foi muito positivo, pois avançou na discussão de uma agenda comum para a próxima década na educação: "Em Minas Gerais, a educação está sendo produzida de uma forma fragmentada. Existem experiências positivas e outras não tão boas assim. Produzimos, neste encontro, um documento final sobre o que queremos para a educação até 2020. Entendemos que é um desafio a busca de uma agenda possível a todos os níveis para que a qualidade do que vem sendo feito de melhor em Minas seja mantida . Há muito por fazer" - declarou o vereador.

quarta-feira

50 famílias realizam o sonho da casa própria em Itajubá




Em um clima bastante festivo, democrático e de grande emoção, a Prefeitura Municipal de Itajubá realizou, no dia 6 de novembro, a entrega das chaves para as 50 famílias que irão habitar o loteamento Nova Canaã no bairro do Moquém . Estiveram presentes a esta cerimônia varias autoridades civis , militares e religiosas, ex-prefeitos, o atual prefeito Jorge Mouallem e o vice-prefeito Laudelino, secretários e diretores municipais, vereadores, membros do Conselho municipal da Habitação, entidades como a Associações de Moradores do Bairro do Rebourgeon, CAMURI, demais convidados e os anfitriões do dia:  os moradores contemplados com a casa própria .


Fizeram seus pronunciamentos  o gerente geral da Caixa Econômica Federal, Sr. Antônio Henrique dos Santos, o vice-prefeito Laudelino e o prefeito municipal Dr. Jorge, acompanhado pelo ex-prefeito Sr. Benedito Pereira dos Santos, que iniciou as construções no local.

Em seguida, o diácono da Paróquia Sagrada Família, Leandro Edvaldo dos Santos, deu boas-vindas aos novos integrantes da paróquia e fez a benção das chaves .

A partir daí, o que se pode notar foi um misto de euforia, desabafo e emoção, quando os moradores receberam as chaves das autoridades presentes.
 

O vereador Paulino Abranches esteve presente a esta cerimônia e participou da entrega das chaves. Ele parabenizou o companheiro Francisco Régis, diretor municipal de habitação, que muito se empenhou para a entrega das casas.
 
 
Fonte: Assessoria parlamentar do Vereador Paulino Abranches.

Moção referente à Petro-sal é aprovada na Conae em BH

A terça-feira, 11, foi um dia de intenso debate entre os 1.200 conferencistas da Conae, Conferência Nacional de Educação, etapa estadual, em Belo Horizonte. Nesta data, a moção de apoio à criação da Petro-sal pelo governo federal e a proposição da destinação de 6% de seu lucro líquido ao ensino público em todo o País, de autoria do vereador e professor Paulino Abranches, foi aprovada pelos presentes, passando a constar no documento oficial da conferência estadual, a ser encaminhado a Brasília em abril de 2010.

"Os educadores mineiros entenderam que é muito importante o seu apoio à criação da Petro-sal - uma empresa estatal destinada à exploração do pré-sal, cujo capital e dividendos serão exclusivamente nacionais. Propomos que a percentagem de 6% do lucro líquido da estatal seja investido na educação nacional, em todos os níveis. E isto pode representar um significativo avanço de qualidade para a educação brasileira"- comemorou Abranches.

Desde abril deste ano, a Conae vem mobilizando órgãos governamentais e entidades da sociedade civil de defesa da educação em todo o País para a definição dos novos rumos da educação na próxima década.

Saiba mais sobre a criação da Petro-sal clicando aqui.









Assessoria de Comunicação

segunda-feira

Vereador Paulino busca apoio às suas propostas na Conae em BH



O vereador de Itajubá e professor Paulino Abranches participa, durante toda esta semana, da Conferência Nacional de Educação – Conae – etapa estadual. 'O evento tem um caráter muito dinâmico e participativo. Há lideranças representativas de todo o Estado entre os presentes, o que confere legitimidade às decisões que serão tomadas' – declara.


Nesta segunda-feira, esteve em pauta o debate sobre a criação de um padrão de qualidade unificado na educação, englobando as instâncias federal, distrital, estaduais, municipais e inclusive a rede particular de ensino.

Já no início do evento, Paulino apresentou à apreciação dos conferencistas três moções que, se aprovadas, serão levadas a Brasília em abril de 2010, na etapa nacional da Conae. São elas:

1. Moção de apoio à criação da Petrosal e destinação de 6% de seu lucro líquido ao ensino público em todo o País.

2. Moção de repúdio ao golpe de Estado em Honduras, ressaltando como positiva a atuação da Embaixada Brasileira no sentido do pleno restabelecimento do Estado democrático em Honduras e do Governo de Manoel Zelaya.

3. Moção de apelo ao MEC para que viabilize, através de parceria direta com os municípios e universidades a pré-inscrição dos professores mineiros na plataforma Paulo Freire para formação inicial e pós-graduação. 'Hoje, a oportunidade de qualificação oferecida pelo governo federal está inacessível aos docentes mineiros e mineiras devido à intransigência da secretária do estado da educação do governo Aécio Neves, que não estabeleceu relação ou parceria com o MEC neste sentido' - explica Abranches.



Fonte: Assessoria de Comunicação









Berlim: a queda do muro

Amigos, o Muro de Berlim, também conhecido como Muro da Vergonha, simbolizou a Guerra Fria e trouxe sofrimento a milhares de famílias alemãs, que da noite para o dia se viram isoladas em lados opostos da capital alemã: cidadãos "comunistas e capitalistas" não conviviam, até o dia 9 de novembro de 1989.
Achei interessante a linha do tempo que a Revista Aventuras na História trouxe este mês e quis compartilhar com vocês. Saiba mais também aqui.
Boa leitura!
Prof. Paulino



Linha do Tempo
O último dia da construção que dividiu Berlim por 28 anos

Erguido em agosto de 1961, o muro de Berlim, que dividia a cidade em duas, foi o maior símbolo da Guerra Fria, que separou o mundo em dois blocos: os aliados dos Estados Unidos e os sob influência da União Soviética. Com a decadência desta última na década de 80, o muro caiu, em 9 de novembro de 1989. Era o fim da Guerra Fria
por Maria Dolores Duarte




5h10 - Demissão coletiva



Os jornais berlinenses circulam pela cidade dividida. As principais notícias se referem à demissão coletiva de membros da cúpula do poder comunista, entre eles o primeiro-ministro Willi Stoph, no dia 7 de novembro. Em 18 de outubro, o chefe de Estado da Alemanha Oriental e ícone de resistência à abertura política, Erich Honecker, já havia renunciado.



8h - Tensão pela manhã



A Alemanha comunista amanhece tensa, na expectativa do reflexo das demissões e da pressão da população. Cerca de 60 mil pessoas já haviam fugido para países do Ocidente, sobretudo para a Alemanha Ocidental, pela Hungria, desde a abertura das fronteiras do país vizinho, em setembro.



17h30 - Dia em branco



Apesar da pressão da população e da imprensa internacional, o governo permanece impassível e não há sinais de que algo vá acontecer. Não há sequer um pronunciamento durante todoo dia, como se nada estivesse ocorrendo. Para os alemães, parece que o dia vai terminar sem nenhuma novidade.



19h - Passe livre



Em uma entrevista coletiva, transmitida ao vivo pela emissora de TV alemã-oriental, o porta-voz do partido comunista, Gunther Schabowski, surpreende a todos e anuncia uma lei que permite aos cidadãos viajar para a Alemanha Ocidental livremente. A lei começava a vigorar, segundo ele, imediatamente.



19h05 - Governo em xeque



A declaração de Schabowski coloca o governo num beco sem saída e antecipa os planos de abrir as fronteiras. Na verdade, Schabowski havia acabadode chegar de viagem e recebeu a missão de anunciar a lei poucos minutos antes da coletiva. Não estava seguro sobre os detalhes práticos e, pressionado, falou de improviso.



19h10 - Marcha ao muro



A notícia da abertura da fronteira se espalha rapidamente e a cidade entra em euforia. Depois de 28 anos sem poder passar para o lado ocidental, as pessoas saem de suas casas para ver de perto a abertura dos portões. Cerca de 1 milhão de cidadãos se reúnem no lado oriental da fronteira.



20h - Ruas tomadas



As ruas estão tomadas, sobretudo o centro de Berlim, com 500 mil pessoas diante do muro. De todo lado chega mais gente, a pé ou a bordo dos Trabants e Watburgs – carros de produção local, únicos que os alemães-orientais podiam adquirir –, de Berlim ou de outras cidades, como Leipzig. O governo ainda não sabe o que fazer.



22h15 - Portas abertas



Diante da multidão querendo passar, os policiais abrem os portões. Além dos policiais, havia 20 fiscais em cada posto. O portão de Bornholmer Strasse, no subúrbio, abre primeiro. Depois, o de Brandemburgo, no centro da cidade.



23h - O muro é nosso



O muro está tomado. Alemães-ocidentais e orientais festejam. As pessoas sobem e dançam em cima do muro. Começam a se formar filas de carros para atravessar a fronteira, que chegam a mais de 100 quilômetros. A passagem só é permitida na manhã do dia seguinte, quando mais de 2 milhões de cidadãos do Oriente passam pela fronteira.



23h45 - Picaretada



Alemães tentam destruir o muro com picaretas e outras ferramentas. O gesto é apenas simbólico. Em 13 de junho de 1990, o governo manda 300 soldados, que levam seis meses para derrubar o muro. Em 3 de outubro, o chanceler Helmut Kohl decreta a reunificação da Alemanha.


Fonte: site da Revista Aventuras na História

Conferência Estadual de Comunicação: por uma midia mais democrática

Será realizada nos dias 13, 14 e 15 de novembro a Conferência Estadual de Comunicação, no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A Conferência tem como tema “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital” e vai reunir três segmentos da sociedade: sociedade civil, sociedade civil empresarial e poder público.


As pré-inscrições estão sendo realizadas a partir das 9h00 desta segunda-feira, dia 9 de novembro até as 23h59 do dia 10 de novembro, por meio de um formulário a ser preenchido no site do evento:www.governo.mg.gov.br/confecom

A luta por pela democratização cada vez maior da mídia deve ser constante. Por isso, militantes de movimentos sociais, sindicais e políticos também devem estar atentos a participar do evento.

Um dos avanços para o debate da conferência estadual foi a inclusão do tema política estadual de comunicação. Os participantes estarão debatendo a democratização da comunicação no Estado, defendendo propostas como a criação dos conselhos estadual e municipais de comunicação; o acesso à informação da administração pública; a criação do fundo estadual de Comunicação; e dotação orçamentária destinada aos conselhos estadual e municipais.

Na etapa estadual, os participantes devem votar as propostas que os 53 delegados do movimento social defenderão na Conferência Nacional de Comunicação, que será realizada nos dias 14,15 e 16 de dezembro, em Brasília.

O total de 448 vagas é dividido entre os segmentos da sociedade, conforme normas pré-estabelecidas pelas organizações das Conferências Estadual e Nacional.

Para fazer a inscrição, o interessado deve acessar www.proconferenciamg.wordpress.com


Fontes: Articulação PT Minas e Agência Minas.

quinta-feira

Vereador Paulino Abranches participa da fase estadual da Conae em BH

Vereador e professor das rede públicas e particular de ensino, Paulino dá sua efetiva contribuição para a melhoria da educação no País. Entre suas propostas, a de que a primeira graduação dos professores seja obrigatoriamente presencial.



Entre os dias 8 e 13 de novembro, o vereador Paulino Abranches participa, em Belo Horizonte da fase estadual da Conae - Conferência Nacional de Educação. A delegação de Itajubá compõe-se de 17 profissionais da área, escolhidos por votação interna entre os participantes das etapas anteriores do evento em nossa macrorregião. São esperadas em BH cerca de 1.200 pessoas, que darão continuidade à discussão e votação de teses a serem levadas à Brasília em abril de 2010.

Da pauta dos debates em Belo Horizonte, fazem parte duas proposições feitas pelo vereador e já aprovadas nas etapas precedentes: uma propõe a destinação de 6% de toda riqueza produzida pelas explorações do pré-sal para a educação pública no País. E a outra, mais polêmica, propõe que o MEC regulamente que a primeira licenciatura dos profissionais de educação seja cursada, obrigatoriamente, de forma presencial. Desta forma, a educação à distância (EaD) seria aceita apenas para a complementação da formação dos professores, ou seja, da segunda licenciatura em diante, salvo em casos de profissionais moradores em áreas remotas, com comprovada dificuldade de acesso à educação formal.

Abranches justifica seu ponto de vista ao lembrar que para se formar um bom professor, é necessário muito mais do que formação teórica, mas uma ampla vivência de administração do espaço escolar: 'Esta práxis, infelizmente, a educação à distância não proporciona. Apenas a convivência no dia a dia de uma escola traz. É importante que o MEC reconheça as especificidades de cada modalidade de ensino para que tenhamos educadores cada vez mais qualificados' - declara o vereador.


Fonte: Assessoria de Comunicação.

terça-feira

Depoimento de Peterson Santos no Diário de Universitário

Amigos,
Compartilho com vocês a postagem mais recente da seção Diário de Universítário, do expressivo site Vestibular Brasil Escola. Parabéns, Peterson, pela decisão vitoriosa de correr atrás de seus sonhos!
Paulino Abranches.


Meu Nome é Peterson Santos Duarte, graduando em Ciência da Computação na Universidade Federal de Itajubá, Minas Gerais. Faço parte de uma das equipes finalistas do concurso Arena Info 2009, na área de tecnologia da informação e gostaria de compartilhar um pouco da minha experiência antes de ingressar na universidade.

A maioria dos estudantes saem do ensino médio sem base sólida para ingressar em uma instituição de ensino superior e precisam recorrer a um cursinho pré-vestibular para suprir essa carência. O meu caso não foi diferente.

Então, como tinha o sonho de cursar uma universidade e residindo em uma cidade que possui uma das melhores universidades federais do brasil, resolvi “correr atrás” do prejuizo.

Foi quando me apresentaram ao curso pré-vestibular comunitário Prevest.com. Me impressionei ao saber que o cursinho era ministrado em sua maioria por professores da própria UNIFEI e outros colaboradores, que faziam e fazem esse trabalho de forma voluntária.

Minha passagem pelo Prevest foi de grande importância pois proporcionou acumular conhecimento e ter condições de ingressar na universidade.

Em 2007, meu sonho se realizou. Ingressei na Unifei, onde curso atualmente o 6º período de Ciência da Computação e só tenho a agradecer a todos que me auxiliaram a alcançar esse objetivo. Primeiramente a Deus e a minha família que sempre me apoiou e depois ao Prevest que foi parte muito importante nessa caminhada. Aos professores e colaboradores do cursinho ficam os meus agradecimentos e a certeza de que o trabalho bem feito é sempre recompensado.

Agradeço também aos colegas da equipe Sigea, Renato Fabbri Aumiller João Rafael da Silva dos Santos e Douglas Antonio Bernardes que contribuíram para esse momento, de chegar à final de um concurso tão siginificativo. O mérito é de vocês.

A Universidade Federal de Itajubá é referência não só para estudantes do sul de minas, mas também para muitos outros estudantes oriundos de outros Estados brasileiros. Isso porque quem se forma na UNIFEI é diferenciado e encontra muitas oportunidades no mercado de trabalho.

A universidade conta com dois campi, o primeiro em Itajubá e um inaugurado recentemente na cidade de Itabira. Em conjunto, são 17 cursos presenciais e mais nove são previstos para 2010.

Os professores são, na sua maioria, doutores cujo grau de capacitação para ministrar as aulas é excelente. Temos aulas teóricas que nos dão base de cálculo e capacidade de raciocínio lógico e aulas práticas nos vários laboratórios espalhados pelo instituto de ciências exatas, unidade acadêmica da qual faz parte o curso de Ciência da Computação, que foi a minha escolha.

Para os alunos, são disponibilizados vários grupos de desenvolvimento, estimulando a atividade empreendedora e simulando o futuro mercado de trabalho. São os casos do Cacomp, Unifei Júnior, plataformas de pré-incubação de empresas e muitas outras opções para o aluno interessado em fazer a diferença.

O Cacomp, Centro Acadêmico da Computação, é a união dos cursos de Engenharia e Ciência da Computação e que trabalha com projetos para a fortificação e reconhecimento dos cursos.

A Unifei Júnior tem a missão de ser uma ferramenta capaz de proporcionar situações reais para que o aluno aprenda, aplique e desenvolva habilidades valorizando sua formação acadêmica, além de estabelecer uma parceria entre a sociedade e a empresa.

Já as plataformas de pré-incubação de empresas são formadas por grupos de professores e profissionais que auxiliam no desenvolvimento e viabilização de ideias para produtos ou serviços. Posso citar meu próprio envolvimento com o programa, pois participo no desenvolvimento de um produto com fins de comercialização em nível nacional.

Esses são somente alguns exemplos da gama de oportunidades oferecidas pela universidade. Então, posso dizer que a Universidade concede "ferramentas para quem quiser trabalhar". Cabe ao aluno mostrar-se interessado em valorizar a sua formação acadêmica e ter reconhecimento.

Abraços a todos e espero ter contribuído de alguma forma para incentivar alunos que queiram ingressar em uma instituição de ensino superior e se deparam com dificuldades. Nunca desistam. O sucesso pode estar à sua espera. Basta dar o primeiro passo.
_____________________________


* publicado em outubro de 2009


O cursinho comunitário Prevest.com, que funciona na Escola Estadual Silvério Sanches, em Itajubá,  foi tema de reportagem da EPTV em setembro deste ano.







Assista a reportagem completa no Youtube clicando aqui.


quinta-feira

Ato em apoio à candidatura Gleber amanhã em Pouso Alegre

Atenção, amigos!


Divulguem aos seus contatos: o companheiro Agnaldo Perugini, Prefeito de Pouso Alegre recebe, amanhã, o Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, junto ao Deputado Federal Odair Cunha e demais lideranças regionais num ato em apoio à candidatura Gleber para presidente estadual do PT.

Vamos marcar presença e divulgar entre nossos contatos!


terça-feira

Deputado Federal Odair Cunha prestigiou a aula inaugural do ProJovem Urbano em Itajubá

"Há muito a ser feito. Se conseguirmos que os municípios complementem as ações gerais que o Governo Federal vem implementando, com políticas públicas locais, daremos um grande salto para responder às demandas que a juventude brasileira reclama." (Odair Cunha)


Ao prestigiar a aula inaugural do ProJovem Urbano na noite de segunda-feira, 19, o deputado federal Odair Cunha agradeceu o convite da prefeitura de Itajubá e começou sua palestra falando sobre a importância do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o ProJovem Urbano, na cidade. 'Há muito a ser feito. Se conseguirmos que os municípios complementem as ações gerais que o Governo Federal vem implementando, com políticas públicas locais, daremos um grande salto para responder às demandas que a juventude brasileira reclama', disse. A aula aconteceu no salão do Itajubá Tênis Clube e contou com a presença do prefeito Jorge Mouallem e mais de 400 jovens.

A Prefeitura Municipal de Itajubá comemora a meta alcançada para a implantação do ProJovem Urbano. O Programa é oferecido por meio de uma parceria entre os governos Municipal, Estadual e Federal. No total foram efetuadas 398 matrículas, sendo que o mínimo de inscrições necessárias eram de 350. Com este número, está garantida a execução do curso durante 18 meses na cidade.

O Programa oferecerá aos jovens itajubenses alfabetizados, com idade entre 18 e 29 anos, a oportunidade de conclusão do ensino fundamental, além de formações profissionalizantes e ocupacionais. O aluno matriculado que obtiver, no mínimo, 75% de frequência, ganhará ainda um auxílio no valor de R$100,00 mensais, além de material didático-pedagógico e lanche.

Itajubá será beneficiada com dois núcleos, um para atender a demanda de toda a cidade, localizado na Escola Municipal Teodomiro Santiago, e outro que será implantado na Escola Municipal Francisco Pereira Coutinho (CAIC), especificamente para atender o bairro Novo Horizonte e adjacências. Cada núcleo disponibilizará 200 vagas, totalizando 400 para toda a cidade.

"Nossa adesão ao ProJovem não gera custo nenhum para a Prefeitura. Nossa contrapartida será disponibilizar as duas escolas municipais, em período noturno, para a realização das aulas", acrescentou o Secretário Interino de Educação, Rafael Pereira.

Para o assessor parlamentar do Deputado Odair, Ulysses Gomes, que vem atuando como um importante elemento de ligação entre a capital federal e a Prefeitura de Itajubá, é uma grande vitória para o seu município complementar a educação de centenas de jovens. “Esta vitória é fruto de todo um trabalho integrado às metas do governo federal que toda equipe do governo Dr. Jorge, e em especial o Secretário de Educação Rafael Pereira, vêm realizando” - declarou Ulysses, ao final do evento.



Fonte: Assessoria de Comunicação

quinta-feira

Valorizar quem ensina

Educação é tema obrigatório em todo discurso político, é palavra benquista em todo lugar.


Na vida prática, se o sujeito não divide a última fatia do bolo, é um 'esfomeado sem-educação'. Se não cede lugar no ônibus para a idosa, é um mal-educado.

Para nós, os professores, que tiramos nosso sustento do afã de transmitir a educação formal, aquela sistematizada, que ensina a analisar e questionar a realidade, que constrói profissionais, tanto quanto, por consequência, esta do dia a dia, da cotidianidade, do aprender a sermos seres humanos melhores através da convivência, para nós, este quinze de outubro é data de reflexão.

Somos peças fundamentais no processo educativo, somos pessoas que se dedicam a sistematizar o saber e que não temem por se 'gastar' na relação com o outro.

E é exatamente assim que nos sentimos hoje: Usados, gastos numa relação desigual na qual governo e sociedade depositam suas mais preciosas expectativas sobre esta classe, mas não oferecem subsídios suficientes para que o melhor de cada um possa desabrochar.

Nosso mês de trabalho é avaliado em média em R$ 550,00 na Rede Estadual de Minas Gerais. Este é o nosso piso salarial. É a equivalência em números de uma atividade vital para a construção de um País.

Parabéns, educadores, por continuar lutando!
 

 
 
 
 
Do companheiro de luta,

Vereador Paulino Abranches.

quarta-feira

Absurdos da politica e mundo digital: Vereador de Itajubá é punido por usar twitter

Olá, amigos!

A notícia está sendo bastante comentada em vários blogs e jornais, retwittada e tenho recebido apoio de várias partes do Brasil devido à repercussão que o episódio vem tendo. Para quem não sabe da censura que recebemos na última sessão da Câmara, recomendo que assistam à boa reportagem exibida pela equipe da Rede Globo em http://eptv.globo.com/emc/VID,0,1,5801;4,vereador+punido.aspx  e reflitam comigo:


Que a velocidade das novas ferramentas da Internet influi nos cenários da política nacional é fato sabido. Hoje, o fenômeno twitter, por sua agilidade e espontaneidade, têm entre seus adeptos governadores, senadores, deputados, e... por que não? Vereadores da tradicional região sul de Minas Gerais.
Pois não é que, em 8 de outubro, recebemos punição de nossos pares por ter manifesto  opinião no twitter acerca do arquivamento da chamada CPI do Lote, instaurada na Câmara Municipal de Itajubá em janeiro deste ano e da qual  eu era relator?

As curtas postagens, característica fundamental do blog, datam do mês de junho. Nelas, refiro-me àqueles vereadores que votaram pela não punição dos acusados na CPI como “pizzaiolos”. Ao tomar ciência do fato apenas em setembro (!), os políticos citados apresentaram reações de indignação e solicitaram ao Departamento Jurídico da Câmara Municipal o parecer legal para impetrar a punição, alegando que o decoro parlamentar havia sido ferido.

Mas interessante mesmo é a argumentação do Diretor do Departamento Jurídico da casa parlamentar, que anuiu ao pedido, alegando que “o blog do vereador ultrapassa os limites da circunscrição do município, o que nos leva a entender que houve ofensa...” Estaria a manifestação do livre pensamento na Internet ameaçada de proibição aos vereadores, tal como acontece a cidadãos comuns nas retrógradas ditaduras atuais?

Ora, é característica essencial dos parlamentares a prerrogativa da inviolabilidade de suas opiniões, palavras e votos, respaldado pela Constituição Federal em seu artigo 29, inciso VIII. Afinal, ao calar a voz daqueles quem têm por obrigação elaborar e fiscalizar o cumprimento das leis, os princípios democráticos se esvaem.

Para mim, a censura soa como um atentado à democracia: “Entendo a irritação dos vereadores que citei no twitter porque sei que a toda ação corresponde uma reação. Entendo que eles teriam o direito de resposta, isto seria um processo natural. Mas uma punição institucional neste nível chega a ter um cunho fascista e antidemocrático, não condizente com a evolução da democracia no Brasil”.

Saiba mais sobre a CPI do Lote: http://www.transparenciaitajuba.org.br/pages/noticias1.php#78

Veja a matéria do Jornal Estado de Minas: http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_3/2009/10/13/em_noticia_interna,id_sessao=3&id_noticia=131534/em_noticia_interna.shtml

Siga o vereador censurado no Twitter: www.twitter.com/paulinoabranche


Assessoria de Comunicação

Convite Festival da Canção

“Incentivar manifestações culturais é fundamental.
Ali, abrem-se espaços para possibilidades de diálogo, de pluralidade de ideias e, principalmente, para o fortalecimento da amizade. Tudo isso é educação e cidadania”.



Amigos,




Ao apoiar a iniciativa da realização do 1º Festival da Canção da Oficina da Música, o mandato cidadão do vereador Paulino Abranches convida todos a prestigiar este evento.

Será no dia 31 de outubro, sábado, às 15h00, no Anfiteatro Albert Sabin (Faculdade de Medicina).

Saiba mais detalhes sobre o Festival em http://www.aoficinadamusica.com.br











sábado

Congresso em Foco: Jornalistas apontam bancada do PT como a de maior prestígio


A bancada de deputados federais do PT na Câmara voltou a mostrar prestígio. Eleição realizada pelo site Congresso em Foco entre os 176 jornalistas de 49 veículos de comunicação que fazem a cobertura do noticiário no Legislativo revelou que os petistas são os parlamentares mais bem avaliados pelos repórteres e colunistas.

"Considerando o total de votos computados, o PT emerge da pesquisa como a legenda com a atuação parlamentar mais bem avaliada pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional", afirma o site.

A eleição mostrou que 26,8 % dos parlamentares da bancada petista na Câmara estão com excelente avaliação. Foram 164 votos dados aos deputados do PT. Os senadores petistas também foram bem avaliados e obtiveram 17,8% dos votos dos jornalistas. Os jornalistas, no levantamento, poderiam votar em mais de um parlamentar.

"A esquerda e a centro-esquerda tiveram 67 (34,71%) de seus 193 congressistas citados pelos jornalistas; os partidos conservadores - de direita ou centro-direita - receberam citações para 28 (13,79%) de seus 203 representantes no Congresso citados; e os partidos de centro tiveram 48 (25,94%) dos 185 nomes no Parlamento citados", diz o site. Com base na lista escolhida pelos jornalistas, os internautas poderão votar nos parlamentares de sua preferência. Participe da votação pela internet no site congressoemfoco.com.br.

Segunda maior bancada da Câmara, com 79 deputados, atrás apenas do PMDB, o PT também foi considerado pelo levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) a bancada com maior prestígio no Congresso, com 19 parlamentares escolhidos.



Fonte: http://www.pt.org.br/portalpt/index.php?option=com_content&task=view&id=82709&Itemid=195

Golpista hondurenho desmente mídia brasileira

Amigos, importante é avaliar as notícias com lucidez. Por isso compartilho com vocês as informações abaixo:
Paulino Abranches.


A declaração de ontem do autodenominado presidente interino de Honduras, o golpista Roberto Micheletti, ao jornal argentino “Clarin”, desmoraliza a cobertura da “crise em Honduras” realizada por alguns dos principais órgãos de imprensa do Brasil. Foi o próprio golpista hondurenho quem declarou: “Tiramos Zelaya por seu esquerdismo e corrupção. Ele foi presidente, liberal, como eu. Mas se tornou amigo de Chavez, Correa e Evo Morales”. Segundo Micheletti, o presidente eleito, Manoel Zelaya, preocupou as autoridades hondurenhas, pois “se tornou esquerdista” e convidou “comunistas” para seu governo. Estes foram os motivos do golpe segundo seu principal artífice.

A esmagadora maioria das matérias veiculadas nos jornais impressos e telejornais brasileiros iniciam ou terminam seus textos com ressalvas do tipo: “o presidente deposto, Manuel Zelaya, que pretendia alterar a Constituição para se manter no poder” ou “Manuel Zelaya deposto após tentar aprovar sua reeleição”. A informação, repetida mil vezes por aqui, era que Zelaya queria aprovar sua reeleição, contrariando a constituição, e, por isso, havia sido derrubado. Esqueceram-se, apenas, de combinar o discurso com o golpista Micheletti.

Muita gente bem intencionada preferiu reproduzir o mantra oficial, ao invés de proceder a averiguação dos fatos. Digna exceção foi o experiente jornalista Mauro Santayana que nos alertou, em artigo publicado no Jornal do Brasil, para o fato de que Zelaya não propunha a aprovação de sua reeleição, mas sim uma consulta à população sobre reforma constitucional. Ainda que tivesse em seus planos aprovar a reeleição naquele país, já não haveria tempo de o próprio Zelaya beneficiar-se da mesma. O artigo de Santayana está disponível emhttp://www.cut.org.br/content/view/16873/170/

Desde o início da “crise em Honduras”, a cobertura da mídia brasileira procura omitir informações e distorcer fatos com o claro objetivo de relativizar o golpe naquele país. A começar pelo sutil eufemismo com que os jornais anunciam suas matérias. As “cartolas” dos grandes jornais (aquele titulozinho que fica acima das matérias) falam de “crise em Honduras”, quando deveriam estampar “golpe em Honduras”, pois é disto que se trata.

Os ataques à posição do governo brasileiro frente ao golpe, buscam disfarçar a evidente concordância de parte dos escribas da direita brasileira com os golpistas. Frente a um presidente que pretende “perpertuar-se” no poder, o recurso ao golpe de Estado é algo perfeitamente válido para alguns articulistas da grande imprensa. Naturalmente, o mesmo ardil não seria válido nos casos de Álvaro Uribe, que tenta aprovar, este sim, sua própria reeleição, ou do próprio FHC, que o fez com apoio da grande mídia.

A relação instrumental de parte da grande mídia com a democracia é algo, no mínimo, preocupante. Em um país recentemente governado por um regime de exceção – que ainda caminha para uma efetiva reconciliação com seu passado – a complacência de órgãos de imprensa com um golpe de estado não pode ser aceita passivamente pelas forças democráticas. Ainda mais se somarmos este fato à postura da grande mídia frente ao tema da punição dos torturadores do regime militar. O que está em jogo é o futuro da questão democrática no Brasil. E, infelizmente, não há grandes indícios de que a democracia e o respeito à soberania do voto popular sejam temas universais em nosso país.



Vinícius Wu é assessor especial do ministro da Justiça

Publicado originalmente em www.leituraglobal.com

Vereador Paulino e Instituto Góia presente na abertura da FRICI 2009

O Vereador Paulino Abranches prestigiou, em 1º de outubro, a abertura da Feira Regional, Industrial, Comercial e de Turismo de Itajubá.


Em sua décima edição, o evento, realizado por iniciativa dos empresários locais, teve significativa participação da Prefeitura em sua realização.
Dentre as  autoridades presentes ao evento, o Deputado Federal Odair Cunha se fez representar por seu assessor Ulysses Gomes. Ulysses é presidente do Instituto Góia, ONG que mantém, entre outros programas, o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itajubá, CEDEDCAI.
O CEDEDCAI é um programa criado em Itajubá e pioneiro na região na promoção e garantia de direitos de adolescentes em situação de risco social.

Abaixo, Ulysses e Mirian Cury (à dir) presidente do CEDEDCAI ,
com técnicos e adolescentes assistidos durante a FRICI

Numa iniciativa sem precedentes, neste ano o programa se faz presente, logo na entrada da FRICI, com um estande colorido e dinâmico, onde todo o seu pessoal está voltado acolher e apresentar ao público os trabalhos realizados na entidade. A montagem do estande teve o apoio de vários parceiros, inclusive do Vereador Paulino.
 "A presença do Instituto Góia aqui liga-se à importância dos projetos sociais que o Instituto desenvolve na cidade de Itajubá. Nesta relação, é de extrema importância o meio empresarial entender, para posteriormente apoiar os projetos existentes. E que, assim,  possamos garantir uma segurança na promoção de jovens que precisam de  oportunidades" - declarou o Vereador Paulino na ocasião.

Panorâmica da FRICI

sexta-feira

Campanha Ficha Limpa ganha fôlego na Câmara com o apoio de Odair Cunha -PT


Deputado Odair Cunha assina o Projeto de Lei de iniciativa popular que impede candidatura de quem estiver em dívida com a justiça.









"Convocamos a todos para que, através do Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a vida pregressa dos candidatos (Projeto Ficha Limpa), da Reforma Política e outras mobilizações, possamos garantir eleições regidas pela ética em 2010."



Campanha Ficha Limpa ganha fôlego na Câmara



O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer recebeu, no final de setembro, de representantes da sociedade civil mais de 1 milhão e 300 mil assinaturas em apoio ao Projeto de Lei (PL) de iniciativa popular contra a candidatura de políticos em débito com a Justiça. O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Dimas e o deputado federal e Terceiro-Secretário Odair Cunha, membros da mesa diretora da Casa e parlamentares que apoiam a campanha Ficha Limpa participaram da solenidade no Salão Verde.



“Toda participação da população nos processos legislativos é bem vinda. Reafirma a democracia e dá legitimidade àqueles que apoiam o PL. O fato da CNBB estar envolvida torna o movimento ainda mais forte.”, afirmou Odair Cunha. O deputado federal apoia a iniciativa da Frente Parlamentar Contra a Corrupção e acabou de assinar a autoria do PL juntamente com outros parlamentares.



A Campanha Ficha Limpa foi lançada em abril de 2008 com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país. Para isso, foi elaborado um Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos que pretende tornar mais rígidos os critérios de inelegibilidades, ou seja, de quem não pode se candidatar. O PL de iniciativa popular precisa ser votado e aprovado no Congresso Nacional para se tornar lei e passar a valer em todas as eleições brasileiras. Para isso, era preciso que 1% do eleitorado brasileiro assinasse esse Projeto, o equivalente a um milhão e trezentas mil assinaturas.



Fonte: Assessoria de Comunicação.

quinta-feira

João Luiz Gonçalves Filho: uma vida de arte e democracia

28 de setembro foi o dia escolhido pela Câmara Municipal para a entrega de títulos de cidadão honorário, evento que integrou a programação da Semana de Emancipação Política do Município de Itajubá.
A cerimônia foi bastante concorrida. Emocionado pelo merecido reconhecimento, o artista plástico João Luiz Gonçalves Filho foi contemplado com o título por iniciativa do vereador Paulino Abranches.
Com o gesto, Paulino traz a público a bela e forte história de vida deste cidadão, vida totalmente comprometida com os ideais democráticos e de tornar o mundo mais bonito através da arte.


Vereador Paulino com o homenageado







Veja aqui a  íntegra da justificativa do título, formulada pelo Vereador Paulino:






                                            JUSTIFICATIVA

O presente Projeto de Decreto Legislativo propõe a concessão do Título de Cidadão Honorário de Itajubá ao Sr. João Luiz Gonçalves Filho. Esta honraria, concedido por esta Casa Legislativa, tem farta razão de ser à medida que contempla pessoas que mesmo não sendo natural daqui contribuem de forma significativa para o crescimento, desenvolvimento e reconhecimento de Itajubá no cenário regional e nacional.


Filho do Sr. João Luiz Gonçalves e Sra. Luciana Pereira Gonçalves, Sr. João Luiz Gonçalves Filho, natural de Lambari – MG esteve presente nos movimentos culturais de nossa cidade deixando marca na vida cultural de nossa gente, principalmente de estudantes que também lutavam por melhores condições políticas de nosso país. Nas décadas de setenta e oitenta este artista plástico, além do trabalho em suas lindas telas, também foi um ativo militante contra a Ditadura Militar. Em sua residência reunia jovens estudantes que se organizavam em Diretórios Acadêmicos, ainda proibidos pelo governo militar, mas que não desanimava na busca da tão sonhada democracia. Seus quadros estiveram presentes nos mais variados salões de Arte do país, sendo premiado em diversas exposições. Como cenógrafo, participou de espetáculos de Teatro, Música e Dança que marcou uma época de muita atividade artística de nossa cidade. João Luiz Gonçalves tornou-se uma referência no meio artístico e intelectual, quando por iniciativa própria foi vanguarda em Cine Clubes, Noites Alternativas de Artes e em Bares Culturais. Em diversos espetáculos do GRUPO TEATRAL LAMA, CORAL DA FEPI e CORAL DA UNIFEI seus painéis completaram a arte itajubense em um espetáculo de requinte. Entre suas mais valiosas criações esta presente o Espaço Cultural Luís Teixeira que garante a presença constante de exposições de quadros de artistas Itajubenses.

Por todo o exposto e pelo seu currículum de tamanha envergadura e de significado para nossa cidade, proponho aos colegas Vereadores que façamos justiça aos destacados trabalhos que o Sr. João Luiz Gonçalves Filho desenvolveu em Itajubá, concedendo-lhe o reconhecimento e transformando-o em CIDADÃO ITAJUBENSE.


PAULINO SALES ABRANCHES

VEREADOR
   
 Sr. João Luiz,ao lado de familiares, exibe o diploma recebido.


quarta-feira

Prestigiem projeto de alunos de Itajubá votando no concurso ARENA INFO 2009


Amigos,



Valorizar o que é bom é essencial.
É com alegria e entusiasmo que convido vocês a prestigiarem um projeto de um ex-aluno do nosso cursinho comunitário Prevest.com* e atual acadêmico da Unifei, onde cursa o 6º período de Ciências da Computação, Peterson Santos Duarte.
A equipe do Peterson teve um projeto escolhido para a etapa final do concurso Arena INFO, na categoria Aplicativos Online.
Eles concorrem com o SIGEA (Sistema Integrado de Gestão de Escritório de Advocacia), que é um software para auxiliar os profissionais de Direito a administrar seus escritórios, permitindo acompanhar os processos online,e tem outras funcionalidades. Os alunos envolvidos neste projeto são, além do Peterson, são o Renato Fabbri Aumiller, o Douglas Antonio Bernardes e o João Rafael da Silva dos Santos. Todos da Universidade Federal de Itajubá.
O concurso tem alcance nacional e é promovido pela revista INFO, da Ed. Abril.
A votação será encerrada amanhã, dia 17/09, às 17 horas.
Convido todos os amigos a prestigiar o projeto criado por eles, votando no SIGEA. Para conhecer melhor o sistema: www.sigea.com.br
O link para a votação é: http://info.abril.com.br/arena/votacao
___________________________________
O que é o Prevest.com?
É um curso pré-vestibular comunitário, criado há 9 anos, com a finalidade de dar oportunidade de acesso ao ensino superior àqueles que não têm acesso aos cursinhos convencionais.
Somos responsáveis diretos pelo Prevest, junto aos professores Newton Figueiredo e Sebastião Fernandes, da Unifei.
O Prevest.com funciona na Escola Estadual Silvério Sanches, no bairro Vila Rubens, e seus resultados têm sido cada vez mais expressivos. Para funcionar, contamos com a disponibilidade da comunidade escolar do bairro, com o voluntariado de monitores competentes e com a garra e a vontade de vencer de muitos alunos, a exemplo do Peterson Duarte, hoje acadêmico da Unifei, e de tantos outros que hoje estão em boas universidades por todo o País.
É possível acreditar na vitória daqueles que se dispõem a caminhar rumo a uma sociedade mais justa e solidária.
Abraços a todos.
Paulino Abranches.

quinta-feira

Independência de Pensamento

Amigos,
Acredito que o conceito de Pátria se constrói a cada dia pela participação (ou também pela omissão) de cada um de nós. Homens temerosos ou cerceados de dizer o que pensam não podem colaborar de maneira efetiva para a transformação social.
E hoje, como cidadão, como professor e parlamentar, exerço com maturidade o papel ao qual me proponho: estudar, conceituar, questionar, debater, construir novos parâmetros para a evolução política de nossa cidade. De forma totalmente independente, e totalmente comprometida com princípios e valores éticos e morais.

Durante a última semana, coincidentemente a semana em que comemoramos a independência, alguns integrantes da Câmara Municipal protestaram, durante minha ausência, contra uma manifestação que fiz numa mídia atualíssima e democrática, o twitter, sobre a atuação deles nesta casa legislativa.

O twitter confere agilidade, pois ali podem ser colocadas breves opiniões, além de possuir uma dimensão horizontal muito bem vinda na mídia atual, longe do tom oficialesco de algumas noticias. E, se bem utilizado, pode ser um instrumento robusto para a comunicação direta.

Mas a palavra muito pode incomodar ao trazer em seu bojo a centelha da verdade: minha opinião, expressa em apenas cento e quarenta caracteres, levou à insatisfação algumas pessoas que pensam que o vereador não deve se expressar, formar opinião de uma maneira mais ampla, utilizando-se, com responsabilidade e competência, de toda forma disponível para se comunicar com as pessoas.

Em uma postagem em meu twitter, externei minha insatisfação com o resultado da CPI do terreno, instaurada nesta casa nos primeiros meses de nossa atuação.

Como relator da CPI, após exaustivo trabalho, me dei conta de que nenhuma, absolutamente nenhuma providência seria tomada, mesmo com tantos indícios de crime exigindo nossa atuação punitiva.

Mas nada foi feito.

Que se espera então? Que eu me cale? A exigência e a fidelidade aos valores nos quais acredito falam mais alto. E se eu me calasse agora, morreria, pois minha vida, minha história e as pessoas que eu represento esperam isto de mim: que eu não me cale, mas que denuncie, que exerça meu papel com integridade e ousadia.

Com a licença dos incomodados, continuarei pensando e manifestando meu pensamento, garantido pelo Estado democrático de direito em que vivemos, fruto de luta histórica e em permanente construção.

Continuarei contribuindo para que todos os cidadãos também o possam fazer, ainda que eu não concorde com o ponto de vista de todos, em todo o tempo, pois é exatamente a diversidade que garante a riqueza do tecido social, ou como já expressou o famoso dramaturgo carioca em outras palavras: “Toda unanimidade é burra”.

Para exercitarmos a inteligência e abrirmos espaço para o debate, convido a todos que me ouvem para comentar as noticias do mandato popular Paulino Abranches em meu blog: paulinoabranches.blogspot.com e seguir-me no twitter: @paulinoabranche (sem o s).
Muito obrigado.

Paulino Abranches
Vereador

Porque você precisa saber!

Mandato cidadão

Vereador
Paulino Abranches-PT

Amigo (a), no útimo mês de julho, nosso mandato foi o único que promoveu uma prestação de contas de nossa atuação nestes 7 meses. O evento,naturalmente, foi aberto ao público. Respondemos perguntas, anotamos sugestões e nos sentimos fortalecidos, pois temos ciência da pluralidade de nossa missão. Mas temos certeza de que isto não basta.


Percebemos que é essencial a abertura de um canal de comunicação periódico, semanal, para que você fiscalize e acompanhe as propostas de trabalho, as indicações do vereador, as prestações de contas e, assim,contribua para um mandato coletivo e construído a muitas mãos. Por isso estamos aqui.


Suas críticas e sugestões serão muito bem vindas. Participe!

Indicações

Recentemente, indicamos ao Executivo a necessidade de providências urgentes junto à secretaria Municipal Educação, para a reforma da Escola Municipal Teodomiro Santiago, principalmente na parte do telhado e anfiteatro.

Aquele prédio, que faz parte da infância de tantos de nós, tem abrigado também relevantes eventos da comunidade e deve ser usufruído por toda comunidade. Merece uma reforma de qualidade, que proporcione condições dignas de estudo e lazer a todos.


Atentos à causa dos educadores e do que significa para a sociedade a educação de qualidade, propusemos ao Executivo uma alteração no calendário do Curso de Formação dos Profissionais da Educação do Município. O curso, que atualmente é realizado durante o recesso escolar de julho, passaria a ser feito em janeiro.

Indicamos, também, ao Executivo, a necessidade urgente de limpeza no Ribeirão da Água Preta. A medida visa evitar problemas como alagamentos, acúmulos de lixo e proliferação de insetos que prejudicam a qualidade de vida da população.


Na última semana, participamos da etapa regional da Conferência Nacional de Educação (Conae 2010), em Pouso Alegre. Diante de 400 trabalhadores em educação de nossa macrorregião, presentes no encontro, fomos selecionados entre os 57 delegados que estarão na próxima fase da Conae, em novembro, em Belo Horizonte. Acreditamos que a participação social é uma conquista,e por isso, valorizamos estes espaços de negociação para avançarmos rumo a uma educação ainda melhor.


Aguardo sua participação. Entre em contato. Nosso mandato é coletivo!

Paulino Abranches.